terça-feira, 12 de outubro de 2010

Comer carne de porco atrapalha a cicatrização do piercing?

Qualquer pessoa que tenha colocado um piercing em seu corpo, saiu do estúdio com a recomendação expressa de evitar comer carne de porco, amendoim, chocolate, e outros alimentos ditos "remosos" ou "reimosos", para que a cicatrização ocorra sem problemas, sem infeccionar ou formar quelóides. Será verdade?

E o que são os "alimentos reimosos"? Nem todo mundo conhece o termo "reimoso". Fiz uma rápida pesquisa entre colegas de trabalho e familiares, e cheguei à conclusão que esta é uma crença predominantemente nordestina, e bastante difundida entre os estúdios de piercing e tatuagens. Eu, que sou de São Paulo, só ouvi este termo com 30 anos de idade. Meus colegas que nasceram e foram criados aqui, e no Sul do país, tampouco conheciam este termo. Mas os de origem nordestina não só conheciam bem o termo como  evitavam comer estes alimentos.

Procurei seu significado na internet onde, entre diversas explicações, encontrei que reimoso, segundo a cultura popular brasileira, é a denominação dada a alguns alimentos que "fazem mal" aos doentes. Na Wikipedia, há um artigo que diz que o termo alimento reimoso “deriva de uma expressão antiga, ligada à sabedoria popular. Ainda bastante utilizado no Nordeste brasileiro, o termo define alimentos que podem provocar inflamação na pele por reação alérgica. Também chamados de ‘alimentos carregados’, o que os reimosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e gordura animal. ‘O que o povo chama de reima pode ser considerado um alergênico, que provoca reações em determinadas pessoas: coceira, diarréia e até intoxicações mais sérias em pacientes alérgicos’, afirma Maria Lúcia Barreto Sá, nutricionista da Universidade Estadual do Ceará. Quer dizer, alimentos reimosos não fazem mal a qualquer pessoa, e sim aos predispostos a terem reações alérgicas, ao contrário do que crê a sabedoria popular”.

Como eu não costumo acreditar em coisas sem alguma explicação razoável, resolvi pesquisar sobre isso. Não encontrei na literatura científica médica nada que relacionasse o consumo de determinados tipos de alimentos com a piora de qualquer cicatrização. Apenas a falta de determinados nutrientes seria capaz disso, mas não o consumo de alguns alimentos. Encontrei um artigo sobre o assunto no Blog “Mitos de Saúde”, onde há uma discussão interessante entre os visitantes e o autor.

Claro que sempre iremos ouvir alguém lamentando que comeu carne de porco após colocar um piercing, e o local inflamou, infeccionou... O mais provável é que estas reações ocorreriam seja lá qual fosse a alimentação utilizada. Mas o indivíduo certamente vai culpar o pobre suíno...
Agora, caso a pessoa realmente acredite nisso, pode ser que o problema ocorra graças ao fator psicológico (efeito placebo).

Conclusão, se você sabe que não tem alergia a carne de porco, chocolate, amendoim, camarão, etc, pode comê-los sem medo, mesmo que tenha acabado de colocar um piercing!

19 comentários:

  1. Coitadinho do porquinho! Bom não comi nada que me provocasse alergia tudo dentro dos normais! O problema é que nasceu aquela maldita bolinha e não sei o que faço... Amo o piercing mas tá HORRIVEL! Poderia me ajudar? Caso tu entendas até tiro uma foto pra ti me auxiliar... Quanto ao médico já marquei e vai demorar, gostaria de saber se devo tirar e tal o que fazer... Obrigadinha... Meu e-mail para contato é: francine.jp@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito boa! Esse povo fala umas coisas e quando vc questiona o porque, não sabe falar. Aí não dá, né? Sem explicação, simplesmente, não dá. Acabei de por um piercing e vou comer tudo que eu quiser.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, tô cansado de ver gente burra repetindo por aí q carne de porco é remosa!

    ResponderExcluir
  4. Embora eu não possa provar, tenho certeza de que trata-se apenas de um mito passado de geração a geração, não sou do Nordeste, mas sempre ouvi esta recomendação das minhas avós, tias e "comadres", tenho um irmão médico que não acredita embora alguns médicos ainda teimem em desaconcelhar o consumo, mas a veradade é que muitos mitos estão caindo graças às pesquisas cintíficas (o ovo recentemente deixou de ser vilão, o café também)quando eu era criança eu ouvia dizer que manga com leite era um perigo (virou até letra de música do Juca Chaves) depois de adulto descobri uma casa que fazia batida de manga com pinga e leite condensado, só ai descobri que manga com leite não faz mal, respeito a cultura popular, seja regional ou não, mas não gosto destes mitos que muitas vezes pode inclusive prejudicar a nutrição de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Fantástico post! Escutei isto do barbeiro ontem e fiquei intrigado sobre a relação do porco com a cicatrização do meu furo na orelha.

    ResponderExcluir
  6. Queridos, se a pessoa NÃO SABE se é alérgica, não é melhor evitá-lo? Para que se sujeitar a esta desagradável surpresa? Acho que é uma questão de bom senso.Afinal, é por pouco tempo.
    Mas concordo, é muito bom saber que é um mito.

    Manga e leite: vem do tempo dos escravos. Como eles comiam muita manga, os "coronéis" inventaram que manga com leite matava, para que eles não bebessem o leite, que era vendido.
    E voltando aos porcos:
    - Adoro carne de porco, também porque ela é de rápida digestão.
    Mas atenção porque muitos conselhos das vovós podem ter lá seus fundamentos, questão de vivenciarem sempre a mesma situação.
    Melhor a pesquisa mas se não há ainda pesquisa, vamos com cautela.

    ResponderExcluir
  7. Comer carne de porco é uma empresa extremamente

    arriscada para a própria saúde ou vida.

    Em adição à bactéria "Trichinella" causadora da Triquinose (ver enciclopédia britânica) , a carne de porco é o principal portador dos

    seguintes parasitas e germes:

    1. Tênia

    2. Lombriga

    3. Hook Worms (verme de gancho)

    4. faciolopsis Buski

    5. Paragonimus

    6. Clonorchis Sinesis

    7. Erysipelothrix Rhussiophthiae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, qualquer alimento de procedência duvidosa ou sem a condição e higiene necessária para o seu consumo é perigoso para nossa saúde. Como exemplo temos a toxoplasmose para alimentos mal cozidos (inclusive carne de boi) ou verduras e frutas mal lavadas e também a salmonela em ovos mal acondicionados e ingeridos crus ou mal cozidos.

      Excluir
  8. A Carne de Porco foi perigosa a muito tempo quando os mesmos viviam no "chiqueiro", hoje a Carne de Porco que compramos em supermercado vem de aminais que são mais bem tratados que muito ser humano no país.
    Sou um defensor da Carne de Porco e é uma das carnes que mais como simplesmente por ser saudável, carne branca é recomendada por nutricionistas.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Que bom saber! por que acabei de fura um piercing! no umbigo pois ja estou alivia que não vai fazer mau algum pois gosto muito de carne de borco!

    ResponderExcluir
  11. Valeu muito obrigado pela sua boa intenção, mais eu qero dar um alerta destinado a todas as pessoas. Pois eu cortei um pedaço do dedo do pé, então o médico pôs de volta, então eu fiquei com medo do q comer e resouvi pesquisar. Mas, atenção! Não podemos acreditar em todas informações da internet, não estou dizendo q este site não seja d confiança, não é isso, só estou dizendo pq tem um outros sites dizendo coisas diferentemente contrária, mas eu não acreditei e pesquisei em mais lugares como aqui, portanto desconfie de tudo e retenha o que for bom ;-) vlw um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Eu discorde de todos vcs, acredito que o "reimoso" não é um mito e sim uma reação que o alimento irá provocar no organismo no caso a carne suina, ovos, etc se o indivíduo estiver com alguma ferida praticamente sarada pode crer que pós ingerir estes alimentos irá ocorrer uma inflamalçao que vc irá se arrepender de ter comido...

    ResponderExcluir
  13. Cagões! Eu também não como porco enquanto tomo antibiótico porque simplesmente quando estou tomando antibiótico é pq tô morrendo. Se eu tô morrendo, não quero arriscar, e sou outro cagão que nem vocês aí em cima.
    Se o mito se propaga, é porque tem pouca gente que conhece o mito querendo arriscar. Farmacêuticos e médicos das antigas fazem essa recomendação sem fundamento, de não comer porco, ovo, peixe, e sei lá mais o que...
    Tudo cagão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc é muito retardado de escrever isso! A trabalho do rapaz foi otimo para tirar nossas duvidas, se voce nao vai ajudar, nao critica, fica na sua idiota.

      Excluir
  14. Eu coloquei um pircing,dizem que comer manga faz mal e vdd?

    ResponderExcluir
  15. Kra , nao acredito que li isso. Uma farmaceutica lendo sbre alimentos reimosos pela internet? Nao critico a rede mas eh o lugar menos cientifico para estabelecer tal opiniao. Sou dona de um studio de tatuagem e piercing. Recmendo SIM aos clientes q evitem nao so carne de porno bem como qq tipo de alimento gorduroso...para facilitar a cicatrizaçao. Isso nao eh mito. Comer o q quiseer depois de um procedimento cirurgico pode? Pois bem, o piercing nao passa de um procedimento mini cirurgico de perfuraçao da parte do corpo que eh feito com materiais apropriados que necessitam de um cuidado em casa. Nao so o piercing como tambem tatuagem precisam de cuidados especiais depois de feito. Nao recomendo isso por nenhuma lenda ou mito ou cultura nordestina...recomendo pela experiencia dos clientes q comeram e nao comeram. Sao mais de 10 anos no ramo que jamais se sustentariam com mito..nao sou idiota. E pra vc menina q nao comeu nda e esta com bolinha.. foi ma alimentaçao SIM ou mao suja. Essa bolinha eh bacteria e so chega por ma alimentaçao ou impureza externa.

    ResponderExcluir
  16. FONTE: http://www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2012/julho/mitos-sobre-nutricao-prejudicam-alimentacao-de-pacientes-com-cancer

    Veja abaixo o que é verdade e o que é mito quando o assunto é nutrição e câncer:

    Mitos:

    - Peixe, carne de porco e ovo não podem ser consumidos após a cirurgia, pois atrapalham na cicatrização.

    - Carne vermelha alimenta o tumor.

    - Não consumir alimentos ácidos durante a quimioterapia.

    - Pular refeições emagrece.

    - Beterraba por ser vermelha pode substituir a carne para evitar anemia.

    ResponderExcluir
  17. Eu sou alérgica a carne de porco... Tento espaçar, comer de novo p ver se é mito, mas toda vez me prejudico e MUITO! Já tive 4 ou mais celulites e agora quase perco o dedão do pé! Até agora nem antibiótico nem antiinflamatórios nem spé Spa do pé resolveram!!! E agora José? Comer o pig de novo nem pensar!!! Chocolate tb me deixa ida inflamada. Coco e amendoim... Só posso ter intilerância a esses alimentos. Pronto, fui escolhida!!! Kkkk

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Carregando...

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...