domingo, 5 de setembro de 2010

Antibióticos X Dor de garganta

Resolvi estrear meu Blog falando sobre este assunto, já que estamos num período no qual os problemas de garganta estão bastante disseminados. Por trabalhar em drogaria, muitos clientes diariamente me procuram dizendo que estão com dor de garganta, e perguntam qual o melhor antibiótico para tomar. Aí está o problema: em primeiro lugar, a pessoa nem passou pelo médico e está querendo se auto-medicar. Mas a questão aqui é o motivo pelo qual ela quer tomar antibiótico. Existe uma crença generalizada entre os leigos de que antibióticos servem para tirar dor e inflamação. Podemos notar aí uma confusão com os "anti-inflamatórios". Porém, mesmo que a pessoa saiba que antibióticos servem para tratar uma infecção, precisaria saber o que está causando esta infecção: vírus ou bactérias. Os antibióticos servem para tratar apenas as infecções causadas por bactérias, e não têm absolutamente nenhum efeito sobre os vírus (a não ser que seja psicológico, o efeito placebo). Ocorre que a maioria das infecções de garganta são provocadas por vírus (fala-se que cerca de 90% destas infecções em adultos são virais), restando apenas uma minoria para a qual os antibióticos estariam indicados.

Portanto, se você estiver com dor de garganta, procure seu médico, ou converse com um farmacêutico para que ele possa lhe ajudar a aliviar a dor com algum medicamento isento de prescrição médica.

E jamais tome antibióticos por conta própria ou por indicação de amigos e parentes!

2 comentários:

  1. Faço parte da minoria sem saber. Qdo tenho tosse seca e persistente (rinite?) ela acaba raspando a garganta que avermelha e acaba virando uma infecção (não sei se é o nome certo). O médico acaba me curando com amoxicilina e algumas vezes ela não resolve e tenho que tomar azitromicina. Daí sara.

    ResponderExcluir
  2. O pior de tudo é quando um "médico" receita um remédio errado. Neste caso, o indivíduo procura uma farmácia, mesmo que tal situação não justifique. Isso aconteceu comigo! Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Carregando...

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...