terça-feira, 7 de junho de 2011

Qual o significado das siglas nos medicamentos (BD, XR, SR, etc)?

Vários medicamentos apresentam, após seus nomes comerciais, algumas siglas como BD, XR, SR, SRO, DI, SL, AP, CLR, LP, CD... Mas elas significam exatamente o quê?

Para entendermos o significado das siglas, bem como suas diferenças, é necessário o entendimento de alguns conceitos básicos:

Liberação (em inglês, release): O princípio ativo contido num medicamento precisa sair dele, ser liberado, para tornar-se disponível para absorção pelo organismo, e assim fazer seu efeito.

Liberação convencional: É a liberação regular, comum. Aquela cujo padrão de liberação não foi modificado.

Liberação modificada (modified release): É aquela cujas características de liberação do princípio ativo (fármaco) foram alteradas, para se conseguir um melhor efeito terapêutico, e menos efeitos colaterais, ou para uma maior conveniência do paciente, que pode, por exemplo, diminuir o número de tomadas diárias. Todas as siglas das quais falaremos referem-se aos diferentes tipos de liberação modificada.

Agora, vamos às siglas propriamente ditas:

XR (eXtended Release - Liberação Estendida): A liberação estendida tem como objetivo manter a liberação do fármaco por um período maior de tempo. Neste tipo, a liberação é suficientemente lenta para que seja possível estender o intervalo entre as doses por duas vezes ou mais. Exemplos: Efexor XR, Cipro XR, Glifage XR, Alenthus XR, Frontal XR

SR (Sustained Release - Liberação Sustentada): modalidade da liberação estendida que permite uma rápida liberação de uma dose ou fração do princípio ativo, seguida de uma liberação gradual da dose restante, por um período de tempo prolongado. Ou seja, ação rápida e duradoura. Exemplos: Voltaren SR, Indapen SR

BD (Bis in Die): Bis in die é uma expressão em latim que significa duas vezes em um dia. Os medicamentos com a sigla BD, portanto, devem ser tomados 2 vezes ao dia. São medicamentos que, em suas versões "normais", devem ser tomados 3 vezes ao dia (a cada 8 horas), e nas versões BD, apenas 2 vezes (a cada 12h), o que facilita a adesão ao tratamento e a correta utilização destes medicamentos. Exemplos: Amoxil BD, Clavulin BD, Velamox BD.

Outras variações são:

AP (Ação Prolongada): Exemplo: Tylenol AP
LP (Liberação Prolongada):  Exemplo: Biofenac LP
DI (Desintegração Instantânea):  Exemplo: Biofenac DI
CLR (Crono-Liberação Regulada): Exemplo: Biofenac CLR
CD (Controlled Diffusion): controle da liberação do princípio ativo. Exemplo: Angipress CD
SRO (Sustained Release Oral): Exemplos: Hydergine SRO, Parlodel SRO
CR (Controlled Release): Exemplos: Tegretol CR, Adalat CR

E existem ainda algumas siglas que não têm a ver com a modificação na liberação, como:

Tylenol DC (Dor de Cabeça), Feldene SL (Sub-Lingual)

20 comentários:

  1. Luiz Menezes
    Achei muito legal essa sua postagem.
    Já fiz uma menção no twitter.
    Já estou seguindo.
    E vou colocar seu blog em meu blog mencionando que estou o seguindo.
    Legal

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da matéria e Gostaria de saber se você pode me explicar melhor as seguinte siglas:DI, LP ,CR e CD

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário! Bem, DI (Desintegração Instantânea)são os comprimidos dispersíveis: joga-se o comprimido num copo com água, mistura-se com uma colher, e ele se dissolve completamente. Já LP, CR e CD são apenas variações de nomenclatura, mas poderiam também ser XR ou SR. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  4. Oi.. colega..gostei mt da matéria...o diclofenco de sódio nao deve ser administrado em hipertensos..pois contén NACL.

    ResponderExcluir
  5. THIAGO - FARMACÊUTICO RANI TRÊS IRMÃOS29 de julho de 2011 às 19:39

    LUIZ...

    Parabéns pela iniciativa deste blog, pois os textos são de fácil entendimento e temas que fazem parte do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  6. Trabalho com dispensação de medicamentos, e nunca tive acesso à uma explicação tão completa... PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  7. Explicação simples e completa. Já salvei o blog em meus favoritos.

    ResponderExcluir
  8. Adorei, nunca apredemos isto da faculdade!!!

    ResponderExcluir
  9. Caros, não coprem remédios da SANDOZ, eu estava tomando um bem mais barato e de dosagem menor e quando comprei o dessa marca não fez mais efeito... remédio feito de farinha, a ganância desses filhos da puta me causaram dores muito fortes... e aviso a SANDOZ, trabalho em uma indústria Farmacêutica a 20 anos e temos HPLC`s farei os testes... publicarei aqui os resultados. No mínimo as siglas são mal intencionadas... to bem puto e vou até o final

    ResponderExcluir
  10. Já que tem tantas siglas ai vai mais uma pra coleção.

    ODT - Orally Disintegrating Tablet

    ResponderExcluir
  11. OROS (Osmotic [Controlled] Release Oral System)
    Ou Sistema de Liberação Oral Osmoticamente controlada. Osmose é um processo biológico no qual a apenas a água [e não o que está dissolvido nela] podem passar de um lugar para outro. Esses comprimidos possuem uma revestimento rígido, porém permeável à água e com pequenos orifícios feitos a laser. Enquanto o comprimido passa pelo corpo a pressão osmótica da água que entra no comprimido empurra o fármaco [princípio ativo] para fora do comprimido através dos orifícios.

    Adalat OROS



    (ODT) Orally Disintegrating Tablet or OroDispersible Tablet, ou seja, se trata de um comprimido de desintegração oral ou comprimido orodispersível. Sendo "Zydis" uma técnica de fabricação dos comprimidos. São comprimidos desenvolvidos para serem dissolvidos na boca ao invés de engolidos. Servem como alternativa para pacientes que tem dificuldade para engolir. Pode ser uma Forma Farmacêutica utilizada para evitar a passagem do comprimido pelo Trato Gastro Intestinal ou simplismente pela conveniência de permitir a administração de um comprimido sem o uso de água.

    Exemplos: Levitra ODT, Razapina ODT, Zyprexa Zydis


    estou procurando pra ver se descubro o que quer dizer UD, no Klaricid UD, mas está difícil de encontrar.

    ResponderExcluir
  12. O que significa a sigla HBS , cuja está contida no prolopa?

    ResponderExcluir
  13. O que significa a sigla ER no medicamento Depakote?

    ResponderExcluir
  14. Achei um comprimido com a sigla PE 100, saberia informar o que significa ou o que poderia ser? desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  15. O que significa LA exemplo. Ritalina LA?

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog