terça-feira, 26 de julho de 2011

Antialérgico ou hipoalergênico?

Frequentemente, ouço comentários do tipo: "comprei um brinco antialérgico", ou "este hidratante é antialérgico". E pela quantidade de vezes que isso acontece, nota-se que muitas pessoas desconhecem a diferença entre antialérgico e hipoalergênico.

Antialérgico: são medicamentos que agem contra os sintomas das reações alérgicas, ou seja, das alergias. Eles agem bloqueando a ação de uma substância liberada durante os processos alérgicos, que é a responsável por desencadear os sintomas das alergias: a histamina. Por isso, esses medicamentos antialérgicos são chamados tecnicamente de anti-histamínicos. Entre os medicamentos dessa categoria encontram-se a loratadina (Claritin), dexclorfeniramina (Polaramine), fexofenadina (Allegra), hidroxizina (Hixizine).

Hipoalergênico: produto que tem baixo potencial para causar alergias. Sabe-se que algumas substâncias têm maior potencial para causar alergias, em especial as de origem proteica. Portanto, as indústrias farmacêuticas e de cosméticos procuram formular produtos evitando utilizar ingredientes que tenham maior probabilidade de provocar reações alérgicas. Por essa razão esses produtos são chamados de hipoalergênicos. No entanto, isso não significa que eles não possam provocar alergia. Apenas a chance de acontecer uma reação alérgica é menor.

Espero ter esclarecido!

2 comentários:

  1. Muito bem lemrado, falar sobre esta diferença.
    É o mesmo caso qdo vão ao oftalmologista (médico)dizendo que vão ao "oculista"(ótica).
    Muito legal conhecer ou relembrar estas preciosidades.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...