quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Eparema e Epocler servem para evitar ou curar a ressaca?



Quase todo mundo sabe que Eparema e Epocler servem "para o fígado", e muitos acham que são a mesma coisa. Mas não são iguais, e a escolha entre eles dependerá de qual o problema que a pessoa tem.


Mas eles servem para evitar ou curar a ressaca?


Para respondermos, primeiro vamos ver como funciona cada um desses medicamentos:


  • EPAREMA

Composto pelos extratos vegetais de Boldo, Cáscara Sagrada e Ruibarbo. Indicado para facilitar a digestão de alimentos gordurosos através da eliminação da bile.

Para entendermos melhor, primeiro vamos falar rapidamente sobre as funções da bile (também chamada de bílis): a bile é um fluido (líquido) produzido continuamente pelo fígado, e que vai sendo armazenado numa espécie de bolsa, chamada vesícula biliar (conhecida popularmente apenas como vesícula). Quando comemos, os alimentos vão tendo uma parte da sua digestão no estômago, e depois passam para o intestino. Quando chegam lá, a vesícula libera a bile que estava armazenada, para que ela possa "quebrar" a gordura presente no alimento, o que facilita a ação de uma enzima chamada lipase, que atua na absorção da gordura.


Após uma refeição rica em gordura, podemos ficar com uma sensação de digestão difícil, pesada. É aí que entra o Eparema. Ele tem ação colagoga (aumento da produção de bile) e colerética (aumento da saída de bile da vesícula). Portanto, facilita a digestão das gorduras. 

principal ação do Eparema deve-se ao extrato de Boldo.


  • EPOCLER
Composto por Colina (citrato de colina), betaína e metionina (racemetionina). Indicado no tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos (= do fígado), entre eles a esteatose hepática

Essa doença caracteriza-se pelo acúmulo anormal de gordura dentro das células do fígado, condição que pode se agravar e levar a uma cirrose hepática. A esteatose é causada por diversos fatores, mas um dos mais comuns é a ingestão excessiva de álcool, aguda ou crônica.

Os aminoácidos presentes na fórmula do Epocler (colina e metionina), atuam na metabolização das gorduras acumuladas no interior dos hepatócitos, com o intuito de reverter o quadro da esteatose hepática. A metionina ainda tem importante função protetora do fígado contra os radicais livres por sua ação antioxidante acentuada e por ser precursora da glutationa, um dos principais antioxidantes deste órgão. A betaína completa a ação antioxidante hepática, pois juntamente com a metionina e a colina, acelera a remoção da gordura infiltrada no fígado.


Agora, respondendo à pergunta lá de cima, se eles servem para evitar ou curar a ressaca: NÃO!

Como pudemos ver, o Eparema não tem ação alguma sobre a absorção ou o metabolismo do álcool. Já o Epocler poderia ter algum efeito ao minimizar os efeitos oxidativos dos radicais livres. Porém, segundo o dr. Hoel Sette Jr., médico hepatologista e diretor clínico da Clínica Pró-Fígado, após ser perguntado se "Depois de beber, é bom tomar remédios hepatoprotetores como Epocler e Metiocolin?":

"Tais medicamentos, vendidos sem receita médica e compostos de sais minerais, aminoácidos e vitaminas, não têm qualquer efeito protetor sobre o fígado. Para quem não quer sofrer danos advindos do álcool, só existe um conselho: beber com moderação."


29 comentários:

  1. Respostas
    1. Fica na merda como eu. Tudo que como faz mal

      Excluir
    2. Nos cursos de fitoterapicos que fiz a indicacao é de chás amargos. Toda pessoa que nao tem vesicula deve tomar chas digestivos sempre: boldo, losna, sene, alcachofra mas, devem ser muito muito fracos e a cada 3 meses deve-se trocar o cha. Abç

      Excluir
  2. Excelentes explicações. Obrigado.
    Ps. Porque apenas "beber com moderação"? Talvez seria melhor:"beber com moderação, ou não beber".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, beber sem moderação quis dizer né?

      Excluir
  3. sim.... e quem nao tem a vesícula????? o que fazer? toma os dois? e também tem estomago operado?...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse site, obrigado pela explicação, vou salvar em meus favoritos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a explicação, muito obrigada.
    Monte uma página no Facebook...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Adriane! Já tenho uma página no Facebook: https://www.facebook.com/OpiniaoFarmaceutica/

      Te espero por lá!

      Excluir
  6. Muito bom ... Após quimioterapia branda, a boca fica seca e amarga, um desses medicamentos pode amenizar ?

    ResponderExcluir
  7. Ontem me indicaram o metiocolin B12 para que eu não acordasse mal hoje, já que bebi muito. E sinceramente, ajudou bastante. Costumo acordar destruído, mas hoje acordei bem.

    ResponderExcluir
  8. Uso bastante esses remédios para ajudar na digestão. Tenho esteatose hepática e litíase biliar, sinto muito enjoo após refeições pesadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sério q t FS bem?, pergunto porque também tenho cálculos,,o q seu médico disse? não prejudica ainda mais?

      Excluir
    2. Pra quem tem calculo biliar ou tendencia a ter calculos, nao devem tomar nada a base de boldo ou medicacoes que aumentem a producao de bilis, pois so piora os sintomas, ocasionando uma crise biliar. O ideal pra quem tem esse tipo de problema e ir no hepatologo , dietas costumam ser mais eficazes que medicamentos. O Epocler realmente ajuda bastante pois diminui a absorcao de gordura pelo figado. Existem medicacoes mais eficazes, que normalmente so se vende com receita!

      Excluir
  9. cara... vou falar que usei pela segunda vez uma bombinha de epocler eparema e xantinon e misturei tudo quanto foi bebida e duas coisas aconteceram: nao ficava bebado de jeito nenhum e no dia seguinte acordava melhor do q outros dias com fome e apetite e sensacao de bem estar... quem quer dar uma blindada pra segurar na bebedeira eu aconselho... e sempre..... COMA DIREITO antes de jacar!!!

    ResponderExcluir
  10. Serve para curar ou evitar a ressaca? Aí o médico responde que o melhor é beber com moderação. Vocês por acaso, tão fumando maconha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mesmo, quem pergunta é pq vai beber, ou eles dão respostas direito ou não da nenhuma ne

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Tenho cálculos biliares, será q posso usar esparema ,sem prejudicar ainda mais a situação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faca a limpeza do figado e vesicula que ficara otima. Procure no google sobre.

      Excluir
  13. nossa muito bom este sait. pena que não ensinão a tomar a media de 30 ml de água por quilo quer dizer no minimo de cada ser humano 2 litros de água por dia.

    ResponderExcluir
  14. Tenho metaplasia posso fazer uso de epocler ou eparema?

    ResponderExcluir
  15. O que ajuda a curar ressaca: bastante agua, suplementos de vitamina B, suco de laranja, alimentacao leve. Os medicamentos sao apenas para controlar os sintomas como os antiacidos, epocler e engov. Mas o que realmente funciona e a dieta, nao os medicamentos.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog