sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Diclofenaco sódico deve ser evitado por hipertensos? E o potássico?

No meu post sobre as diferenças entre os tipos de diclofenaco, pude notar, nos comentários, que existe mais um mito a respeito deste medicamento: de que o diclofenaco sódico não deve ser usado por hipertensos, devendo ser utilizado o diclofenaco potássico nestes casos.

Peço desculpas aos leigos, mas para chegar à minha conclusão, preciso apresentar alguns argumentos técnicos. Porém, farei o máximo para simplificá-los.

A massa molecular do diclofenaco sódico é aproximadamente 318. A massa atômica do sódio é 23. Então, a massa somente do sódio equivale a 7,23% da massa do diclofenaco sódico.

Um comprimido de diclofenaco sódico comum contém 50 mg desta substância. 7,23% destes 50 mg são 3,6 mg. Podemos concluir que a quantidade de sódio proveniente do diclofenaco, por comprimido, é de 3,6 mg.

A posologia usual é de 1 comprimido a cada 8 horas, o que dá 3 comprimidos por dia. Temos então 10,8 mg de sódio diários provenientes do diclofenaco dos 3 comprimidos.

A quantidade de sódio recomendada por dia deve ser de no máximo 2.300 mg, de preferência ficando abaixo de 2.000 mg. Para portadores de hipertensão (pressão alta), essa quantidade deve baixar para no máximo 1.500 mg por dia. Isso nos mostra que os 10,8 mg provenientes do diclofenaco são praticamente irrelevantes com relação ao total diário.

Então um paciente hipertenso pode tomar tranquilamente o diclofenaco sódico??? NÃO!!!

E por que não?

Porque a maioria dos anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), incluídos aí os diclofenacos sódico e potássico, podem elevar a pressão arterial. Esta elevação pode ser ainda maior em pacientes hipertensos.

Conclusão: pacientes hipertensos não devem usar diclofenaco sódico nem potássico sem orientação médica, pois ambos podem provocar um aumento da pressão arterial, não pelo conteúdo de sódio, mas pela própria ação (farmacodinâmica) do diclofenaco.

9 comentários:

  1. sou dra andreia e antes de qualquer medicação procure seu medico qualquer medicação ou dosagem errada pode se correr o risco de morte.

    ResponderExcluir
  2. Xará e qual seriam as melhores indicações em caso de pacientes com pressão alta e necessitam de um medicamento com esta ação?

    ResponderExcluir
  3. Xará e qual seriam as melhores indicações em caso de pacientes com pressão alta e necessitam de um medicamento com esta ação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um farmacêutico.
      Ele pode prescrever e indicar medicamentos que dispensam receitas.

      Excluir
  4. Na boa, se a conclusão era "procure orientação de um médico" pq toda a explicação? Seria mais fácil e menos tedioso resumir para procure um médico!

    ResponderExcluir
  5. não tome um remedio sem consultar um médico quem ouve isso imagina que um medico antes de lhe receitar um remedio eles te examina fazem exame pra ver qual tipos dfe remedio que voce pode usar ,que nada eles receitam aquele que um laboratorio lhe pedem já receitaram remedio para meu filho de 3 anos e na bula indicava para maiores de 12 anos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog