terça-feira, 12 de julho de 2011

O que faz engordar?

Muita gente pergunta todos os dias o que faz engordar: "vitamina engorda?", "creatina engorda?", "BCAA engorda?", "Whey protein engorda?", e até algumas absurdas, como: "diclofenaco engorda?"...

Mas afinal, o que nos faz engordar?

Quando falamos em engordar, geralmente nos referimos ao aumento da massa gorda corporal, ou seja, gordura mesmo. Mas também pode ser aumento de massa total, principalmente a muscular.

Para sabermos o que pode fazer engordar, devemos fazer uma análise da composição do alimento ou do produto. E ver a presença e a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras, pois:


  • 1 grama de carboidratos equivale a 4kcal (Calorias)
  • 1 grama de proteínas (ou aminoácidos) equivale a 4kcal também
  • 1 grama de gorduras equivale a 9kcal
  • E até o álcool tem Calorias: são 7kcal por grama!
Por aqui já dá pra perceber por que as vitaminas não engordam. Elas não têm calorias. (veja também: É verdade que vitaminas engordam?)

Em nosso organismo, os carboidratos e as proteínas podem transformar-se em gordura. O excesso de consumo deles, que não foi aproveitado como energia nem como "matéria-prima", será convertido em gordura e então armazenado.

Produtos como creatina, BCAA, Whey protein, aminoácidos (veja também: Suplementos alimentares para atletas), se tomados em excesso, podem sim engordar. Como já expliquei, as proteínas podem ser transformadas em gordura em nosso corpo. E isso pode acontecer também, e até mais facilmente, com a malto (maltodextrina), que é carboidrato.

Claro que estes produtos podem contribuir para o aumento da massa magra (músculos), desde que tomados da maneira correta, compatível com o tipo de treinamento e fatores como idade, sexo, etc.

No caso de medicamentos, eles por si só não engordam, pois também não possuem calorias (com exceção dos xaropes!), e se possuem, geralmente é desprezível, não fariam alguém engordar. No entanto, alguns medicamentos podem "abrir o apetite". Neste caso, fariam a pessoa comer mais, o que poderia levar a um aumento de peso. E em alguns outros casos, podem aumentar a retenção de líquidos, e a pessoa fica inchada. Poucos podem levar a um aumento de peso real, de gordura. Mesmo os anticoncepcionais, nos quais muitas mulheres colocam a culpa por terem engordado, não têm evidências científicas de que realmente engordem.

Resumindo: em geral, tudo o que nos faz engordar contém carboidratos, proteínas e gorduras. Mas só engordaremos de acordo com a nossa genética, e se a ingestão calórica for superior ao gasto calórico.

10 comentários:

  1. Vamos mudar de assunto Luizão (hehehehe)...

    Muito boa a matéria.

    Abraço,

    Luis e Família.

    ResponderExcluir
  2. Preciso emagrecer mesmo vou seguir suas dicas.
    um abraço,
    Luciano Silva Batera

    ResponderExcluir
  3. ola! Meu nome é Larissa ,tenho 16 anos e quero muito engordar uns 4 kilos so que eu nao consigo comer muito eu como muito pouco pois nao tenho muito apetite qual é um remedio bom para mim tomar??? Me ajudem pois me acho muito magra e quero engordar rapido... Desde ja agradeco!

    ResponderExcluir
  4. ola! Meu nome é Larissa ,tenho 16 anos e quero muito engordar uns 4 kilos so que eu nao consigo comer muito eu como muito pouco pois nao tenho muito apetite qual é um remedio bom para mim tomar??? Me ajudem pois me acho muito magra e quero engordar rapido... Desde ja agradeco!

    ResponderExcluir
  5. meu email é : barbiestephanie10@hotmail.com nao aguento mais ser tao magra :/ tenho 1,68 d altura e peso 48 me acho muito magra por favor me ajudeem

    ResponderExcluir
  6. Olá Larissa,se praticas algum tipo de exercício te indico o Complexo B e buclina juntos,o resultado em mim foi muito rápido,engordei 9quilos em 2 meses,porém tens que praticar exercicios pra não ficar com aquela barriguinha saliente!

    ResponderExcluir
  7. Olá,boa noite.,

    Me, Edílson e tenho 167 e 88 kg, atualmente.Preciso perder 10 kg em 1 mês, é possível?
    Por favor me envie algumas dicas para esse Email.: edilson.vendasdiretas@gmail.com

    Grato!

    ResponderExcluir
  8. oi meu nome e werislayne eu tenho 18 anos e sou muito magra peso 47 kilos. por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  9. eu gostaria de saber algumas dicas para engordar .desde ja agradeço.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de você pensar em engordar, qual a sua altura? Você precisa calcular seu IMC para saber se realmente está mais magra do que deveria, ou se ACHA que está muito magra.

      Excluir

Pesquisar este blog