quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aspirina pra gripe??? O Marketing da Indústria Farmacêutica

É engraçado o que o marketing faz com as pessoas. Eu sempre achei estranho o fato de muita gente tomar Aspirina "pra gripe". Recentemente, assistindo à TV, vi uma propaganda da Aspirina, e entendi o motivo. Embora essa propaganda estivesse tecnicamente correta, ela parece induzir os telespectadores a acreditar que este medicamento pode combater gripes e resfriados. Mas o que ele faz é tratar alguns sintomas associados a estas doenças, como dores de cabeça e no corpo, e febre. E só. Mas atendi uma cliente outro dia (que me inspirou a escrever este post), que disse que a Aspirina fazia ela parar de espirrar... E vai tentar convencê-la do contrário!

O marketing é uma arma poderosíssima! Muito mais do que a opinião e o conhecimento dos profissionais que realmente entendem do assunto.

Outro exemplo claro da influência do marketing é no caso do Advil Extra Alívio e do Buscofem. Ambos possuem em sua fórmula ibuprofeno 400mg, em cápsula gelatinosa com conteúdo líquido. O marketing do Advil é voltado para dores em geral, como dores musculares, de cabeça, nas costas, de dente, artrite, cólicas menstruais, enxaqueca, etc. Já o marketing do Buscofem é voltado apenas para cólicas menstruais. Agora, se os medicamentos possuem a mesma fórmula e o mesmo tipo de cápsula, eles não serviriam para as mesmas coisas? Claro que sim! Mas tente convencer alguém de que o Buscofem também pode ser usado para dor de dente... Vão te chamar de burro (na melhor das hipóteses), e que está tentando enganá-las!

As indicações que vêm escritas na caixa dos medicamentos também são importantes para o marketing. Quando a pessoa procura um medicamento para uma finalidade específica, e um fabricante coloca esta informação na caixa, e outro não, a pessoa acaba comprando o que tem a informação, apesar de os medicamentos serem idênticos. Isso acontece muito no caso dos genéricos isentos de prescrição. Os medicamentos são iguais, passaram pelos mesmos testes, e tudo o mais. Só os fabricantes são diferentes. Então, embora as informações nas caixas variem, as indicações são exatamente as mesmas! Não é necessário comprar aquela que esteja escrito o que você precisa!

Portanto, embora o marketing direcione a opinião do consumidor para o que as empresas desejam, usar o bom-senso é fundamental. Sempre!

10 comentários:

  1. SOU FARMACEUTICA E NO MUNICIPIO ONDE TRABALHO, RODRIGUES ALVES NO ESTADO DO ACRE, ENFRENTO MUITO ESTE TIPO DE PROBLEMA. SE NAO TIVER O MEDICAMENTO COM O NOME COMERCIAL QUE ELES PROCURAM ELES NAO COMPRAM, PREFEREM ENFRENTAR 15 KG DE ESTRADA ATRAVESSAR RIO DE BALSA E IR EM OUTRO MUNICIPIO PARA ADQUIRIR O MEDICAMENTO, SENDO QUE NA DROGARIA TINHA O GENERICO. ISSO E MUITO A QUESTAO DE MARKETING E TAMBEM A FALTA DE CONHECIMENTO, E VÁ TENTAR CONVENCER E EXPLICAR PARA OS CLIENTES.

    EMANUELLE MAIA

    ResponderExcluir
  2. Isso ocorre direto.Aconteceu hj comigo...um cliente pediu naprosyn,ofereci o flanax quase me bateu disse que não sabia de nada...Fazer o que?deixa ele...

    ResponderExcluir
  3. Oi eu sou estudante do ultimo ano de farmácia e faço um estágio em uma farmácia de alto custo onde disponibiliza medicamentos gratuitos para doenças crônicas, e mesmo quando muda o laboratório quando vem outro nome na caixinha eles ficam questionando e só aceitam levar pq é essencial e muito caro também.

    ResponderExcluir
  4. Oi eu sou estudante do ultimo ano de farmácia e faço um estágio em uma farmácia de alto custo onde disponibiliza medicamentos gratuitos para doenças crônicas, e mesmo quando muda o laboratório quando vem outro nome na caixinha eles ficam questionando e só aceitam levar pq é essencial e muito caro também.

    ResponderExcluir
  5. O marketing é o que faz que as pessoas em vez de comprar o medicamento genérico de, por exemplo, propatilnitrato, escolham um duma referencia conhecida.

    ResponderExcluir
  6. Nao sou estudante de farmacia, mas acredite... Quando comeco a espirrar tambem tomo aspira e passa!
    E psicologico? nao sei... mas funciona comigo.

    ResponderExcluir
  7. GENTE BURRA, DESINFORMADA E ALIENADA QUE COMPRA AS COISAS POR MARKETING.
    PODE TER A PROPAGANDA COM O ÍDOLO QUE EU MAIS GOSTE QUE NÃO VAI ME INFLUENCIAR NO QUE ELE ELE ESTÁ TENTANDO EMPURRAR.. O MESMO VALE PRA REMÉDIOS.. MAS O QUE NINGUÉM FALA É QUE CERTOS GENÉRICOS NÃO VALEM ABSOLUTAMENTE NADA. VC PODE VER NA ULTRAFARMA QUE MESMO ENTRE OS GENÉRICOS AINDA TEM UMA DIFERENÇA ENORME NO PREÇO. JÁ TOMEI CERTOS GENÉRICOS QUE PARECIAM PLACEBO E NÃO RESOLVERAM NEM UMA SIMPLES DOR DE CABEÇA. E QUANTO A REMÉDIOS CADA UM TEM QUE TOMAR O QUE LHE CAI BEM... BRUCE LEE ERA UM LUTADOR DE ARTES MARCIAIS PERFEITO QUE FOI MORTO POR CONTA DE UMA SIMPLES ASPIRINA, MAS QUE NO SEU CASO O LEVOU A MORTE. O QUE VAI SURTIR EFEITO É QUE A PESSOA TOME CERTO QUE AQUILO VAI LHE CURAR POIS TODO REMÉDIO PRECISA DA SUA PARTE DO EFEITO DA DROGA E DO EFEITO PSICOLÓGICO.. SÓ UM OU OUTRO NÃO SURTE EFEITO.

    ResponderExcluir
  8. E muita gente comprou carne da Friboi por causa do Tony Ramos... Hahahaha

    ResponderExcluir
  9. E qual é o remédio ideal para a gripe?

    ResponderExcluir
  10. Esse é o Brasil! Nossos legisladores, quando não pecam pelo exagero, pecam pela omissão. Nas praças, nas ruas, em plena luz do dia, homens, mulheres, adolescentes e até crianças fumam crack (tem até um território conhecido como cracolândia), cheiram cocaína, fimam maconha (tem até político fazendo campanha para a liberalização das drogas), mas comprar um antibiótico, só com receita...e não pode ter um erro sequer. Além disso, é uma frescura tremenda: anotam endereço, CPF, telefone, etc, como se você estivesse comprando estricnina.
    Na Europa, entro numa farmácia e compro quantas caixas de amoxicilina eu quiser e bem entender. Mas aqui, um erro (não estou falando de rasura) é o que basta para voce ficar sem um medicamento que, em alguns casos, pode fazer a diferença entre ter ou nao ter uma bruta infecção.
    Brasil, um país cheio de erros, fingindo ser sério, criando leis que só servem para encher o saco.
    Esse país tá uma piada!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...