terça-feira, 28 de agosto de 2012

De onde vem o calor do nosso corpo?

Quando eu era criança, pensava comigo, algumas vezes, de que forma seria produzido o calor de nosso corpo. Será que haveria algum "fogo interno"? Afinal, como é gerado o calor do corpo humano?

A resposta é relativamente simples, entretanto o perfeito entendimento do assunto depende de uma explicação mais complexa, porém extremamente interessante!

Energia

A primeira coisa a saber é que o calor é uma forma de energia. E energia não é algo fácil de se descrever. Alguns físicos dizem que a ciência não pode definir energia. Associa-se energia à capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação. E a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Vamos exemplificar: uma lâmpada não funciona se não estiver ligada na rede elétrica. Ela precisa de energia (no caso, energia elétrica) para funcionar. A energia elétrica passa pela lâmpada e se transforma em luz (energia luminosa) e calor (por isso as lâmpadas ficam quentes quando estão acesas).

Assim também acontece com o corpo humano. Mas antes, mais um exemplo para facilitar o entendimento: Pense num carro comum. Ele precisa de combustível (geralmente gasolina ou álcool) para andar. As ligações químicas dos combustíveis contêm grande quantidade de energia armazenada (chamada energia química). Quando acionamos o motor, um pouco do combustível é misturado com o oxigênio do ar, comprimido, e exposto a uma faísca, que faz explodir esta mistura. A explosão é a transformação da energia química em movimento (energia cinética) e calor (por isso o motor fica quente).

No nosso corpo, o calor é gerado da mesma forma que nos carros. Nosso combustível são os alimentos, especialmente os carboidratos (energia química). Eles serão transformados em glicose, que, ao ser oxidada, permitirá a formação de uma molécula chamada ATP (trifosfato de adenosina). o ATP possui ligações químicas bastante energéticas. Para realizarmos qualquer tarefa (andar, falar, respirar, mexer, pensar), precisamos usar a energia do ATP. Quando necessitamos de energia, quebramos a molécula de ATP e usamos a energia liberada para executarmos as tarefas. Porém, assim como no motor do carro e nas lâmpadas, uma parte da energia se transforma em calor. Resumindo, o calor de nosso corpo vem da quebra das ligações de ATP, que acontecem o tempo todo! Por isso, nosso corpo esquenta mais quando estamos, por exemplo, correndo: se precisarmos de mais velocidade, será necessário usar mais energia, então quebramos mais moléculas de ATP, que por sua vez liberam mais calor! Quando temos febre, o corpo está produzindo mais calor e evitando que ele "vaze" para o ambiente...


CURIOSIDADES

  • Como já foi dito anteriormente, o calor é uma forma de energia. Mas o frio não existe! Como assim??? Quando alguma coisa está quente, significa que ela tem mais calor que outra que está mais fria. Quando alguém que está com as mãos quentes esquenta as mãos de alguém que está com elas frias, o que acontece é a perda de calor da mais quente, e ganho de calor da mais fria. Não é o "frio" que passa de mãos, e sim o calor. Portanto, minha avó estava errada quando dizia: "Cuidado, é perigoso deixar a friagem entrar nos ossos"!!! Ela deveria dizer: "Cuidado, não deixe seus ossos perderem calor para o ambiente"...
  • O calor existe a partir do chamado zero absoluto, a temperatura mais baixa possível, na qual um corpo não teria energia alguma, que é de -273,15 °C. Acima disso, por mais "gelado" que seja, já existe calor.
  • Do ponto de vista da Física, é errado falarmos : "Nossa, como está calor, hoje!". O correto seria: "Nossa, como está quente, hoje!". Calor é uma forma de energia, não um parâmetro de temperatura.
  • Quando sentimos frio, significa que estamos perdendo calor. E quando sentimos "calor", significa que nosso corpo está ganhando calor.



Obs.: Os assuntos aqui tratados foram extremamente simplificados para permitir um maior entendimento do assunto por pessoas leigas nas áreas abordadas.

5 comentários:

  1. gostei desse assunto, muito interessante os temas escolhidos nesse blog...
    parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Descobri seu blog aqui. Sou estudante de farmácia e balconistas. Porem tenho tirado muitas duvidas do que acontece no dia dia. Por mais que seja bem resumida. Continue por favor as suas postagens. Assim sinto que a profissão seja mais valorizada.

    ResponderExcluir
  3. Descobri seu blog aqui. Sou estudante de farmácia e balconistas. Porem tenho tirado muitas duvidas do que acontece no dia dia. Por mais que seja bem resumida. Continue por favor as suas postagens. Assim sinto que a profissão seja mais valorizada.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog