sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pano Branco

Sabe aquelas manchas brancas que aparecem no corpo de muita gente após uns dias na praia? É isso mesmo: o famoso "Pano Branco", a Micose de Praia! Mas como se pega isso?

Na verdade, não se pega isso na praia (ou não apenas na praia). O fungo que causa a Ptiríase versicolor (nome científico da doença), o Ptyrosporum ovale (também conhecido por Malassezia furfur), é um "habitante" natural de nossa pele. O que ocorre, eventualmente, é que eles podem causar esta micose em determinadas situações, como a baixa da imunidade, umidade, calor...

Normalmente, a pessoa que tem esta micose nem nota que ela existe. Em raros casos ela pode apresentar coceira, ou descamação. Mas as pessoas só sabem que estão com Pano Branco por causa das manchas esbranquiçadas na pele.

E por que as manchas são brancas?

Porque este fungo produz uma substância, o ácido azelaico, que é um inibidor da produção do pigmento da pele - a melanina. Então, os locais ao redor da micose, após a exposição ao sol, se bronzeiam, enquanto sob a micose a pele continua com o mesmo tom, já que o ácido azelaico está impedindo a formação de mais melanina. Por isso estas manchas aparecem após a praia ou piscina, quando as pessoas se bronzeiam e o contraste fica evidente.

O diagnóstico, através do exame micológico da lesão e do exame com lâmpada de Wood, possibilita o encontro do agente causal, bem como determina a extensão das lesões.


O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos por via oral (comprimidos), ou local (cremes, loções, sprays,etc).


Mesmo após o tratamento, as manchas brancas podem persistir exatamente por conta desta diferença na pigmentação. Ou seja, a micose não está mais ativa, mas a pele no local ficou menos pigmentada do que o resto. Mas a coloração vai ficando mais uniforme em alguns meses, dependendo da exposição ao sol.

Então, por favor, não fique tomando medicamentos ou usando cremes contra micoses sem orientação médica, pois além de serem inúteis contra as manchas, ainda podem trazer uma série de efeitos colaterais.

114 comentários:

  1. tenho mito pano braco tomo tanto remedio mais não sai nunca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oshe que coisa, isso muito ruin mesmo.

      Excluir
    2. Olha gente de todo o Brasil. Eu sou de Manaus tenho muito isso no rosto. Comprei a pumada TEFIN e sumiu tudo em 3 dias. Aconselho a todos usarem Tbm.
      Boa noite e melhoras gnt. Com TEFIN PUMADA.

      Excluir
  2. Tenho pano branco na nuca mas nuum sei o que e bom e se eu passa um Hidratante Jonsoom baby sera qe fusiona ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cetoconazol e otimo vai a uma farmacia

      Excluir
    2. essas bostas de cetoconazol e miconazol não adiante anda toma nizoral em comprimido que já era

      Excluir
    3. Cetoconazol é nizoral, seu burro. Esperar o que de quem se denomina boladao....

      Excluir
    4. Cetoconazol é nizoral, seu burro. Esperar o que de quem se denomina boladao....

      Excluir
  3. Eu sei como fuciona eu tambem tenho mas as manchas estão desaparecendo por que tou botando uma pomada chamada micozonol vao ao medico gente

    ResponderExcluir
  4. Eu estou melhorando do pano branco tan bem com a pumada chamada miconazol

    ResponderExcluir
  5. Sempre tenho pano branco em épocas do ano.Uso várias pomadas, enxofre com oléo de coco. Ele sai, mais sempre volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também acontece isso,mas comigo o problema se repete porque to sempre na praia.Eu faço todos tratamentos e por isso eu nunca sei qual é que tira realmente.

      Excluir
  6. Nizoral comprimido 200mg e nizoral creme .. eu tinha um monte nas costas toda e braço .. saiu tudo , o bom eh sempre fazer uma manutençao com shampoo de nizoral tambem ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quantos comprimidos vc tomou?

      Excluir
    2. Q falta de educacao! Tomei 12comp. De nizoral 200 associado a hipossofto de sodio 40%. Este aplica sobre a pele e noite, pois o cheiro ne dos melhores. Boa sorte.

      Excluir
    3. a minha sao manchinhas pequenininhas mas sao varias na barriga,fui ak dermatolpgjsta e ela me pasu compridos que o fungonax itraconazol pra tomar em duas semanas e uma pomada e o shampooo pra usar em 1mes e meio ,a pomada as vezes esqueco de passa e o remedio esqueci um dia,jaestao desaparecendo mas acabo de tomar os remendios na terca e na quarta iremps a praia sera que tem problema¿????

      Excluir
    4. Passei por uma demartologista e ela tbem mi passo esse comprimido mas oq eu vi resultado mesmo foi no shampoo muito bom..sempre lutei contra essas manchas e agra descobri o segredo mas nao pode parar de passar

      Excluir
  7. Pessoal, procurem SEMPRE um médico antes de tomar qualquer medicamento! O Nizoral (cetoconazol), por exemplo, pode sofrer interação com muitos medicamentos, além de prejudicar o fígado. Portanto, MUITO CUIDADO! Não siga informações de ninguém pela internet! CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui ao dermatologista e ele passou-me cetoconazol em comprimido, um spray para para aplicação nas manchas , icaden; e ainda receitou-me um shampoo anti-caspa da stiefel, chamado stiproxal. Entretanto, as manchas ficam cada vez mais brancas, e eu nem tenho exposição direta ao sol. São todas no peito, e após o período de tratamento a mancha ainda progrediu, não existe um jeito natural de combatê-las ?

      Excluir
    2. Você ta fazendo totalmente ao contrario, vc tem que pegar sol, as pessoas geralmente quando estão com essas manchas tendem a não se expor ao sol pra não mostrar as manchas e isso é que piora, vc tem que fazer o tratamento e depois pegar bastante sol, pois vai igualar a cor da pele.

      Excluir
    3. Você ta fazendo totalmente ao contrario, vc tem que pegar sol, as pessoas geralmente quando estão com essas manchas tendem a não se expor ao sol pra não mostrar as manchas e isso é que piora, vc tem que fazer o tratamento e depois pegar bastante sol, pois vai igualar a cor da pele.

      Excluir
    4. Errado você não pode pegar sol, pois a região afetada não fica na mesma tonalidade da pele.
      Ela aparecem quando pegamos sol pq a pele fica mais escura e onde é afetada tende a ficar mais clara.

      Excluir
    5. Acho q o o outro colega tem razão e vc n entendeu, pegar sol com o pano branco n pode pous irá aparecer mais,ele diz p.pegar sol depois de tratar a doença, p igualara cor da pele.

      Excluir
  8. eu tbém tenho essa danada de pano branco,que é uma coceira fora do comum,só que elas tem época pra aparecerem,tbém tomo comprimido,shampoo cetoconazol ,sóque elas desaparecem e´depois voltam,o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu querido toma nizoral que sara , eu tbém tenho isso

      Excluir
    2. cetoconazol e nizoral é a mesma coisa cara!

      Excluir
    3. cetoconazol e nizoral é a mesma coisa cara!

      Excluir
  9. "Eu tbém tenho essas manchas, que coçam pra caramba,tbém uso shampoo.comprimido e até a pomada[cetoconazol]só que as manchas desaparecem e depois voltam,depende do clima que a gente esta,será porque?

    ResponderExcluir
  10. eu tenho pano branco mais elas sairão escuras meias amarronzadas é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é pano encardido!

      Excluir
    2. cara eu passei cloridrato de terbinafina.obs:é uma pomada

      Excluir
    3. Pode ser possivel sim, eu tbm tive!

      Excluir
    4. Se for pitiríase Versicolor, pode sim ser escura (em peles claras) e claras (em peles escuras). O tratamento é mto looongo ... E pode ser que dê certo ou não... TIOCONAZOL é bom (pomada), "xampú" de cetoconazol tbm é bom...

      Excluir
  11. Eu Tenho pano branco nas costa ,jah passei cetoconazol Eh nao Adiantoo nada :S presiço ir no medico pra ele receita Outro medicamentO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olha usa a pumada TEFIN ela é muito boa. Em 3 dias some tudo.

      Excluir
  12. sou negro e to com manchas nas costas que descacam e coçam o que seria bom para mim ? fui uma vez no médico ele disse que vem do couro cabeludo.

    ResponderExcluir
  13. EU TENHO UMAS MANCHAS BRANCAS E VERMELHAS NAS COSTAS,NO BRAÇO,ROSTO E OMBRO.

    FUI A DERMATOLOGISTA E ELA PASSOU UM COMPRIMIDO CHAMADO
    SPORANOX,UM SABONETE LIQUIDO:SOAPEX E UMA LOÇÃO CHAMADA:OXIPELLE.

    FIZ O RECOMENDADO SO QUE NÃO VI RESULTADOS E PARECE QUE TA DO MESMO JEITO.

    SERÁ QUE ELAS NAO SAEM POR FALTA DA MINHA EXPOSIÇAO AO SOL
    OU PORQUE O TRATAMENTO NÃO DEU CERTO?

    SE PUDER AJUDAR AGRADEÇO!

    ResponderExcluir
  14. também tenho manchas brancas nas costas , fui no dermatologista , ele disse q é pano branco , me passou pomada manipulada e um sabonete , mas não resolveu nada. morro de vergonha pra por biquini ou alguma blusinha, queria achar um remédio bom , q resolvesse meu problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho essas manchas também e hoje fui a dermatologista e ela receitou cetoconazol 200mg para tomar 1 cp por dia .Tratamento 40 dias ,mais 20 cp pra tomar em doses de 3 cp 1 vez por mês .

      Excluir
    2. Passe Conazol, é um creme para infecçoes micoticas de pele, frieira e pano branco.
      lave bem o local da aplicação do creme, preferencia a noite quando for dormi, se em 3 semanas.

      Excluir
  15. Eu também tenho essa manchas que no começo não min incomodava muito, mas agora começou a coçar pra caralho é pior do coceira de alergia.

    ResponderExcluir
  16. O pano branco também é trasmitido através do uso compartilhado de toalhas?

    ResponderExcluir
  17. NIZORAL MELHOR REMEDIO... MAIS CUIDADO SE TOMAREM MUITO... ACABA O FIGADO... MAIS É O MELHOR REMEDIO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, NIZORAL acaba com o pano branco e com o seu hospedeiro!

      Excluir
    2. Eu tenho muito pano branco mas costa barriga oque eu faço

      Excluir
  18. -Olá a todos! Também tinha esse problema com a "Pitiríase versicolo" porem sarei rápido com a aplicação de H2SO4, hj me encontro livre dessa doença parasitaria, e de qualquer outra doença de pele, pois já não tenho mais a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei mano cm e onder encontramis esse h2so4 por favor diga pois estou sendo consumida por esse parasita em td o corpo

      Excluir
    2. cara, isso e acido sulfurico.

      Excluir
  19. kkk
    Passar acido sulfúrico no corpo é loucura de mais...
    Gente, o fungo que causa o pano branco é um habitante natural da nossa pele (como dito no artigo). Algumas pessoas, com uma sensibilidade maior na pele, ou melhor, com a imunidade mais baixa e, portanto, menor proteção natural da pele desenvolve a doença.
    O ideal é se alimentar bem incluindo alimentos ricos em vitaminas A e E, além de procurar orientação profissional, claro!
    Quando eu tive, meu médico passou o shampoo Zn (para lavar a cabeça e usar no corpo como sabonete) e a pomada Tralen (tioconazol).
    é bom evitar remédios por via oral, pois geralmente prejudicam o figado.
    Nalguns casos o tratamento pode demorar meses (como foi meu caso) e noutros esses remédios com componentes comuns nem funcionam e o médico receita algo manipulado (mistura de componentes químicos).
    Não adianta interromper o tratamento (por as manchas terem diminuído e achar que já matou o fungo), pois a doença vai retornar!
    Por isso é tao importante o acompanhamento medico. Ele saberá quando terminar o tratamento.
    Rose

    ResponderExcluir
  20. Resolvi meu problema com 12 comprimidos de nizoral 200 associado a hipossufto de sodio 40%. Foi batata' ja tinha comprado varios remedios e nao deu certo. Boa sorte. Mendonca D.Federal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia, quando você tomou nizoral , você deixou de comer algo que se diz remoso ? Quero tomar mais me informaram que não devo comer algumas coisas..

      Excluir
    2. Eu também estou tomando cetoconazol já estou na segunda cartela e não fez efeito ainda estou usando a pomada tbm o seu fez efeito com quantas cartelas? ou só faz efeito depois que toma todos comprimidos?

      Excluir
    3. Mais só o comprimido não vai fazer o efeito tem qui ser comprimido shampoo e a pomada cetoconazol

      Excluir
  21. esse nizoral parece ser otimo,mas toh com medo de usar,pois dizem que faz mal ao estomago!!!aff

    ResponderExcluir
  22. É, tem que tomar cuidado mesmo. Mas ele não faz mal ao estômago. É ainda pior: pode fazer mal ao fígado.

    ResponderExcluir
  23. eu tenho pano branco no braço, to usando clotrimix creme,as manchas ainda n sumiram mais pelo menos parou de coçar to na segunda semana do tratamento...

    ResponderExcluir
  24. meu filho tambem tem essas manchas ele usa cetoconazol sabonete no começo do tratamento tava sendo bom mas agora não ta resolvendo mais o que faço.

    ResponderExcluir
  25. Tenho pano branco há muitos anos e comprei o comprimido de cetoconazol, vem 10 comprimidos , na verdade comprei 2 cartelas... estou tomando 1 comprimido todos os dias. Também comprei o shampoo de cetoconazol.. Tenho que comprar algum com outra substância ou esses 2 já basta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é fazer o tratamento com o shampoo, o creme e o comprimido.

      Excluir
  26. teno manchas brancas nas maos ,isso e comun?

    ResponderExcluir
  27. Ja tive essa coisa tbm , só q o meu era o raro pois perdi um pouco da sensibilidade da pele nos locais onde tinha e tbm tinha escamação da pele dai fui ao medico e ele recomendou uma pomada e um sabonete , e deu resultado hj ñ tenho mais nada .

    ResponderExcluir
  28. da raiva ter pano branco as pessoas ficam falando
    eu nao gosto de tirar a camisa ja usei muintos remedios mais nao deu certo,minha mae e eu peguei usamos os mesmos remedios
    mais so funciono nela olha q eu tomei 2 cartelas ela tomo 2
    conprimidos q raiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoal vocês que tem pano branco a anos e não cura pode ser
      HIPOMELANOSE MACULAR PROGRESSIVA essa doença e bem parecida com o pano branco da uma olhadinha ai nesse site que fala um pouco mais dessa doença espero ter ajudado

      http://www.drcaiorosahumaire.com/dermatologia-clinica-/hipomelanose-macular-progressiva/discussioncbm_752142/10/

      Excluir
  29. também tenho "pano branco" é muito feio ja fiz varios tratamentos mais não vejo resultado queria muito me livrar... o pior é que vc nem pode ir na praia se bromzear não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  30. tenho pano branco nos braços,nas costas e nos ombros,tenho vergonha de sair na rua.tem dias quer esta vermelho e outros dias preto,qual tratamento ideal para o meu caso?
    ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoal vocês que tem pano branco a anos e não cura pode ser
      HIPOMELANOSE MACULAR PROGRESSIVA essa doença e bem parecida com o pano branco da uma olhadinha ai nesse site que fala um pouco mais dessa doença espero ter ajudado

      http://www.drcaiorosahumaire.com/dermatologia-clinica-/hipomelanose-macular-progressiva/discussioncbm_752142/10/

      Excluir
  31. quem poder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  32. tenho pano branco nas costas,nos braços,nos ombros e nas regi-loes dos seios,tenho uns 5 anos só quer agora está piorando,já fiz vários tratamento e nada.o que faço? por favor alguém me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoal vocês que tem pano branco a anos e não cura pode ser
      HIPOMELANOSE MACULAR PROGRESSIVA essa doença e bem parecida com o pano branco da uma olhadinha ai nesse site que fala um pouco mais dessa doença espero ter ajudado

      http://www.drcaiorosahumaire.com/dermatologia-clinica-/hipomelanose-macular-progressiva/discussioncbm_752142/10/

      Excluir
  33. eu fiquei com pano branco na costa quando eu sair da piscina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk seu viadinho não foi na piscina que vc pegou isso não sabe ler ?

      Excluir
  34. pessoal vocês que tem pano branco a anos e não cura pode ser
    HIPOMELANOSE MACULAR PROGRESSIVA essa doença e bem parecida com o pano branco da uma olhadinha ai nesse site que fala um pouco mais dessa doença espero ter ajudado

    http://www.drcaiorosahumaire.com/dermatologia-clinica-/hipomelanose-macular-progressiva/discussioncbm_752142/10/

    ResponderExcluir
  35. Estou com pano branco eh estou muito preocupando. quem poder mea junda

    ResponderExcluir
  36. estou com pano branco a meses, é muito incomodante, está saindo umas manchinhas pequenas nos braços e agora está saindo uns caroços bem pequenos e com o passar do tempo esta ficando branco... mas não coça!

    ResponderExcluir
  37. To com tres panos branco nas costa,ai
    e horrivel. :'(

    ResponderExcluir
  38. Ninguem merece pano branco

    ResponderExcluir
  39. alguém assim pode dizer os remedios que usaram e funcionou para pano branco??

    ResponderExcluir
  40. Tem gente q ta reclamando q tem 3, eu tenho na costa,na barriga,seios, rosto, pescoç e na virilha isso foi depois do tratamento da tinea corporis.. Dai ficaram essas manchas do demonio q n saem... Vou voltar ao dermatologista vamos ver oq aquele viado vai falar. Porq n aguento mais.. N posso usar blusinhas shorts enfim ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb to assim. 2 tratamento porq primeiro n deu certo. To usando cetoconazol pomada e shampoo e fluconazol comprimido sinto com a pomada da uma corridinha acho q tá resolvendo. Vamos ver daqui a um mes me. Volto pra contar!

      Excluir
  41. POXA SE NAO PODE AJUDAR NAO ATRAPALHA!ESSE RECADO É PROS ESTÚPIDOS QUE NAO TEM O QUE FAZER PASSAM POR AQUI E EM OUTROS SITES E POSTAM PORCARIAS E OFENSAS.NAO AJUDAM E AINDA DÃO UMA DE ENGRAÇADINHOS.VAO SE F....

    ResponderExcluir
  42. REMÉDIO CASEIRO !! ,MUITO BOM E FÁCIL : Vá até uma plantação de folha de mandioca ,você vai pegar 3 folhas e colocar junto com 1 copo de água e colocar para ferver . Com o liquido verde você ira passar nas áreas afetadas com algodão 3 vezes por dia . Em duas semanas começam a desaparecer . Eu tinha essas manchas a 5 anos e já fiz o tratamento, realmente em poucos dias elas somem ! O chá não tem odor :D

    ResponderExcluir
  43. REMÉDIO CASEIRO !! ,MUITO BOM E FÁCIL : Vá até uma plantação de folha de mandioca ,você vai pegar 3 folhas e colocar junto com 1 copo de água e colocar para ferver . Com o liquido verde você ira passar nas áreas afetadas com algodão 3 vezes por dia . Em duas semanas começam a desaparecer . Eu tinha essas manchas a 5 anos e já fiz o tratamento, realmente em poucos dias elas somem ! O chá não tem odor :D

    ResponderExcluir
  44. REMÉDIO CASEIRO !! ,MUITO BOM E FÁCIL : Vá até uma plantação de folha de mandioca ,você vai pegar 3 folhas e colocar junto com 1 copo de água e colocar para ferver . Com o liquido verde você ira passar nas áreas afetadas com algodão 3 vezes por dia . Em duas semanas começam a desaparecer . Eu tinha essas manchas a 5 anos e já fiz o tratamento, realmente em poucos dias elas somem ! O chá não tem odor :D

    ResponderExcluir
  45. Gente me ajuda ai tenho pano branco a uns 8 meses ja passei vodol líquido pomada e nd agora to tomando cetoconazol durante 30 dias e passando clotrimix as manchas n coçam mais ainda n sumio o branco o q eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes não e pano branco pode ser hipomelanose essa doença se parece muito com pano branco da uma olha nesse site

      http://www.drcaiorosahumaire.com/dermatologia-clinica-/hipomelanose-macular-progressiva/discussioncbm_752142/10/

      Excluir
  46. Eu ja tomei nizoral tem um mês e ñ saiu se eu tomar sol no lugar sai?

    ResponderExcluir
  47. bom dia!!!
    peguei na parte do peito e ta se alastrando ??/
    o q faço to passando daktarim sera q resolve??? ou compro vodol pq marquei dermatologista mais so vai me atender a semana q vem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em Tatuape zona leste de sp. tem os medicos muito bons. chama Dr consulta. olha na internet

      Excluir
  48. Sempre que vou a praia, algumas partes dos meus braços despelam e outras não formando manchas claras. Será que é este o caso, então sempre que tomar sol ficarei com os "panos brancos" a mostra?

    ResponderExcluir
  49. Os panos brancos podem ser vermes! Daí vc trata a pele e eles logam aparecem novamente!! Comprem remédios para verme!! Patelmintos e Nematelmintos!

    ResponderExcluir
  50. gente o cha de folha de mandioca dizem que sai,tds achem essa folha o dificil eh achar,passe 3 vs por dia,eu preciso dessas folhas çocorroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. casa de ervas naturais. e quando tomar banho passar uma bucha vegetal para tirar a oleosidade da pele. e uma vez por semana passar vinagre e bom para a oleosidade da pele. boa sorte gente.

      Excluir
    2. casa de ervas naturais. e quando tomar banho passar uma bucha vegetal para tirar a oleosidade da pele. e uma vez por semana passar vinagre e bom para a oleosidade da pele. boa sorte gente.

      Excluir
  51. Eu já não aguento mais essa parasita chamado pano branco minhas costa parece uma zebra, já tomei um bosta chamado, fui em uma dermatologista ela mim receitou cetaconazol, pomada, champoo, só piorou, ela ainda marcou retorno, que merda nem tiro a camiseta fui na praia em janeiro um guri mim viu de costas faltou olha um onça pintada, que inferno queimar minhas costas com um massarico é o jeito

    ResponderExcluir
  52. eu durmi com o rosto limpo e quando acordei meu rosto ja tava cheio, alergia pd causar isso?

    ResponderExcluir
  53. tenho muito galera me fale um remedio bom pfv
    tenho muito pano branco nas costas e na cabeça no couro cabeludo e ta aprecendo umas manchas a maronzada vermelhadas pekena faz mais de 1 ano que eu tenho esse pano branco ja usei varios remedio

    ResponderExcluir
  54. Eu tb tinha isso no braço e passei xereca e foi ótimo. Melhorou mesmo! Recomendo XERECA PRA TODOS!!!

    ResponderExcluir
  55. Bom galera, por muito tempo convivi com pano branco por toda a extensão dor corpo, é horrível e deprimente, as pessoas não sabem a Real calsa e por ignorância discriminam que tem essa doença de pele. É fácil de ser combatida, porém, poucos fazem o tratamento da forma correta. Fiz vários, mas vários tratamentos e nenhum surtia efeito, a auto-estima cada vez mais baixa por conta disso, pesquisei muito até perceber que eu me curava mais me recontaminava sempre. Fazia o tratamento mais a exposição ao sol a pós o tratamento é fundamental, não tô dizendo que assim que se expor as manchas vão sumir, tem que ser uma exposição contínua, para que a cor da pele fique uniforme. O meu problema era esse, eu terminava os tratamento e no pegava Sol, ficava só de blusa,com vergonha das manchas, até eu perceber que quanto mais eu suava,abafava ou local, mas os fungos se ploriferavam. A partir daí comecei ame expor ao sol após o tratamento é deu muito Certo, em semanas ja não havia mais mancha na pele.
    Uma dica importante também é se for tomar banho quente, após, hidratar a pele, pode a água quente resseca a pele e as glândula cebaceas do corpo intendem que é necessário produzir mais oleosidade o que torna a pele um ambiente propício a esse fungos.
    Espero de alguma forma ter ajudado!

    ResponderExcluir
  56. Boa noite!
    Tenho pano branco nas costas
    Tive com 16 anos, mas sumiu tudo sozinho.
    Mas agora tenho desde os 21 anos e não somem.
    Tomei cetomicoss e nada
    Não fez efeito nenhum!
    Tô morrendo de vergonha
    Mas o estranho é que as manchas não se multiplica mais!
    Será que já está morto o tal fungo?
    E so as manchas permaneceram...
    Eu não tomo sol porque tenho vergonha!
    Quando saiu na rua eu coloco uma blusa fechada!
    Me ajuda pessoal já vou fazer 23 anos agora no final do ano
    Queria comprar um macaquinho de costas nua pra natal, mas se essas manhas estiverem ainda não vou poder usar nada que mostre as malditas manchas.😢

    ResponderExcluir
  57. Gente, se persistirem o Pano Branco mesmo após o tratamento pode ser Hipomelanose Macular Progressiva, que é causado pelo mesmo agente da Acne e não é fungo como no Pano Branco,e as manchas são muito similares ao Pano Branco, aí o tratamento será a base de antibiótico tópico, que é o Clindoxyl gel (Peróxido de Benzoíla e Clindamicina), mas deve ser prescrito por Dermatologista, pois o medicamento só é vendido com retenção da receita.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog