quarta-feira, 18 de maio de 2011

Você sabe o que significa "10 volumes" na Água Oxigenada?

Alguma vez você já se perguntou o que são os volumes da água oxigenada? 10 volumes, 20 volumes, 30, 40... Tem até aqueles que dizem "volume 10"! Mas o que exatamente são estes volumes? E por que 10, 20, 30, 40?

Bem, a água oxigenada é o nome popular da substância de nome químico peróxido de hidrogênio, cuja fórmula é H2O2, ou seja, água (H2O) com mais um átomo de oxigênio (O), por isso água oxigenada. Quando se decompõe, cada molécula de água oxigenada libera um átomo de oxigênio. Este oxigênio é altamente reativo (e por isso é o responsável pela ação antisséptica da água oxigenada), e rapidamente combina-se com outro oxigênio para formar o gás oxigênio (O2).

Esta explicação foi um pouco técnica, mas é necessária para o entendimento dos "volumes":

Então, você sabe que a água oxigenada é comercializada como 10, 20, 30 volumes. Este número aumenta conforme a concentração do peróxido de hidrogênio na fórmula. Lembra-se do oxigênio liberado na decomposição? É ele que vai dar o "volume" da água oxigenada! Vou explicar utilizando exemplos:

  • 1 litro de água oxigenada libera 10 litros de gás oxigênio (O2). 10 litros de oxigênio é 10 vezes o volume de 1 litro de água oxigenada, por isso, ela é chamada de 10 volumes.
  • 1 litro de água oxigenada libera 20 litros de gás oxigênio (O2). 20 litros de oxigênio é 20 vezes o volume de 1 litro de água oxigenada, por isso, ela é chamada de 20 volumes...

...e assim por diante! Quanto maior a concentração do peróxido de hidrogênio, maior a liberação do gás oxigênio, e maior o volume da água oxigenada!

29 comentários:

  1. Mto bom... mais ainda tenho uma duvida se eu misturar um Ox de 10 com 30 qual vai ser o resultado? 20 ou 40? Abraço! Seria mto eu pedir pra vc responder no meu email msn que seja! pamella.menezes@hotmail.com Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. á luz da explicação supracitada, teremos agua ox com 20vol. pois é um liquido, logo tende a buscar a homogeneidade...

      Excluir
    2. Não uma mistura de 10 com 20 você terá 30 sim, porém tem que fazer uma divisão por 2 automaticamente sua água oxigenada chega ha 15, é uma regra que é ensinada em cursos de colorimetria,
      Sua maior volumagem que conheço para cabelo é 40, não sei se existe outra, tem como faze-la virar de 30 usando uma proporção de agua, fica uma solução mais aguosa, mas chega de forma correta.

      ´procure um curso de colorimetria e fique fera no assunto
      espero poder ter ajudado

      Att, Túlio prof, colorimetria

      Excluir
    3. Túlio, aonde encontro um curso de colorimetria em São Paulo? Sério, não aguento mais pagar para estragarem meu cabelo... decidi que vou aprender a usar as tintas... você pode me ajudar? Abraços

      Excluir
    4. Misturando duas aguas oxigenadas de volumes diferentes terá como resultado um valor intermediário entre as duas. O valor exato vai depender da proporção de cada uma misturada. Para se obter 20 vol a partir de 10 e 30, é necessário misturar partes iguais de cada uma, pois é exatamente a média. A fórmula seria algo como: V = [(q1 x v1)+(q2 x v2)] / (q1+q2), onde q1 e q2 são as quantidades de cada uma, e v1 e v2 são os valores dos volumes.
      Outra questão que não estou considerando, é que na hora de misturar haverá perda de oxigenio no processo, o que fará com que o volume resultante seja um pouco menor do que o calculado.

      Excluir
  2. vai ser diferente, outro volume pois a quantidade de agua oxigenada sera maior que 1 litro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que nao, se voce por 500ml de uma de 10 com mais 500ml de uma de 30 voce vai ter 1L

      Excluir
    2. No seu exemplo teremos 1 litro de 20 vol. Imagine que os 500 ml de 10 vol só encostem nos 500 ml de 30 vol, para ficar igual em 1 litro, tem que passar 5 vol para os 500 ml com 10 vol, ai teremos tudo com 15 vol. Tudo bem?

      Excluir
  3. quero fazer luzes no meu cabelo, ele já é loiro mais quero clarear mais algumas partes, só que não sei se eu uso 30 volumes ou 40. Se eu mistura-los na quantidade que resulta na mesma de um potinho essa mistura ficara mais forte ou compensará num volume entre 30 e 40? corro o risco de estourar meu cabelo? (quero misturar pois o potinho de v 30 está pela metade e tenho medo de usar apenas a de 40 pois é muito forte). obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se misturar 30 com 40 na mesma proporção terá 70,dividindo por 2 uma água oxigenada de 35 sendo assim, é melhor usar a de 20 para iniciar a balayagem na parte de baixo bem no inicio do cabelo, quando estiver no meio do cabelo prepare mais pó com de 30 e no final da balayagem use a de 40, mas faça o teste de mecha pelo amor de Deus.

      Excluir
  4. e o q significa agua oxigenada 3%, é o mesmo q vol 30?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, essa é a concentração de peróxido de hidrogênio na solução, 3% é o mais fraco, ou seja 10 volumes. Essa concentração geralmente vai até 9%.

      Excluir
  5. Diluindo em agua como fica o volume? divide na proporção da mistura?

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UMA AGUA OXIGENADA ESPECIAL OU PÓ DESCOLORANTE ESPECIAL PARA DESCOLORIS CABELOS PRETOS? PQ ELES SEMPRE FICAM ALARANJADOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu isso com o cabelo da minha mae, ent'ao ela passou o desamarelador da marca Alfaparf e ficou [otimo...olha n'ao [e o matizador, nao...o nome na embalagem [e realmente DESAMARELADOR!

      Excluir
    2. Aconteceu isso com o cabelo da minha mae, entao ela passou o desamarelador da marca Alfaparf e ficou otimo...olha nao e o matizador, nao...o nome na embalagem e realmente DESAMARELADOR!

      Excluir
    3. Boa a pergunta!!! a resposta debaixo ajuda, porém, os cabelos pretos são difíceis de abrir ainda mais se já estiverem com tintas. tem que fazer um teste de mecha antes com ox de 30 ou 40 mais pó descolorante, existem algumas aguas oxigenadas já com pigmentos azul para correção, uma boa matização com pigmento cinza ou azul ajuda bastante, mas sem o teste de mexas fica difícil de informar 100% mas respondendo existe a agua da forma que quer

      Excluir
  7. Como germicida nas escovas de dentes é aconselhado borrifar sobre as cerdas antes de guardá-las. Qual o Volume ou a concentração neste caso?

    ResponderExcluir
  8. Um água oxigenada 20 volumes é quando em percentagem? Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Existem três concentrações básicas 3 6 e 9%,
    que são respectivamente 10 20 e 30 volumes.

    ResponderExcluir
  10. Não entendi o porque de 1 litro de agua oxigenada liberar 10 litro de gás oxigênio e também o mesmo litro liberar 20 litro de gás oxigênio conforme a explicação. No meu ver 1 litro libera 10 e 2 litros libera 20 de gás oxigênio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você é burro que nem uma porta, hein!

      Excluir
    2. kkkkkk
      1l vol 10 libera 10l de O2
      1l vol 20 libera 20l de O2
      não é o mesmo litro entende?

      Excluir
  11. Comprei duas tinturas de cores diferentes, uma veio com 20v e a outra com 30v posso misturar e usar?

    ResponderExcluir
  12. passar agua oxigenada volume 40 em pano branco no corpo é bom ? Ouvir dizer .

    ResponderExcluir
  13. Ei ! O segundo exemplo é 20 litros de de agua oxigenada

    ResponderExcluir
  14. Oi eu comprei aqui en londres o Hidrogen Peroxiden 6% 20 vol. ou seja agua oxigenada e nao e a tipica de 20 vol que no brasil e cremosa, essa e liquida como a de 10 vol do brazil; minha pergunta e mesmo liquida ela e uma agua oxigenada de 20 vol perdade? mas porque 6% que significa? pois o que eu queria era a simples agua oxigenada liquida de 10 vol do Brazil por exemplo. Mas nao sei se essa que comprei serve para o meu proposito que e de usar para escovar os dentes ou usar no ouvido?, como eu fazia no Brasil. vc pode tirar minha duvida?

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog