terça-feira, 3 de maio de 2011

Qual a diferença entre Diclofenaco Sódico, Diclofenaco Potássico e Diclofenaco Colestiramina?

Caso você esteja procurando pelo uso de diclofenaco sódico ou potássico por hipertensos, clique aqui.


Qual a diferença entre o diclofenaco sódico, o diclofenaco potássico e o diclofenaco colestiramina?

Há uma lenda espalhada entre a população e também entre muitos balconistas de farmácia, que diz que o sódico serve para inflamações de tecidos "duros" (como articulações, ossos, etc), o potássico para tecidos "moles" (garganta, etc)... Mas qual será a verdade por trás das diferentes formas?

Quimicamente, o diclofenaco pode estar ligado a um íon sódio, potássio, ou à colestiramina (que é uma resina).

Todos os tipos de diclofenaco, depois de absorvidos pelo organismo, são exatamente a mesma coisa: apenas diclofenaco. No estômago, o sódico perde seu íon sódio e o potássico perde o íon potássio. E o diclofenaco colestiramina separa-se da colestiramina.

Portanto, a diferença está na velocidade com que cada um deles será absorvido!

O diclofenaco potássico é mais solúvel em água do que o sódico. Isso faz com que ele seja absorvido mais rapidamente, e também inicie sua ação mais rapidamente. Já o diclofenaco colestiramina tem uma absorção bem rápida (e um início de ação rápido), mas também gradual, o que permite que atinja uma concentração no sangue menor, e um tempo de ação maior no organismo.

Ainda assim, os três tipos continuam sendo o mesmo diclofenaco, e a ação farmacológica tem que ser obviamente a mesma. Porém, as indicações podem ser diferentes dependendo da necessidade de um início de ação mais rápido, ou de uma duração mais prolongada.

Curiosidade: o nome diclofenaco é derivado de seu nome químico em inglês: 2-[(2,6-dichlorophenyl)  amino] benzeneacetic aciddichlophenac, simplificado para diclofenac, e recebendo um "o" no final, pela Denominação Comum Brasileira (DCB).

120 comentários:

  1. Muito boa sua explicação agora não tenho nenhuma duvida mais

    ResponderExcluir
  2. Obrigado , esclareceu minha duvida

    ResponderExcluir
  3. Tenho um amigo que não pode tomar um deles porque tem problemas de pressão alta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma colega disse isso, que não podia tomar dicoflenaco de sodico pq tem pressão alta,,, ( sodio = sal)

      Excluir
  4. Todos eles aumentam a pressão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o de sódio é que altera a pressão,tomando por tempo prolongado.

      Excluir
    2. Não seria mais indicado o potassico para quem tem presssão alta e sodico para quem tem pressão mais baixa, ja que esses íons fazem toda diferença nas pressões arteriais??

      Excluir
    3. Todos os antinflamatórios não-esteroidais podem aumentar a pressão arterial e isso se relaciona com o mecanismo de ação desses medicamentos. O sódio presente no diclofenaco está em muito baixa concentração, o que não irá interferir na pressão arterial. Assim o diclofenaco sódico e potássico não terá efeitos diferentes com relação a pressão arterial.

      Excluir
  5. Não concordo com vc pois o diclofenaco de sódio tem ação de analgesia e antiflamatória, já o diclofenaco de potassio é somente antiflamatório! como é que são apenas diclofenaco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nÃO É VERDADE...OS DOIS SÃO PARA DOR E FEBRE E ANTIINFLAMATÓRIOS...SOU FARMACÊUTICA

      Excluir
  6. Desculpe, amigo. Vc tem todo o direito de discordar de mim. Mas mostre argumentos convincentes! Vc tem alguma formação na área da saúde? Acredito que não, pois se tivesse, saberia que TODOS os antiinflamatórios possuem atividade analgésica e antipirética. E nos livros de farmacologia não há diferenciação dos tipos de diclofenaco: cita-se apenas diclofenaco, sem especificar se é de sódio, potássio ou colestiramina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como uma pessoa pode discordar sem apresentar nenhuma citação ou referência? Luiz, essa pessoa aí de cima precisaria de conhecimento na área para ter feito esse comentário. Parabéns pelos seus esclarecimentos!

      Excluir
    2. Nem todos os antiinflamatórios possuem ação antipirética.

      Excluir
    3. Por favor, Anônimo, cite exemplos!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. agora sim aprendi mais Luiz sempre pensei que o diclofenaco potassico era indicado para quem tivesse hipertensão + agora vi quem nao tem nada a ver mesmo so no preço kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    6. nimesulida e antiflamatorio mas nao antipiretico

      Excluir
    7. Aneize, foi baseada em quê a sua afirmação de que a nimesulida não possui atividade antipirética? Veja só:

      Bula do medicamento Nimesulida genérico (Medley) comprimidos: "Ação esperada do medicamento: nimesulida é um medicamento que apresenta propriedades que combatem a inflamação, a dor e a febre". (http://www.medley.com.br/portal/bula/nimesulida_comprimidos.pdf)

      Bula do medicamento Nimesulida genérico (Medley) gotas: "O que é e para que serve este medicamento? A nimesulida é um medicamento que apresenta propriedades antiinflamatórias, analgésicas e antipiréticas". (http://www.medley.com.br/portal/bula/nimesulida_susp_oral_gotas.pdf)

      Wikipédia: "a nimesulida combate os processos inflamatórios, as dores e a febre." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nimesulida)

      Abraço!

      Excluir
    8. a NIMESULIDA E TODO E QUALQUER ANTIINFLMATÓRIO SÃO ANTIPIRÉTICOS

      Excluir
  7. Acabamos de chegar do hospital, pois meu marido tem muita dor no nervo ciático junto com uma lesão (pequena) na coluna, o médico receitou diclofenaco, mas não especificou qual deles,mas a farmacêutica pediu que explicasse onde era a dor e ela indicou o sódico.
    Na hora fiquei em dúvida, mas com sua explicação ficou bem claro qual a diferença.
    PS.: meu marido foi baleado na porta de casa há um ano (saidinha de banco).
    Muito obrigada.
    Gre

    ResponderExcluir
  8. Grande Luiz, no texto você fala que o diclofenaco de potássio é mais bem absorvido por ser mais solúvel em água, não deveria ser o contrario? Melhor absorvido o menos solúvel? Desde já agradeço.

    Pablo Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo,para haver absorção é necessário primeiro haver dissolução. Drrogas insolúveis em água, como mo mebendazol, não são absorvidas e exercem apenas ação local.

      Excluir
    2. Exatamente,deve haver dissolução,mas acima de tudo realmente,a droga deve ser LIPOssolúvel e não hidrossolúvel.Pois os tecidos por ondem são absorvidas são formados por bicamadas lipidicas compostas por peptídeoglicanos.Vamos voltar à farmacologia galera!

      Excluir
  9. eh isso aih, doutor. Assino em baixo. Jah ouvi barbaridades de balconistas a respeito... tipo: um serve para inflamacao e outro pra infeccao. Fico pensando, de onde tiram isso?
    Abracos,
    de um colega farmaceutico.

    ResponderExcluir
  10. Caro farmacêutico,todos nos sabemos que para uma droga ser mais absorvida é necessário que ela seja mais lipossoluvél por causa de nossa membrana plasmaticas.E o nosso principal sistema de excreção de fármacos e o renal, ou seja,o fámaco tem qaue ser Mais hidrossoluvél para a sua eliminação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, embora o que você falou seja correto (em nível celular), não é necessariamente o que ocorre em TODAS as situações (fisiologicamente falando). Parece ser esse o caso do diclofenaco. Todas as fontes por mim pesquisadas citam o diclofenaco potássico como sendo mais solúvel do que o sódico. Assim como sua absorção sendo mais rápida. Como exemplo, o site do JOURNAL OF PHARMACEUTICAL SCIENCES, VOL. 98, NO. 4, APRIL 2009 (http://www.fip.org/files/fip/BPS/BCS/Monographs/Chuasuwan%202009.pdf), na página 1208:

      "Diclofenac potassium is claimed to dissolve faster, and hence absorbed faster, than the sodium salt and is recommended for the treatments that need short onset of action, mainly for its analgesic properties."

      Traduzindo: O diclofenaco potássico é afirmado como dissolvido mais rápido, do que o sal sódico, e é recomendado para tratamentos que necessitam de um rápido início de ação, principalmente por suas propriedades analgésicas.

      Excluir
    2. So completanto,Luiz, acredito que a palavra chave neste caso seria "DISSOLVIÇAO". A forma farmaceutica do potassico è melhor dissolvida ou desintegrada no estomago, logo, é mais rapidamente ABSOLVIDA que a do sodico.Espero ter acrescentado algo a discussao. Cleiton.farma.

      Excluir
    3. Desculpem pela palavra "absolvida", seria dissolvida. Cleiton.farma. "dissolvida ou desintegrada." Meus niveis de glicose estavam baixos naquele momento. È serio... rsrsr

      Excluir
    4. Cleiton, obrigado pelos seus comentários! Quando falamos em "desintegração", estamos falando de uma propriedade do comprimido, e não do fármaco! Ou seja, os comprimidos das diferentes formas de diclofenaco poderiam se desintegrar em tempos iguais, e ainda assim, cada uma das formas ser absorvida em tempos diferentes.

      Excluir
    5. Mesmo que fosse "absolvida" seria talvez... ABSORVIDA?

      Excluir
  11. caramba essa de inflamacao e infexao ai foi de mais anonimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, o correto é " in
      fecção " e não " infexão ".

      Excluir
  12. se um médico prescrever diclofenaco e não especificar qual deles eu posso adquirir qualquer um deles seja potássio, sódio ou colestiramina???

    ResponderExcluir
  13. me diga qual a diferença de diclofenaco de sódio, potassio, resinato e dietilamono???

    ResponderExcluir
  14. Eu lhe explico. A diferença é que o resinato é em gotas, ou seja, precisa da troca do grupo funcional para tornar o diclofenaco gotas. Assim como o diclofenaco de dietilamonio, para ele ser um emugel, ele junta duas etilas junto com o grupamento amonia NH4, entendeu?
    a discussão aqui era entre as mesmas formas farmacêuticas, ou seja, os diclofenacos orais! A comparação entre o resinato e o dietilamonio ja fogem dessa linha, pois são casos especificos.

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber se qualquer diclofenaco é prejudicial a presão arterial alguem me responde por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (vi em um reportagem)não é que ele seja prejudicial,mais tomado em tempo prolongado almenta a P.A.

      Excluir
    2. Na verdade, todo AINE (antiinflamatorio nao esteroidal) diminui o fluxo renal, ou seja, a filtracao glomerular é diminuída,portanto, a PA (pressao arterial) é aumentada. Logo, todo AINE diminui o efeito de antihipertensivos. Tem muito medico por aí que ignora ou nao tem conhecimento destas informacoes. Parabens pelas informacoes,Luiz Menezes. Precisamos de Colegas assim, como vc.

      Excluir
    3. Esqueci de me apresentar. Chamo cleiton. Farmaceutico. Autor da msg anterior

      Excluir
  16. ola sou a josy tomo sempre diclofenaco com paracetamol para coluna mas qual e o mais indicado para se tomar com paracetaol????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sabido que nao ha sinergismo da acao de mais de um AINE (antiinflamatorio nao esteroidal). Ha sim, o aumento de seus efeitos adversos. Ambos sao AINEs. Se, sozinho, o paracetamol nao aliviar as dores, sera necessario troca-lo por outro analgesico/antiinflamatorio. Procure seu medico. Cleiton.farma.

      Excluir
    2. DESDE DE QUANDO O PARACETAMOL È UM AINE???

      Excluir
    3. E desde quando não é um AINE??? Embora não tenha efetivamente uma atividade anti-inflamatória, o paracetamol tem diversas características que o colocam no mesmo grupo de outros AINEs. Portanto, ele é sim um AINE.

      Excluir
    4. Luiz Menezes, Parabéns pelo alto nível de conselhos. Deixando minha contribuição para este tópico o paracetamol aponta nas pesquisas atividade na COX3 portanto é classificado sim como AINE. FACEBOOK: FALE COM O FARMACÊUTICO.

      Excluir
  17. obrigada tirou todas as minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  18. Excelente explicação!Estava dando o potássico para meu cachorro que levou uma trombada de um carro e li na internet que ele era indicado para tecidos moles (a tal informação errada que vc mencionou) e fiquei preocupada achando que estava agindo incorretamente. Com sua explicação fiquei bem mais tranquila. Muito obrigada e parabéns pela iniciativa do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu nome é Kátia e sou farmacêutica. Gostaria de esclarecer que o uso de diclofenaco (em qualquer forma) hehe, é evitado em cachorros http://www.scielo.br/pdf/pvb/v28n4/v28n4a05.pdf, quando há necesidade de uso de um antiinflamatório para cães o que comumente é prescrito, é o meloxicam.

      Excluir
    2. Cuidado meu cachorro teve hemorragia estomacal e muitos vômitos com diclofenaco. O veterinário me disse que diclofenaco não pode dar a eles e que o melhor para dor é dipirona. Compre em comprimidos e enrole no bolinho de carne.

      Excluir
  19. Ola, sou estudante de farmácia e minha professora de Atenção Farmacêutica nos falou, em aula, que o diclofenaco não está na RENAME devido a sua segurança, e que outros medicamentos podem substituí-lo com maior êxito. Porém médicos e balconistas insistem em indica-los.
    Obrigada pelo informativo, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi qual outros medicamentos substitui o diclofenaco com maior exito

      Excluir
    2. Minha avó tem muitas dores reumáticas e só fica sem as dores quando toma diclofenaco. Qual os riscos de tomar diariamente? Att. sheila

      Excluir
  20. Parabéns pela sua informação... Atendeu minhas duvidas

    ResponderExcluir
  21. SÓ PARA COMPLEMENTAÇÃO:
    http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD004768/pdf/abstract

    E MUITO BOA SUA MATÉRIA. EU COMO FARMACÊUTICO FICO TRISTE AS VEZES EM VER COLEGAS DA ÁREA DE SAÚDE (INCLUSIVE FARMACÊUTICOS), REPRODUZIREM ESSES ABSURDOS DE QUE UM SERVE PROS OSSOS E OUTRO PRA GARGANTA, DE SÓDIO AUMENTA PRESSÃO E BLÁ-BLÁ-BLÁ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo artigo sugerido!!!

      Excluir
    2. Mas o diclofenaco de sódio aumenta a pressão sim,se ingerido muitas vezes é óbvio.Não é indicado para hipertensos segundo compendios do ministério da saúde.

      Excluir
  22. Olá... apesar de ser constrangedor me manifestar aqui me parece que tens segurança e significativos conhecimentos para me auxiliar, necessito de informações acerca do Diclofenaco de Potássio (BIOFENAC), pois fiz um tratamento com este de 4 meses, por causa de uma "Canelite", em função da atividade esportiva que pratico, o que ocorreu que ao final passei 2 semanas com disfunção erétil, sim isto mesmo, muito curioso busquei informações sobre este fármaco e surpreso fiquei quando me deparei com o fato de praticamente nenhum laboratório, com excessão da aché, pronuncia algo sobre este efeito na bula... sendo que a própria aché apenas se manifesta afirmando ser casos isolados e duvidosos (sim, duvidosos), bom a pergunta ficou no ar, uma vez que este medicamento age inibindo a prostaglandina, poderia ser ele o causador de minha disfunção?

    ResponderExcluir
  23. Interessante ainda de registrar que nunca tive este problema na vida, bem pelo contrário, não tenho histórico familiar bem como também não faço uso de nenhuma substância lícita ou ilícita, que possa me trazer este tipo de complicação, tenho uma vida extremamente saudável, intrigante não?

    ResponderExcluir
  24. olá Luis... eu cai de bicicleta a tres dias e acredito q tenha lesionado a costela, pois sinto dores qdo respiro fundo e quando me deido ou facó movimentos mais burcos. Seria indicado associar paracetamol com diclofenato de potassio, mas repouso?

    ResponderExcluir
  25. Então, aprendi que a diferenca dos dois antiiflamatórios acima eram o fato de um propiciar aumento da pressão arterial (sódico) maior em relacão ao outro (potássico).
    Além de fatores como medicamento de escolha em casos hipopotassemia (escolher o diclofenaco potassico). Porém me deparei com a mesma explicacão (erronea)citada por balconistas quando fui trabalhar em uma farmácia.
    A discussão foi boa msm valeu....
    ASS.:
    Farmacêutica.

    ResponderExcluir
  26. Uma explicação pior que a outra!!!

    ResponderExcluir
  27. Caros!

    Casualmente entrei neste blog por conta de uma destas "barbaridades" sobre o diclofenaco. Se não se é especialista no assunto não adianta juntar informações na Internet sem interpretar e empurrar adiante...
    Felizmente o Luiz Menezes está conseguindo dar conta de responder, parabéns!!!
    A minha sugestão...busque sempre o apoio de um profissional de sua confiança...
    Um dos internautas afirma estar administrando diclofenaco ao seu cão...procure o veterinário...porque até onde sei estes animais são muitos sensíveis ao diclofenaco (causa úlceras no TGI) e não se recomenda, portanto, o seu uso...
    Quanto a contribuição do sódio oriundo do Diclofenaco sódico na hipertensão é muito pequena se comparado ao sódio da dieta, sendo considerado desprezível...e no mesmo raciocínio para o potássio...na hipocalemia/hipopotassemia...

    ResponderExcluir
  28. Farmacêuticos podem avaliar medicamentos e ajudar na dispensacão deste. Porém avaliacão clínica do paciente depende do diagnóstico médico. Sendo assim a elevacão ou diminuicão de K pode ser sim causador de complicaCoes clínicas e devem ser levados em consideracào pelo profissional prescritor na momento de prescrever.

    INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

    Diuréticos: Assim como outros AINEs, DICLOFENACO SÓDICO pode inibir a atividade de diuréticos. O tratamento concomitante com diuréticos poupadores de potássio pode estar associado à elevação dos níveis séricos de potássio, os quais devem portanto ser monitorizados.

    ResponderExcluir
  29. Oi eu tive uma luxação no joelho e o primeiro ortopedista que eu fui me passou nimesulida de 400mg duas vezes ao dia durante 6 dias, qd acabou fui a outro ortopedista que passou diclofenaco sódico de 8/8hs mas não falou pro quantos dias, já tomei uma cartela inteira. Vc sabe me dizer se tem algum problema em continuar tomando? Até quantos dias posso tomar? Já estou tomando antiinflamatório por 13 dias!

    ResponderExcluir
  30. cleiton farma e outros por favor aprendam portugues primeiro! rs

    ResponderExcluir
  31. adorei o site parabéns!

    ResponderExcluir
  32. Olha pessoal,eu também tinha essa dúvida.
    Como tive uma inflamação muito incômoda o médico me receitou o diclofenaco de potássio e realmente aliviou mais rápido a dor do que o diclofenaco sódico,que eu já tinha em casa porque a dentista me receitou uma vez e acabei tomando dele agora que precisei de novo de um antiflamatório.
    O de sódico demorou mais para aliviar a dor do que o de potássio.

    ResponderExcluir
  33. Não sei se uso o termo correto se tive ou se tenho doverticulite, me desculpem mas a verdade que hoje apesar de controlada com medicação e uma dieta bastante irrigada a base de fibras naturais e líquidos, graças a deus não houve necessidade de cirurgia porem tenho problemas de dores de coluna e musculares não provenientes da diverticulite mas o médico me indicou diclofenaco potássio associado a toda babozeira de ¨ser prá isso e o outro para aquilo¨ acabei por ler na bula possivel risco de pessoas com úlcera e complicações intestinais e do trato urinário; pergunto então DICLOFENACO É CONTRA INDICADO NOS CASOS DE DIVERTICULITE?
    Se puderem me enviem ao meu e-mail limaeletrica@hotmail.com muito obrigado e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  34. As informações contidas neste site sobre o diclofenaco me esclareceu muitas dúvidas que eu tinha obrigado.

    ResponderExcluir
  35. Valeu pessoal! Mas apesar da explicação dada pra colega mais acima, qual é o mtivo de se dar tantos nomes diferentes para o princípio ativo do diclofenaco?

    Dica: O diclofenaco é considerado um medicamento que agride o estômago e o fígado, então não é apropriado fazer tratamentos longos com ele. Paracetamol também tem um considerável potencial hepatotóxico, então não é aconselhável tomar diclofenaco e paracetamol juntos.

    Me ensinaram que o diclofenaco sódico agia melhor nos membros inferiores, e o diclofenaco potássico é melhor indicado pra inflamações da garganta pra cima. Disseram que era errônio, mas será que o fato de eles serem metabolizados diferentemente uns dos outros poderia fazer com que um agisse mais em uma região e outro mais em outra?

    ResponderExcluir
  36. Doutor tenho alergia ao diclfenaco de sódico, posso tomas o diclofenaco de potássio mesmo assim ou não????

    ResponderExcluir
  37. perdoe-me tenho alergia a diclofenaco sódico, tenho medo de tomar os outros diclofenacos e passar mal, começa a trancar as vias respiratórias e encarossa todo o corpo, mais a minha maior duvida é posso tomar os outros diclofenacos? ou será que os outros também irão me fazer mal???

    Obrigada por me esclarecer.

    ResponderExcluir
  38. Tenho tomado Diclofenaco Sódico para combater uma Miosite. Tenho tido melhoras. A minha dúvida é se após um tratamento de 20 dias, quanto dias devo esperar para retomar a medicação com Diclofenaco Sódico para minimizar os efeitos maléficos do produto?
    Desde já agradeço a resposta.
    Antonio.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia... qual deles seria indicado para Tendinite de Quervain no pulso??? estou tomando o potassico mas não estou vendo resultado... Não dói, apenas sinto um desconforto, parece que o nervo fica remontando...rs...

    ResponderExcluir
  40. O Voltaren sempre me dá dor no estomago e o Cataflan não. Porque?

    ResponderExcluir
  41. fiz esame de sangue e acuzou problamas renais.é perigoso papa mim tomar diclofenaco potassico?por favor preciso da resposta . tenho 68 anos sou hipertensa e diabetica. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um amigo que perdeu os dois rins por conta de uso excessivo de diclofenaco. Evite o diclofenaco e procure um médico para lhe acompanhar.
      (Não, meu amigo não morreu, pois a mãe lhe doou 01 de seus rins).
      Tb tenho Tendinite de Quervain. A dor é grande... Além de artrite reumatóide, cuja dor é bem pior. Evito esses remédios, mas tem horas que não tem como evitar de forma alguma, ou então é morrer de dor.

      Excluir
  42. Olà Luiz. É com satisfação que eu entro neste blog, que encontrei por acaso. Procurava informações relacionadas ao diclofenaco, e compreendi qual a diferença entre eles, porém, minha real dúvida, é sobre quais e se realmente existem, os seus efeitos colaterais, e oquê o seu uso pode causar em uma pessoa, principalmente uma gestante, motivo o qual eu procurei informações. Talvez haja irformações omitidas com relação ao uso do diclofenaco, pois, já presenciei médicos rejeitarem o uso do diclofenaco em qualquer hipótese doméstica,pelo "pelo menos". Agradeço desde já a atenção à mim dispensada caso me falte oportunidade em fazê-lo, e deixo um grande abraço.

    ResponderExcluir
  43. diclofenac k.quero saber o q segnifica "k "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. K é o símbolo químico do potássio (lembra da tabela periódica?). Portanto, Diclofenac K significa Diclofenaco potássico.

      Excluir
  44. Ola? gotaria de saber se pode usar bebida com alcool e qual perigo

    ResponderExcluir
  45. Não só o diclofenaco, como a maioria dos anti-inflamatórios não devem ser usados junto com bebidas alcoólicas, pois aumenta-se muito o risco de problemas estomacais.

    ResponderExcluir
  46. So tenho muita dor de garganta e nao sabia qual dos dois tomava....
    Fiquei mais confussa e nao tomei nenhun!!!
    :(

    ResponderExcluir
  47. Adorei s explicação do diclofenaco parabéns Luís!

    ResponderExcluir
  48. Os dois medicamentos são antiinflamatórios,da classe dos DAINES (drogas antiinflamatórias não esteroidais),por isso tbm possuem ação analgésica e antipirética.E o diclofenaco potássico tem ação analgésica sim,pois é muito prescrito por dentistas em casos de inflamações e dores de dente.

    ResponderExcluir
  49. gostaria de saber quanto tempo o organismo demora para se livrar do medicamento...tomei 50 mg/8 em 8hr...quatos dias apos parar ele nao estara mais em meu organismo?obri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Lúcia, eu não sei se existem estudos que mostrem quanto tempo leva para o diclofenaco ser completamente eliminado do organismo. Normalmente, os estudos de eliminação de qualquer fármaco são baseados na "meia-vida" deste fármaco, que é o tempo no qual a concentração dele no sangue (mais especificamente no plasma - concentração plasmática) caia pela metade. Por exemplo, se a concentração plasmática atingida por certo fármaco seja de 100 mcg/mL, e que sejam necessárias 5 horas para que esta concentração chegue a 50 mcg/mL, a sua meia-vida é de 5 horas. A meia-vida do diclofenaco é de 1-2 horas. Mas ele sofre algumas transformações no organismo, que modificam sua estrutura química, e algumas delas também são ativas (embora sejam mais "fracas" do que o diclofenaco), e elas têm uma meia-vida um pouco maior. Além disso, o diclofenaco se acumula no líquido existente nas articulações (líquido sinovial), chegando a 6 horas.

      Excluir
  50. awsim é diclofenaco S.....

    ResponderExcluir
  51. Impressionante, escrevem muitas bobeiras.

    Qualquer um que estuda química sabe que a diferença de solubulidade entre sais de sódio e potássio é mínima. Isso não afeta de forma alguma a absorção de nenhum medicamento. O que muda de um diclofenaco para o outro é a FORMA FARMACÊUTICA, a tecnologia empregada na fabricação. Alguns são de liberação prolongada, outros não.

    Muito equivocada a matéria. Farmacologia não é pra qualquer um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Anônimo. As pessoas escrevem muitas besteiras. E fica ainda mais fácil escrever bobeiras quando a pessoa não se identifica, não é mesmo, caro Anônimo? Você deve ser um cientista genial, muito à frente de todos os cientistas que escreveram, por exemplo, este artigo no JOURNAL OF PHARMACEUTICAL SCIENCES, VOL. 98, NO. 4, APRIL 2009 (http://deepblue.lib.umich.edu/bitstream/handle/2027.42/61873/21525_ftp.pdf?sequence=1), onde na página 1208 lê-se:

      "Diclofenac potassium is claimed to dissolve faster, and hence absorbed faster, than the sodium salt and is recommended for the treatments that need short onset of action, mainly for its analgesic properties."

      Traduzindo: O diclofenaco potássico é afirmado dissolver mais rapidamente do que o sal sódico, e é recomendado para tratamentos que necessitam de um rápido início de ação, principalmente por suas propriedades analgésicas.

      Resumindo, eu estou provando o que falei no meu post. Agora, cabe a você provar o que disse em seu comentário!

      Excluir
    2. Ainda me restam dúvidas quanto às terminações: DE POTÁSSIO, SÓDICO OU COLESTIRAMINA... Já utilizei os três tipos.
      Se entendi bem, essas três terminações representam apenas a forma de absorção? Elas não interferem na ação do medicamento quando à doença em si?

      Excluir
  52. Belo post, comecei a pouco a trabalhar como balco-farmacista, sem experiência, essa era uma das minhas grandes dúvidas, consegui esclarecer facilmente. Por favor continue publicando, adorei o blog e quero seguir acompanhando.

    Abraço

    ResponderExcluir
  53. Sou alérgica ao diclofenaco, tive duas crises e fui parar no hospital.

    ResponderExcluir
  54. gostaria de saber se posso associar voltaren a dipirona para administrar intramuscular ou decadron com voltaren. Alguns profissionais costumam associar, mas tenho receio de estar associando as drogas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, tanto o Voltaren (diclofenaco) quanto a dipirona pertencem à mesma classe de medicamentos, os AINEs (Anti-Inflamatórios Não-Esteroidais). Não se deve misturar AINEs, pois eles exercem o mesmo tipo de ação, embora você possa ver muitos médicos receitando misturas, e até mesmo medicamentos que contêm, por exemplo, diclofenaco e paracetamol em suas formulações. Porém, isso é altamente discutível (e isso não é apenas a minha opinião, e sim a de profissionais renomados na área de farmacologia). Resumindo: a minha opinião? Sou contra!

      Excluir
  55. Esse é um mitaço na área de saúde.
    Mas o post ficou devendo o seguinte:

    O de potássio é absorvido quanto mais rápido que o de sódio?
    Há significância clínica nesta diferença de tempo?

    Eu, daqui, chuto que não. Acertei? :-)

    E outro mito, que muitos médicos e farmacêuticos por desconhecimentos cometem é falar que para HAS o de sódio não pode, e para renal crônico o de potássio não pode.
    Mais um mito, pois a quantidade de íon presente nos 3 comprimidos tomados no dia é totalmente insignificante, tanto para quem possui HAS quanto para o renal crônico, tendo em vista a dieta diária.

    Ab!

    ResponderExcluir
  56. gostei e aprendi pq acreditava no mito...

    ResponderExcluir
  57. prezado..pacientes que apresentam alergia a dipirona sódica 1g podem apresentar na dipirona 500 mg?, a concentração do medicamento tem a ver com o choque anafilático ou é apenas a substancia ativa que influencia...? Grato desde já por sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Ela apresentará reação alérgica com qualquer dosagem!

      Excluir
  58. Olá boa tarde.
    Estou sentindo uma forte dor de dente. Fui a farmácia e fui reiceitado o diclofenaco de sódico mas parece que não estar fazendo efeito. Qual É o melhor nsse caso. Desde já grata

    ResponderExcluir
  59. Fiquei fã do seu blog!!! Tô adorando navegar nele! Sou Analista Criminal e navegando pelos sites em busca de respostas para um caso específico me deparei com a mais simples, coerente e eficaz resposta que precisava. Parabéns, Luiz!

    ResponderExcluir
  60. Uau!!!! Sempre quis saber isso!!!! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  61. eu fiz laqueadura o medico passou diclofenaco
    tomei certo mais repetir porque ainda não me sentia
    bem tem algum coisa que posa dar erado

    ResponderExcluir
  62. Uma vez tomei diclofenaco(não sei qual) via venal e tive alergia ( glote) posso tomar meloxicam?

    ResponderExcluir
  63. Valeu a informação!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  64. O DICLOFENACO DE POTASSIO CAUSA QUEDA DE PRESSÃO

    ResponderExcluir
  65. bom adorei saber a resposta... estava em duvida mas ja tirei.

    ResponderExcluir
  66. resposta técnica e muito boa....agora as discussões também estão boas de ver....

    ResponderExcluir
  67. Moacyr cirilo eu tive uma dor no estomago do lado esquerdo tomei um diclofenaco sodico e a dor passou com o passar dos dias a dor voltou tomei um diclofenaco e a dor nao passou tomei mais um e a dor continuou. Fui no pronto socorro a pressao estava 17 por 10 me aplicaram na veia o soro com voltaren e a dor passou mas depois me deu dor de barriga eu fui no banheiro e comecei a obrar sangue toda as vezes que ia ao banheiro me deu uma hemoragia que pressisei ser internado na santa casa tomei 2 litro de sangue na veia fiz os exame deu que era diverticulite passei muito mal mas agora a quase 2 anos estou bem graças a deus. Gostaria de saber se foi o voltaren que causou a emoragia.

    ResponderExcluir
  68. Muito Bom!
    Esclarecedor!
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Paz!

    ResponderExcluir
  69. Parabéns Luís! !!! Altamente esclarecedor. Eu estava comparando as bulas pra tentar entender. Li e reli mas não compreendi rsrsrs. Com sua explicação ficou tudo fácil. Quer dizer que é tudo igual, só muda o preço é o tempo de absorção?

    ResponderExcluir
  70. Estou com dor na lombar faz tempo (mal jeito na musculação) ja tomei antiflamatorio mas sempre esqueço de tomar direito o diclofenaco sodico. Tem problema tomar de 12 em 12 horas dois comprimidos de 50mg? Por quanto tempo devo tomar?

    ResponderExcluir
  71. Sr. Luiz,
    gostaria de saber se poderá haver maiores complicações pra quem for hipertenso, e se quem não tem problemas renais poderá vir a tê-los com o uso do diclofenaco?

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde.
    Gostaria de saber se o diclofenaco sódico combate o ácido urico?.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  73. Então podemos concluir que a diferença entre os tipos de diclofenaco (Sódico, Potássico e Colestiramínico) é o tempo em que ele age, ou seja, o tempo em que é absorvido pelo organismo. O Diclofenaco Colestiramina é absorvido mais rápido e tem ação mais prolongada?

    ResponderExcluir
  74. Se uma pessoa é alérgica ao diclofenaco de potássio, poderá ser alérgica ao de sódio também? Obrigada

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog