terça-feira, 24 de maio de 2011

Remédios: devemos tomá-los com estômago cheio ou vazio?

Quando você vai tomar um remédio, deve tomá-lo com o estômago cheio, certo? ERRADO! Sua mãe ou alguém já deve ter falado para você comer alguma coisa antes de tomar seu remédio, ou tomá-lo com leite. Todas as mães falam isso! Mas, na verdade, muitos medicamentos devem ser tomados com o estômago vazio, mesmo. Isto porque eles necessitam do ambiente mais ácido do estômago para poderem ser absorvidos. Já alguns outros são melhor absorvidos na presença de alimentos, ou agridem menos o estômago neste caso. E outros, possivelmente a maioria, não sofrem interferência na presença ou ausência de alimentos.

Existem também medicamentos que possuem interação com determinados tipos de alimentos. Por exemplo, a tetraciclina não deve ser tomada com leite ou outros alimentos ricos em cálcio, pois ela se liga ao cálcio, formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento.


- Exemplos de medicamentos que devem ser tomados com o estômago vazio:
  • Norfloxacino
  • Captopril
  • Omeprazol
  • Cefalexina
  • Cefadroxila
  • Azitromicina
  • Doxiciclina
  • Loratadina
  • Sulfato ferroso
  • Rifampicina
  • Ciprofloxacino (pode ser tomado com refeições leves, desde que não contenham leite e derivados)
Obs.: considera-se estômago vazio quando se está em jejum, ou 1 hora antes ou 2 depois das refeições.


Exemplos de medicamentos que devem ser tomados com alimentos (estômago cheio):
  • Cetoconazol
  • Itraconazol
  • Hidralazina
  • Pentoxifilina
  • Predinisona
  • Valproato de sódio
  • Carbamazepina
  • Antidiabéticos orais
  • Anti-inflamatórios AINEs (diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, meloxicam, tenoxicam, piroxicam, etc.)


- Exemplos de medicamentos que podem ser tomados com o estômago cheio ou vazio:
  • Alopurinol
  • Amoxicilina
  • Amiodarona


O correto, SEMPRE, é ler a bula do medicamento e verificar como ele deve ser tomado. Ou perguntar para o farmacêutico. Porém, se você jogou fora a bula, e está longe de algum farmacêutico, opte por tomar o remédio sem alimentos, somente com água. Assim, você até poderá ter alguma dor no estômago, mas provavelmente não vai atrapalhar a ação do medicamento.

30 comentários:

  1. AmoXICIlina detona meu estômago se tomar de estômago vazio. Não consigo tomar a terceira dose.
    Por que é amoXICIlina e todos falam "amoXIlina"?
    Afinal, uma vogal, em química, muda a fórmula.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns casos podem alterar, quando estamos falando de nomes próprios podem fazer diferença na cadeia das moléculas.... Com relação ao seu estômago você deve ser muito sensível, pode tomar um

      Excluir
    2. Omeprazol durante o período do antibiótico, mas lembrando deve ser tomado enjejum 15 min antes do café da manha.....

      Excluir
    3. O nome correto é amoxicilina. Algumas pessoas, para abreviar ou por não conhecer, falam apenas amoxilina.
      Amoxilina não existe.

      Excluir
  2. vou usar sempre suas explicações. muito bem esclarecida as dúvidas que temos sobre o uso correto de medicamentos. Melhor explicado do que um médico.

    ResponderExcluir
  3. qual a reação do omeprazol ao ser tomado com estomago cheio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O omeprazol deve ser administra de estomago vazio de preferencia em jejum e deve ficar sem comer pelo menos meia hora após a administração do mesmo.Caso vc esqueça de tomar de forma correta,o efeito não será tão satisfatório se tomado de estomago cheio ,o efeito do remédio diminui .

      Excluir
  4. nimesulida agride menos o estomago do que outro anti inflamatorios?

    ResponderExcluir
  5. o omeprazol ao ser tomado com o estomago cheio perde sua ação! pois precisa de um ambiente com o PH baixo, pois precisa se encontrar na forma molecular! Ou seja, lipossolúvel. Se você por exemplo, tomar um antiacio, que nada mais é que uma solução tampão, ou comer algum alimento, vc vai estar alterando seu pH estomacal, e como o omeprazol possui um PKA baixo, ele nao tera ação nenhuma! entao, ou seja, nao tenho conhecimento de nenhuma reação, mas o que sei é que ele não tera ação nenhuma!


    Adinan Hendler

    ResponderExcluir
  6. quei toma diclofenaco podin comer carne de porco

    ResponderExcluir
  7. Descobri um modo de tomar amoxilina sem detonar meu estomago(pelo menos dessa vez foram 2 comprimidos por dia e dez dias seguidos). Na hora de tomar o remédio comia um pouco tomava o comprimido e voltava a comer normalmente...não senti nada no estomago.

    ResponderExcluir
  8. Posso tomar predinisona e doxiciclina ao mesmo tempo ? Ouvi dizer que um corta o efeito do outro. Pesquisei mas nao encontrei nada de concreto !
    Alguém pode ajudar? Obrigado

    paulopatinho@hotmail.co.uk

    ResponderExcluir
  9. Estou gripado e comprei multigrip para tomar, devo tomar de estomago cheio ou vazio ?

    ResponderExcluir
  10. E o puran,devo tomar antes do café da manha,em jejum,ou depois do café.

    ResponderExcluir
  11. Meu médico disse que estou com infecção urinária que está passando para os rins, me receitou cloridrato de ciprofloxacino 500mg e Flancox etodolaco 400mg de 12 em 12h durante 10 dias. Mas nas primeiras duas vezes que tomei, me senti pior, com enjôo, tonturas, dificuldade pra comer. Tenho que tomar os dois juntos ou em horários diferentes?? com estômago vazio ou depois da alimentação??

    ResponderExcluir
  12. Quantas capsulas d ciprofloxacino devo tomar por dia ?

    ResponderExcluir
  13. E dipirona, deve ser ingerida em jejum?

    ResponderExcluir
  14. ola dr Luiz
    como esta ?
    desejo q bem !
    muito ter este material disponível - grata
    por fineza pode retornar com resposta :?

    a vitamina B12 precisa de esta associada ao FATOR INTRÍNSECO ( produto liberado no estomago em muio acido) mas sera assimilada na intestino delgado na sua porção final e para tanto deve estar em meio alcalino - eu creio q seja melhor fazer a ingestão dos suplemento no inicio da refeição - indicando ao paciente 5 minutos antes da refeição com pouco de água para q o fator intrínseco FI esteja ali e se ligue prontamente a cianocobalamina B12 estou correta ?

    estarei no aguardo - agradeço a gentileza ! dra . patricia gunutzmann

    ResponderExcluir
  15. Estou tomando loratadina e dexclorfeniramina, e comecei a tomar o omeprazol para refluxos, é possível que o omeprazol corte o efeito de alguns dos medicamentos citados?

    ResponderExcluir
  16. Estou tomando loratadina e dexclorfeniramina, e comecei a tomar o omeprazol para refluxos, é possível que o omeprazol corte o efeito de alguns dos medicamentos citados?

    ResponderExcluir
  17. Tomo gestinol28,tenho que tomar com o estômago cheio ou vazio?

    ResponderExcluir
  18. Estou tomando prednisona.posso tomar omeprazol ?

    ResponderExcluir
  19. To em um tratamento com lasomprazol claritromicina amoxicilina tomo 8 comprimido por dia 4cmp as 6:00 da manhã e 4 cmp as 6:00 da noite e sempre como algo antes.Sendo q era pra tomar em jejum. Depois vou tomar outros remédios por 60 dias lasomprazol uma vez por dia. O primeiro tratamento e doloroso não aguenta tomar os comprimido em jejum.E o segundo não sei pois não tomei ainda. Quero saber se pode não fazer o efeito q deveria fazer so pq sempre tomo os remédios com algo no estomago?

    ResponderExcluir
  20. Ola! FAÇO USO DO OMEPRAZOL PORQUE ESTOU EM TRATAMENTO C O TOPIRAMATO, AGORA ME SURIGIU UMA SISTITE RECORRENTE E JÁ TOMEI FLUCONAZOL PORQUE DIZEM Q OS SINTOMAS É PARECIDO C CÂNDIDA. QUERO SABER SE POSSO TOMAR O CIPROFLOXACINO QUANDO JÁ FACO USO DO OMEPRAZOL?

    ResponderExcluir
  21. O FLUCONAZOL NÃO RESOLVEU, sensacao de ardência ao urinar e principalmente no final ainda sinto. O meu ginecologista me receitou o creme vaginal miconazol pois quer combater a candida que não deixa de ser real,a minha uretra e bexiga parece estar com aquela sensação de ardência. ( SÓ A URETRA) . JÁ FIZ UMA VEZ TRATAMENTO COM O CIPROFLOXACINO E MELHOREI SÓ Q NUNCA FIZ DE DEZ DIAS E SIM DE SETE DIAS. GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO, pois o médico passou o fitoterapico Enax e não tô vendo resultado.

    ResponderExcluir
  22. Diclofenaco corta o efeito da azitromicina

    ResponderExcluir
  23. Olá,eu posso tomar o ciprofloxacino com o omeprazol?

    ResponderExcluir
  24. O Enax comprimido devo toma lo em jejum ou após o cafe da manha? E posso fazer uso do tavok em qual horario, pois vou também fazer junto com a pomada crevagin? Obg

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog