quarta-feira, 23 de maio de 2012

Remédios para tosse

"Que remédio é bom pra tosse?" "Tem remédio pra tosse?"

Estas perguntas são clássicas nas farmácias! O problema: a tosse pode ser causada por diferentes fatores. E é muito importante saber sua causa, e se ela é produtiva (produz secreção =catarro), ou improdutiva (tosse seca, sem catarro). O tratamento correto depende do tipo da tosse.

A tosse é um mecanismo que nós possuímos para limpar as passagens de ar em nossas vias aéreas. Poeiras, secreções, bactérias, vírus, fungos, e até comida(!!!) que vai pro lugar errado! Portanto, ela é um reflexo natural de defesa do organismo.

A tosse produtiva é causada pelo aumento da produção de muco, que por sua vez é causado por infecções respiratórias, como os resfriados em fases mais avançadas, poluição, fumo, etc. Esta tosse aparece para expulsar dos pulmões e das vias aéreas o muco (catarro) produzido em excesso. Por isso mesmo, não podemos tomar medicamentos que parem este tipo de tosse. Se pararmos com ela, o muco pode ficar retido nos pulmões, levando a uma série de complicações. Neste caso, devemos usar medicamentos que fluidifiquem as secreções, e que facilitem a expectoração. Agora ficou fácil! São os expectorantes! Alguns dos mais comuns são a N-acetilcisteína (ou apenas acetilcisteína), carbocisteína, guaifenesina, ambroxol, etc, cujos nomes comerciais são Fluimucil, Mucofan, Mucolitic, Xarope Vick, Mucosolvan, etc.

Já a tosse seca é normalmente causada por diversos motivos que, em comum, causam uma irritação nas vias aéreas. O início de resfriados, alergias, gripe, poeiras, ar extremamente seco, produtos químicos, entre outros, costumam ser os causadores da tosse seca. Muitas vezes, ela provoca uma sensação de coceira na garganta. É um tipo de tosse considerado inútil, já que não contribui para a limpeza das vias aéreas, e causa bastante incômodo, não apenas para quem a tem, mas também para quem está por perto. Nestes casos, podemos lançar mão de medicamentos que diminuem a frequência da tosse: os antitussígenos. Eles agem inibindo o reflexo da tosse, e os mais comuns são a dropropizina (Vibral), clobutinol + succinato de doxilamina (Silomat Plus, que não existe mais; Hytos Plus) e dextrometorfano. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de codeína. Em tosses de origem alérgica, medicamentos anti-alérgicos podem ser administrados em conjunto com os antitussígenos, ou isoladamente. Um dos mais utilizados neste caso é o maleato de dexclorfeniramina (Polaramine).

Alguns medicamentos associam antitussígenos com expectorantes, porém essa associação não tem consenso entre a classe médica, já que não adiantaria fluidificar o catarro, e não tossir para expectorá-lo. Ex.: Xarope Vick 44E e Expec.


Curiosidades:

- Medicamentos para tratamento da hipertensão (pressão alta), da classe dos IECA (Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina), como o captopril e o enalapril, podem causar tosse seca como um de seus efeitos adversos.

Esterofilia é a condição de adorar o som da tosse ou espirro. Se uma pessoa parece estar gostando de tossir ou espirrar alto em público - ela pode ter uma simples alergia - ou pode ser possivelmente um esterofilíaco. Tem gosto pra tudo!!!

Para finalizar, como já disse em outros posts, NUNCA TOME MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA! Vá ao médico ou, pelo menos, peça orientações a um farmacêutico.

24 comentários:

  1. muito bom seu blog, muito esclarecedor para leigos e tanbem para profissionais.

    eu sou farmacêutico e quero dizer que gostei muito quando você discutiu sobre os descontos na farmácia. eu sou farmacêutico e propietario tanbem fico chateado com isso, pois trabalhado em uma farmacia que trabalha com saude e não um simples comércio.
    se pudesse abortar tanbem um outro dia,só para consentizar as pessoas. sobre essas grandes redes, que estão criando um monopolio de venda de medicamentos a preço praticamente de GRAÇA,impossibilitando as demais farmácias ''normais'' que continuem fazendo seu trabalho com ética e responsabilidade se tornando comerciantes capitalistas, e acabando com a farmácia estabelecimento de saude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ata!!! qr dizr q os remedios dvm sempre serem vndidos kdvz mais caros e nisso nao capitlismo? eo pobre q só tome remedio caseiro qando nao podr comprar, q absurdo em?

      Excluir
    2. antes de p e b usa-se M e nao N hahahahaha

      Excluir
    3. além de querer matar a concorrência também mata o português. Consentizar (conscientizar), abortar(qual feto?deve ser abordar); propietário (proprietário). meu Deus!!! Se a saúde estiver no mesmo nível do português.....

      Excluir
    4. Sem falar que preço é baixo, produto é que pode ser de graça.

      Excluir
    5. esqeceu do tanbem kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    6. Engraçado, cobrar o mínimo possível por um medicamento para que mais pessoas tenham acesso a eles, é considerado capitalismo, agora cobrar caro da população, deixando os medicamentos acessíveis para pequena parte da população é o quê? Meu Deus, é isto que ensinam nos cursos de farmácia? Como ganhar mais dinheiro com a doença alheia? Este farmacêutico deve ser do tipo que nem vende remédio genérico em sua farmácia, já que visa só o próprio lucro.

      Excluir
    7. O que o meu caro amigo quer dizer, e que não da para concorrer com as grandes redes de farmácias, elas por ter 100 ou 200 franquias comprar em grandes quantidades e por isso possuem melhores descontos (em alguns produtos) e outros cobram mais caros para compensar, se nos, que temos 1 ou 2 farmácias vendemos a esses preços temos que fechar as portas, fazendo que em regiões onde o nível socio-economico e bem reduzido fiquem sem possibilidades de ter remédios perto. Garanto que voce nao vai ver uma pague menos em um povoado de 5000 pessoas.... Então... manter uma lucratividade e uma necessidade, e pedir por preços justos de venda (nao elevados) nao e muito pedir.

      Excluir
  2. Belo post!! Em geral, as pessoas buscam remédios para tosse, porque a tosse as estão incomodando. Elas querem parar de tussir, mas na verdade, tussir em geral ajuda em quadros clínicos. As pessoas acham que a tosse é uma doença, mas na verdade, a tosse é apenas uma reação causada pela doença. Parar a tosse não cura a doença, e pode até piorá-la. Em geral, sempre que posso, procuro passar remédios para o tipo de tosse que a pessoa relata, e orientá-la a ir no médico, mas quase sempre a pessoa acaba comprando algo barato e que cure o sintoma, sem se preocupar com a causa. Só queria atentar para um detalhe: As tosses alérgicas em geral, são provocadas por problemas que acabam provocando a tosse, como uma alergia que provoque inxaço das amídalas e estas acabem escostando em algum lugar fazendo o corpo pensar que algo estranho está alí... Então pessoas que queiram usar remédios pra tosse seca devem ser orientados à irem ao médico pois a tosse seca também é apenas um sintoma de algum problema clínico.

    ResponderExcluir
  3. sua dica sao muitos boas bju

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a criação do post, mas será que vc não poderia indicar alguma erva natural como expectorante em vez dessas drogas de farmácia?
    Entendo que vcs precisam lucrar, mas por favor, não é possível que não haja nenhuma planta/erva medicinal.

    Sou leigo em medicina/farmácia, mas desconfio de médicos que só querem repassar medicamentos de laboratório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, obrigado pelo seu comentário! Os médicos prescrevem medicamentos de laboratório, não é porque estão lucrando com isso. Mas porque são obrigados a prescreverem medicamentos que tiveram seu funcionamento comprovado cientificamente, além da segurança. Seria totalmente irresponsável se eles prescrevessem algo sem comprovação da segurança. Afinal, são médicos, e não curandeiros. Mas existem produtos naturais produzidos por laboratórios, como o Melagrião, por exemplo, que podem ser usados inclusive para auxiliar a expectoração.

      Excluir
    2. Reforçando a resposta, eles nao somente passam drogas, temos vários remédios fitoterapêuticos dentro das farmácias, e garanto que muitos médicos utilizam essa pratica.

      Excluir
  5. Muito bom seu blog sofro muito com tosse seca e e uma coisa irritAnte e ate envegonhante. Vou comprar um deSses remedios o mais rapido poSsivel
    Mais agoraa e o seguinte estou gripada e com catarro deve misturar os remedios indicados ou tem algum especifico ? Ou no caso tenho que tomar primeiro um para retirar o catarro e dps pAra a tosse seca?
    Ficarei grata se responder o mais rapido possivel e obrigada pelo blog bjs

    ResponderExcluir
  6. que remedio eu posso dar pro meu filho para tosse com catarro

    ResponderExcluir
  7. Muito boas as informações. Me ajudaram bastante. Mas claro que só que em questão de esclarecimento, uma vez que nenhum medicamento deve ser tomado sem a indicação de um médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele esclareceu isso, você leu até o fim???
      Para finalizar, como já disse em outros posts, NUNCA TOME MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA! Vá ao médico ou, pelo menos, peça orientações a um farmacêutico.

      Excluir
  8. tosse da falta de ar ? alguem pode me responder por favor

    ResponderExcluir
  9. Meu filho tem muita tosse Principalmente quando vai dormir Porque A tosse ataca sempre na hora de dormirTem alguma coisa que o posso fazer. Para melhorar

    ResponderExcluir
  10. 0i gostei do blog mais é melhor ir ao medico ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele esclareceu isso, você leu até o final??
      Para finalizar, como já disse em outros posts, NUNCA TOME MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA! Vá ao médico ou, pelo menos, peça orientações a um farmacêutico.

      Excluir
  11. Erra acontece nas melhores familia, e nas piores q tenta corrigir

    ResponderExcluir
  12. You com uma tosse seca e ja faz mais ou menos uns dois meses e também estou com uma sinusite muito forte

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,minha mãe há dois anos atrás teve falta de ar após tomar este xarope,foi internada e veio a falecer, porém a causa Mortis foi efisema pulmonar, gostaria de saber se devido a este medicamento pode ter agravado o problema?
    Me sinto culpada,por ter dado este medicamento para ela.
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog