segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Óleo de Canola é bom pra saúde, mas... O que é Canola???

Quase todo mundo já deve ter visto no mercado, se não usado, o óleo de canola. E já deve ter ouvido que faz bem à nossa saúde. Mas alguém sabe que planta é essa tal de canola?

Bem, na verdade, canola não é uma planta. É um acrônimo (sigla pronunciada como uma palavra) em inglês para CANadian Oil, Low Acid - CANOLA, que significa "Óleo Canadense, com baixo teor de ácido". Este óleo é extraído das sementes de uma planta, uma espécie de couve, chamada colza (Brassica napus).

Mas não é qualquer óleo de colza que pode ser conhecido como Canola! Somente variedades produzidas para este fim, através de um melhoramento genético, é que podem ter seu óleo chamado de Canola. O óleo de colza normal não deve ser ingerido por causa de sua toxicidade, causada por uma elevada concentração de ácido erúcico (o termo Low Acid, ou baixo teor de ácido, refere-se a este ácido) e glucosinolatos. Porém, este óleo é utilizado para outras finalidades, como a produção de biodiesel.

E o óleo de Canola é, de fato, bom para nossa saúde. Possui baixo conteúdo de gordura saturada, e alto de gordura monoinsaturada e de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Devido à essa composição, há evidências de que este óleo possa reduzir as taxas de "colesterol ruim" (LDL) e aumentar as taxas de "colesterol bom" (HDL), além de outros benefícios.


...

12 comentários:

  1. Olá Luiz,

    Gostaria de saber as diferenças entre sinvastatina, pravastatina, atorvastatina e porque tanta diferença de preço entre elas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Os óleos de cozinha, que precisam ser hidrogenados para sobreviver às gôndolas de supermercado, já são controversos em seu uso e efeitos. Agora temos mais uma "inocente" novidade oriunda da engenharia genética, o "Kanola".
    Após Projeto Genoma e progressos da análise de cadeias de DNA, escreveu-se nos livros de Bioquímica a verdade sobre a organização dos genes e de nossa proteínas como produto de sua codificação. Nesta codificação de proteínas, existem partes fixas e partes variáveis. Alterações nas partes fixas das proteínas podem ser funestas, pois se está mexendo na verdadeira natureza da mesma. Alterações nas pertes variáveis apenas podem provocar alergias, e o indivíduo vai deixar de usar o alimento que o contém, dizendo: "acho que foi aquilo que me fez mal".
    Portanto, sem um laudo bioquímico do conjunto de genes alterados no composto original, nada se pode dizer QUANTO A SER ALGO BOM OU RUIM PARA A SAUDE.
    A opinião dos nutricionistas quanto aos óleos de cozinha em geral é a de que é melhor utilizar a banha de porco do que gorduras hidrogenadas, que nossos avós consumiam e viveram anos com SAÚDE.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Luiz!

    Descobri seu blog hoje por acaso, e amei ter descoberto!
    Gostei demais do que vc escreve! Parabéns!
    Eu sou uma farmacêutica recém formada e estou atuando em uma drogaria, e como não aprendemos na faculdade como atuar no balcão, me deparei e deparo sempre com algumas situações complicadas...
    A partir de hoje serei leitora assídua do blog e preciso ler tudo o que foi postado antes...rs
    Beijo e sucesso pra vc!

    Andréia

    andreia.celestino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gente! Óleo de cozinha CANOLA que eu uso na minha casa. O que existe de verdade e mentira? Aguardo com urgência a resposta, não sei se estou levando saúde para minha família ou intoxicando todos.

    Grata,
    ivonetefurtado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=uiWpq54k6ow

      Excluir
    2. Para de consumir esses venenos geneticamente modificados. A longo prazo vc terá problemas.

      Excluir
  5. Utilizem APENAS o Óleo de Côco!! O resto não vale a pena!

    ResponderExcluir
  6. Óleo de Canola é um veneno, feito com a planta colza, que te entope de omga 6 que atrapalha a absorção do omega3, assim te mata do coração mais cedo! Canola = CANadian Oil Low Acid, essa planta é extremamente tóxico! o melhor é usar o óleo de coco, que além de tudo, não engorda!

    ResponderExcluir
  7. Há muita controvérsia a respeito desse óleo. Uns dizem ser bom, outros o condenam com veemência! Prefiro não arriscar agora que já absolveram a banha de porco.

    ResponderExcluir
  8. A Cargil fabricante desse veneno e a Monsanto, andam de braços dados para adoecer e fazer controle demográfco. São donas de industrias farmaceticas também.Te fazem adoecer atraves da alimentaçao e tiram seu suado dinheiro para tentar curar atraves de medicamentos que nada curam e trazem efeitos colaterais sinistros. Não usem essa porcaria .O gado que come a planta colza, morre ou doece no melhor dos casos.Oleo de canola é proibido no Canadá e mitos outros paises.

    ResponderExcluir
  9. A Cargil fabricante desse veneno e a Monsanto, andam de braços dados para adoecer e fazer controle demográfco. São donas de industrias farmaceticas também.Te fazem adoecer atraves da alimentaçao e tiram seu suado dinheiro para tentar curar atraves de medicamentos que nada curam e trazem efeitos colaterais sinistros. Não usem essa porcaria .O gado que come a planta colza, morre ou doece no melhor dos casos.Oleo de canola é proibido no Canadá e mitos outros paises.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog