sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que seria um remédio forte?

Eu me lembro de uma reportagem que assisti na TV, há alguns anos, que falava sobre o uso incorreto de antibióticos. Uma senhora estava sendo entrevistada, e disse que interrompeu o tratamento da filha porque acreditava que o remédio era "muito forte"... Agora eu pergunto: o que é um remédio forte? O que você entende por remédio forte?

Pelo que tenho observado, cada um entende uma coisa diferente! Uns dizem que a dosagem (miligramas) é alta, outros dizem que tem muitos efeitos colaterais... A questão é: não dá pra dizer que um medicamento é forte!

Exemplo: é bastante comum me perguntarem se o antibiótico X é mais forte do que o Y. E minha resposta é: não existe antibiótico mais forte do que outro. Existem antibióticos que matam certos tipos de bactérias, e outros que matam outros tipos... O antibiótico precisa ser o correto para aquela bactéria que está causando a infecção. Não existe isso de ser mais forte ou mais fraco!

Outro exemplo: nimesulida 100mg é mais forte que meloxicam 15mg? Parece que sim, não é? 100mg contra apenas 15mg... Mas, na verdade, seria o contrário! Isto porque precisamos de apenas 15mg de meloxicam para produzir o "mesmo" efeito de 100mg da nimesulida. Então, dizemos que o meloxicam é mais potente (este é o termo correto) do que a nimesulida.

Porém, quando se trata do mesmo medicamento, como o próprio meloxicam, que existe nas dosagens de 7,5mg e 15mg, aí podemos dizer que o de 15 é mais forte que o de 7,5. Mas somente nestes casos! E jamais com medicamentos diferentes!

7 comentários:

  1. Ótimo post. Gostaria muito que você fizesse um post para me tirar uma dúvida -- qual a diferença entre comprimido, drágea e cápsula? Se puder me ajudar agradeço!!!

    ResponderExcluir
  2. olá...tb sou farmaceutica e sou extremamente contra o uso incorreto de medicamentos. trabalho a 9 anos em drogarias e todos os dias vejo absurdos na dispensação e na forma de usar os remédios. ouço todos tipo de grosseria quando tento explicar da forma certa e isto me deixa triste porque as pessoas nao conseguem enxerga o FARMACEUTICO, sem falar nos médicos mediocres que pioram a situação. Enfim...só queria que vc soubesse que ganhou uma fã e vou continuar com minha luta e agora sei que nao é solitária! muito obrigada e qualquer coisa, estamos ai, na luta pela valorização do profissional, orientaçao ao paciente e uso correto dos medicamentos. Obrigada. taisraicher@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não quero me identificar...17 de dezembro de 2011 às 21:55

    Então um Retrancol de 250MG é fraco?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    Estou tomando medicamento composto por meloxican 15mg, paracetamol 500mg, ciclobenzaprina 5mg e ranitidina 150mg.
    Como foi manipulado em um único frasco, gostaria de saber quais são os efeitos colaterais e se este tipo de medicamento engorda. Vale ressaltar que irei tomar por 20 dias.
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  5. Concordo muito com a sua opinião!
    Mas quero ver explicar isso pros pacientes de menor escolaridade, ou os cabeças-dura mesmo!!

    Agora mesmo tentei explicar pra minha balconista, e a resposta dela é que não tem remédio forte, é a pessoa que é fraca!! haha

    Jessica Schiontek

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Estava tomando nimesulida 100 mg o médico mudou para meloxicam 15 mg quanto tempo tenho que esperar entre um e outro?

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog