quarta-feira, 4 de julho de 2012

Por que o Berotec acelera o coração? Isso é realmente perigoso?



Para entendermos esse efeito do Berotec (e de muitos outros medicamentos), precisamos entender um pouco sobre a adrenalina.

O que é adrenalina?

Para muitas pessoas, esta pergunta tem como resposta: "uma sensação diferente, como a que se tem quando se salta de paraquedas ou bungee-jump". O que essas pessoas provavelmente nem desconfiam, é que a adrenalina é um hormônio produzido pelo nosso organismo e de diversos animais, que nos prepara para situações de perigo (reais ou não).

Fuga ou Luta

A adrenalina é chamada de hormônio de fuga ou luta, pois prepara nosso corpo para situações de emergência.


Vamos imaginar a seguinte situação: você está passeando tranquilamente em uma savana africana quando, de repente, sente um bafo quente em seu cangote. Você vira para trás e... um leão enorme está ali, olhando pra você! O que você sente neste momento? Um medo muito grande, claro, mas o que acontece no seu corpo? O coração dispara, a pele fica pálida, a respiração ofegante... O que você pode fazer agora? Lutar com o leão, ou fugir dele (a não ser que você seja muito louco, a única opção existente é fugir)! Então: todos estes efeitos foram desencadeados pela adrenalina! E exatamente pra preparar seu corpo pra lutar ou fugir.


O coração dispara para bombear mais sangue para os músculos, que serão muito exigidos; os brônquios se dilatam, para permitir maior passagem do ar, e assim melhorar a oxigenação do organismo; as pupilas se dilatam, para permitir maior entrada de luz, e assim enxergarmos melhor; a pele fica pálida, pois os vasos sanguíneos se contraem, permitindo que mais sangue possa ir onde é mais necessário no momento (e a pele não é); a boca fica seca, já que não necessitamos de produção de saliva neste momento (afinal, quem vai comer alguma coisa fugindo de um leão?); relaxamento dos músculos lisos, como o estômago e o intestino, pois a digestão, neste caso, fica para segundo plano. Esses efeitos são desencadeados após o cérebro perceber a situação de "perigo", enviando um sinal para as glândulas supra-renais, que injetarão a adrenalina no sangue. O sangue circula por todo o corpo, mas a adrenalina fará efeito apenas em determinados órgãos. Por quê? Porque estes órgãos têm locais específicos para receber a adrenalina: são os chamados receptores. Os receptores de adrenalina dividem-se em 2 grupos principais: alfa (1 e 2) e beta (1, 2 e 3). Após ligar-se a estes receptores, a adrenalina produzirá seus efeitos.

Com isso, fica claro o funcionamento (e efeitos colaterais) do Berotec e de diversos medicamentos! Como?

Vejamos:

O Berotec (cujo princípio ativo é o bromidrato de fenoterol) tem como finalidade tratar a asma, bronquite e outros problemas respiratórios que causam o fechamento dos brônquios. Ele age promovendo uma dilatação dos brônquios contraídos. Lembram-se do que foi dito a respeito da adrenalina? Ela também dilata os brônquios, para permitir uma maior passagem de ar! O que o Berotec faz é "simular" a ação da adrenalina, ou seja, vai chegar aos receptores da adrenalina, e vai promover a dilatação dos brônquios. Porém, vimos que a adrenalina também acelera o coração. E qual o mais temido efeito colateral do Berotec? Acelerar o coração! Coincidência? Claro que não!

Outro exemplo: o Buscopan. Ele é usado para o alívio de cólicas menstruais, intestinais, dores estomacais, etc. Como ele funciona? Relaxando a musculatura lisa (útero, estômago, intestino). Efeito semelhante ao da adrenalina! Quais os possíveis efeitos colaterais? Dilatação das pupilas, boca seca...

Estes dois exemplos foram de medicamentos que "simulam" a adrenalina. Mas existem medicamentos que têm efeito exatamente oposto: bloqueiam a ação da adrenalina.

Um exemplo disso são alguns medicamentos para controle da hipertensão, arritmia cardíaca e até mesmo enxaqueca, chamados de beta-bloqueadores, como o atenolol, propranolol, etc. São chamados de beta-bloqueadores porque bloqueiam os receptores beta. Quando a adrenalina se liga aos receptores beta de vasos sanguíneos, ou do coração, provoca a contração dos vasos e aceleração do coração. Ao impedir que ela se ligue a esses receptores (bloqueio), estes efeitos não serão provocados .

Mas, e afinal, é perigoso o Berotec acelerar o coração?

Na verdade, dentro das doses recomendadas, não! O fato de o coração acelerar, por si só, não é um perigo. Isto acontece o tempo todo: quando tomamos um susto, praticamos atividades físicas, etc. Seria perigoso caso o paciente tenha algum problema cardíaco, onde qualquer tipo de esforço cardíaco seria contraindicado. Ou caso haja uma superdosagem do medicamento. Caso contrário, não há motivos para preocupações.

Algumas contraindicações do Berotec são hipertiroidismo, cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica e taquiarritmia. Nestes casos sim, o uso deste medicamento poderia ser um risco.

Arritmia, taquicardia e palpitações estão de fato incluídas na bula como reações adversas. Assim como a cefaleia (dor de cabeça). No entanto, como já explicamos, isso não necessariamente representa um perigo (veja o exemplo da dor de cabeça).

Curiosidades:

  • A adrenalina possui um sinônimo bastante utilizado: epinefrina
  • A adrenalina recebe este nome porque, em animais quadrúpedes, é produzida pelas glândulas adrenais (ad = ao lado, portanto, ao lado dos rins). E epinefrina porque, em humanos (bípedes) esta glândula fica acima dos rins (do grego epi = acima, e nefros = rins)
  • A adrenalina possui uma "irmã" muito parecida, a noradrenalina (ou norepinefrina), que é responsável por muitos dos efeitos mencionados neste artigo. Os receptores citados possuem diferentes afinidades  por estes dois hormônios.


Obs.: os assuntos deste artigo foram tratados de maneira bastante simplificada, para facilitar a compreensão do tema por pessoas que não possuem conhecimentos na área da saúde. 

Caso haja qualquer dúvida sobre o uso ou reações deste ou de qualquer outro medicamento, informe-se com seu médico ou farmacêutico.

55 comentários:

  1. Bela explicação!! Esclareceu muito!!
    Eu tenho bronquite desde pequeno, e uso berotec à muito tempo. Pelo que eu sei, o aceleramento do coração não é um efeito colateral, mas sim um efeito planejado que permite que ao acelerar o coração, o sangue circule mais rápido e assim, aumente a captação de oxigênio, que nas crises asmáticas, diminui. Isso é certo?
    Eu lí na bula do atrovent, que ele é um broncodilatador. O berotec também, então porque muitos casos de bronquite são tratados usando os dois ao mesmo tempo? (Em inalação ou na bombinha de Duovent N por exemplo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma amiga enfermeira explicou que berotec tem efeito mais rapido e de curta duração e atrovent tem efeito mais lento e de longa duração, por isso usam-se os dois em inalacao

      Excluir
    2. Adorei a explicação 👏👏👏👏

      Excluir
    3. Parabéns! gostei muito da explicação; mostrou muito conhecimento!

      Excluir
    4. Gostei muito da explicacao me deixou tranquila,pois muito oubia falar do perigo q o nerotec causa ou causava,mas lendo essa explicacao fiquei tranquila.onrigada,Deus o abencoe.

      Excluir
    5. Gostei muito da explicacao me deixou tranquila,pois muito oubia falar do perigo q o nerotec causa ou causava,mas lendo essa explicacao fiquei tranquila.onrigada,Deus o abencoe.

      Excluir
  2. O seu blog é muuuito bacana, suas explicações são ótimas, claras e adequadas ao público leigo, Parabéns! Sou farmacêutica também, e percebo que a necessidade de usar uma linguagem simples. Uma dica: Faça mais postagens!!! uma vez por mes é muito pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! A ideia é exatamente essa: tentar explicar de uma maneira simplificada para que todos entendam! Quanto a fazer mais postagens... Eu adoraria, mas me falta tempo!!! E, mais uma vez, obrigado pela opinião!

      Excluir
    2. Amei esse artigo, além de muito esclarecedor, super descontraído e engraçado :)

      Excluir
  3. Gostei do seu artigo... bastante explicação, principalmente para aquelas pessaos não fizeram ainda faculdade. parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Parabens pelo artigo.

    Gostaria de saber da resposta que o Juvenal dos Santos Junior fez dizendo "Eu lí na bula do atrovent, que ele é um broncodilatador. O berotec também, então porque muitos casos de bronquite são tratados usando os dois ao mesmo tempo? (Em inalação ou na bombinha de Duovent N por exemplo).
    Obrigado
    Marcilio joaquim de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. obrigada sua resposta me tirou muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  6. Boa analogia com o leão. Deu uma visão do efeito do medicamento no organismo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. por favor me responda quais riscos que meu marido correu ou ainda esta correndo pois dei a ele por engano cinquenda gotas do berotec que ele ingeriu pensando que era plasil o coracao dele chegou a bater a cento e quarenta por minuto ou mais neste momento esta em cento e sete e ele nao quis prpcura um medico mais estou muito preocupada o que faco desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  8. Sou dependente química mas não faço uso a 11 anos.Sempre quis entender o motivo de querer fugir da realidade.Será que meu organismo produz menos adrenalina que o normal. Existe alguma pesquisa sobre isto?

    ResponderExcluir
  9. sei não muita gente põe medo na gente sobre este medicamento

    ResponderExcluir
  10. Olá sou de santa maria rs me chamo Priscila, tenho um filho de 2 anos e 6 meses e esta com suspeita de bronquite, o pediatra recomendou 5 gotas de berotec a cada inalação, mas a minha mãe, sogra, amigos estão torrando a minha paciencia pois uns dizem pra dar 1 gota, outros dizem 2, outros dizem pra dar nenhuma e isso me enlouquece pois se eu não dar e depois acontecer alguma coisa vou me sentir culpada, e se eu der e acontecer alguma coisa também vou me sentir culpada, to assim de saco cheio com todo mundo sem saber o que fazer, na minha opinião acho q deve seguir a orientação do médico com tantas opiniões não sei mais o q fazer, qual a tua opinião sobre isso?? vou aguardar resposta , obrigadooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscila! Você confiaria em quem estudou sobre o assunto por vários anos, ou em quem está dando palpites pessoais sobre algo que nunca estudaram? Seria o mesmo que eu dar um palpite na construção de um prédio, sendo que eu nunca estudei engenharia! Minha opinião? Siga as orientações do médico, que estudou para isso! Abraço!

      Excluir
    2. MEU MEDICO INDICOU 4 GOTAS PARA MINHA MENINA DE 7 ANOS, quem é o estudioso na historia? o meu medico sabe mais que o da priscila? ou o medico dela estudou mais que o meu? quem esta certo? ou os dois estão errados? pois a indicação deve seguir uma norma, uma indicação que envolve idade e peso, senao outras coisas. nao sou medico, mas todos os medicamentos, eles perguntam a idade e o peso. fui em 3 medicos, o primeiro (sus) não indicou nada para ela, disse que em alguns dias passaria. o segundo (particular) indicou 3 remedios, um deles antibiotico. e a terceira (sus) indicou dois remedios, um deles o berotec.

      Excluir
    3. Eu acredito que cada médico passa o remédio de acordo com o problema do paciente.. Então pró problema do bebê dela ele indicou 8 gotas o seu indicou menos.. Vai do problema de cada um, a médica do meu BB indicou 3 gotas de berotec pra 3,5ml de soro de 6 em 6 horas.. Nesse intervalo se houvesse necessidade de nebulização fazer somente com o soro, meu bebê tem 2 anos e 10 meses. Se estiver com dúvida procura a opinião de um 2 médico

      Excluir
    4. Eu acredito que cada médico passa o remédio de acordo com o problema do paciente.. Então pró problema do bebê dela ele indicou 8 gotas o seu indicou menos.. Vai do problema de cada um, a médica do meu BB indicou 3 gotas de berotec pra 3,5ml de soro de 6 em 6 horas.. Nesse intervalo se houvesse necessidade de nebulização fazer somente com o soro, meu bebê tem 2 anos e 10 meses. Se estiver com dúvida procura a opinião de um 2 médico

      Excluir
  11. Sabe quanto tempo o Berotec solução para inalação fica na corrente sanguina, é pego em doping?

    ResponderExcluir
  12. Eu tomei 42 gotas de berotec por engano o que pode mim acontecer!

    ResponderExcluir
  13. Muuito bom seu texto Luiz Menezes
    Me esclareceu pois quando chega o inverno e o clima fica seco, eu uso quase 3x ao dia ...
    (3gts berotec 10gts atrovent + o soro)
    Agora estou tranquila, pois a aceleração do coração é um funcionamento normal do organismo devido a medicação, como vc disse ;)
    Vlw, td de bom.
    Mel

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o texto... Parabens!

    Recomendo!

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. meu filho ta com preomunia o medico passou 4 gotas de berotek e 8 de atrovente nao sei se isso e certo estou em duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deixei de usar e o quer aconteceu foi quer de uma simples peneomonia evoluir para um peneomonia grave bactérias o pulmão pois já estou em tratamento com. Berotec e atrvent

      Excluir
  16. Muito bom o texto, estou com pneumonia e tomando berotec, inclusive estou internado. Foi muito esclarecedor, parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Atenção gente, não quero preocupar ninguem, mas a minha filha quando estava com 1 ano e 6 meses estava com sintomas de bronquite, e o medico receitou 3 gotas de Berotec e 6 gotas de Atrovent em 4 ml de soro para inalação, 3x ao dia por 7 dias, achei que era muito e fizemos apenas 1 x ao dia por 3 dias, os os sintomas desapareceram, mas passados 20 dias de madrugada minha filha teve uma parada respiratória e depois deste dia, por mais uns 40 dias tinha pequenas paradas respiratorias a cada sono, percebí que parava de respirar após uma batida cardíaca bem forte que levantava bem o peitinho dela, a levei em tres medicos, nao descobriram nada, após esses 40 dias de pesadelo o problemas passou, entreguei nas mãos de Deus, acredito que tenha curado minha princesa.

    ResponderExcluir
  18. Ótima explicação. Adorei sua didática. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  19. Valeu pela explicação, depois vc posta alguma coisa sobre alergia respiratória e dificuldades para respirar a noite.

    ResponderExcluir
  20. Vim no google saber o que estava acontecendo . Fiz inalaçao com BEROTEC e começou uma tremedera !
    Nao sabia se estava nervoso ou frio "! Uma loucura , jogue fora se tiverem esta droga !!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Também vim ver o que rola com esse remédio pois hj no hospital fiz inalação com ele, senti que o coração acelerou imediatamente em seguida senti inquietação e fiquei andando nos corredores e senti também uma tremedeira estranha falei com a enfermeira ela disse que era normal o remédio acelerar e abaixou a dose... não tive uma boa experiência com essa medicação e não tomarei novamente. Agora imagina em uma criança que não sabe se expressar ou até mesmo falar o que sente.

    ResponderExcluir
  22. Único remédio que me faz efeito. Uso em média um bombinha por mês desde criança. Inalação não me faz efeito pois é muito fraca.

    ResponderExcluir
  23. meu jenro usa birotek na bombinha a trinta anos quai seria o riscon

    ResponderExcluir
  24. Eu fiquei gripada a alguns dias atrás e meu nariz ficou entupido , falaram pra mim pingar um dos três remédios no dá inalação no nariz que iria desentupir , eu não me lembrava qual e pinguei duas gotas de Berotec no nariz e agora estou mal , minha sinusite atacou

    ResponderExcluir
  25. O birotek esta acelerando meu coraçao ,uso 15 gotas de atrovent e 4 de birotek, eh normal msm acelerar tanto , nao tenho problema no coraçao .
    Aguardo resposta .

    ResponderExcluir
  26. Tenho bronquite a anos, e faço nebulização com berotec com apenas 1 gota e já é o suficiente prá ter uma noite tranquila. Se colocar duas gotas já me sinto mal. Esse remédio é muito forte!!

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada pelo esclarecimento simples e claro. Acabei de usa Berotec e Atroven pois estou muito gripada e me assustei com o efeito. Valeu!

    ResponderExcluir
  28. Fiz duas aplicações da bombinha de fostair,logo em seguida minha falta de ar não passou fiz nebulização com 20gitas de Atrovent e 3 de Berotec,tive taquicardia quase 2hiras achei que ia morrer.... sensação horrível...

    ResponderExcluir
  29. Sempre fiz inalação com 7 gotas de berotec e faço o uso de bombinha AEROLIN...
    a bombinha já não está mais resolvendo, o que está me AJUDANDO é a inalação...
    estou fazendo no mínimo 7 inalação por dia com berotec...
    vai chegando um ponto que seu corpo parece que acostuma com esses remédio e você vai ficando cada dia mais dependente nisso... em contar que a “bombinha aerolin” causa um inchaço grande....

    ResponderExcluir
  30. Sua vida è movimentada por remedio ..sai fora faça remedio natural

    ResponderExcluir
  31. Eeeeuytyuuu ffghfiiizzzxxx . Iiiinnnasssllllaaaccccaaaaooo .ccccoommmnmm bbvbeerrroottteercc. Agggooorrraaaass tttoooii .ttreeemmeennnddoooiio nneemmm. Ccoommmnssiigggooo. Dfiiggiittaarrr

    ResponderExcluir
  32. Mto obrigada..
    Tirou minha dúvida .

    ResponderExcluir
  33. Muito boa a explicação, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  34. Sou hipertensa,fiz inalação agora e me deu taquicardia,passou e voltou mais fraquinha,se piorar procuro médico

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog