domingo, 10 de abril de 2011

O que você sabe sobre Colírios?

Muita gente vai à farmácia e diz: "Eu quero colírio". E eu digo: "Qual colírio?". E eles: "Ué! Colírio!!!!"... Isto mostra um total desconhecimento do que é um colírio. Parece até que Colírio é uma marca... de colírio!

E nesta época, em que estamos tendo um surto de conjuntivite, esta situação tem ficado muito comum.

Mas o que é colírio, afinal? Colírio é uma Forma Farmacêutica líquida e estéril destinada ao uso oftálmico. Ou seja, qualquer líquido estéril para pingar nos olhos. E existem diversos tipos de colírios, para as mais diversas finalidades: para clarear os olhos (como o famoso Moura Brasil, Lerin, etc.), lubrificar em casos de secura (Fresh Tears, Ecofilm, Systane, Lacrifilm, Trisorb...), antibióticos para tratar infecções oculares (Tobrex, Cloranfenicol...), antiinflamatórios (Still, Voltaren colírio...), antialérgicos (Cromolerg), tratamento de glaucoma (Cosopt, Trusopt...)... Enfim, cada caso exige um tipo de tratamento. Mesmo nas conjuntivites, o tratamento é diferente entre cada uma delas, já que elas podem ser causadas por vírus, bactérias ou alergias, conforme já comentei neste outro post.
...
Seja lá qual for o problema, deve-se sempre passar no oftalmologista para que ele possa fazer o diagnóstico correto. Porque mesmo uma "simples" conjuntivite, tratada de maneira incorreta, pode levar à cegueira.


Cuidado com seus olhos!!!

12 comentários:

  1. Correto.
    Meu oftalmologista passou um colírio para refrescar os olhos, uso "à vontade" e um antialérgico que disse para usar só qdo muito necessário. Recomendou pingar apenas UMA GOTA em cada olho e só qdo muito necessário.
    Achei interessante e ficou claro que colírio não é de uso indiscriminado.Tem que saber os intervalos e a quantidade certinha a ser pingada.
    Suas informações são preciosíssimas, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Excelente site. vou usá-lo com frequência. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Luis Menezes, tenho tambem um blog para auxiliar meus alunos do curso de atendente de farmácia, gostaria de saber se poderia usar alguns dos seus post, lógico que darei a voce todos os creditos, em meu blog.
    http://clventuriniauxiliarfarmacia.blogspot.com.br/
    ps sou de Cuiabá/MT

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Luis Menezes, tenho tambem um blog para auxiliar meus alunos do curso de atendente de farmácia, gostaria de saber se poderia usar alguns dos seus post, lógico que darei a voce todos os creditos, em meu blog.
    http://clventuriniauxiliarfarmacia.blogspot.com.br/
    ps sou de Cuiabá/MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio Luis, fique à vontade para usar meus posts! Sinto-me honrado em poder ajudar!

      Abraço!

      Excluir
  6. Lacrifilm serve para clarear os olhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se realmente serve eu n sei...mas gostaria de ter certeza,pois senti diferença na cor dos olhos depois de ter utilizado este remédio p tratamento...vejo que está mais claro, so n sei se isso é reação do colírio.

      Excluir
  7. Caro Luiz Menezes, sabe onde consigo comprar o Collyre Bleu Laiter (Clear Blue Eye Drops) ou algum similar.
    Poderia me falar um pouco sobre ele.

    Obrigado.

    Junior

    ResponderExcluir
  8. Os verdadeiros médicos, na verdade, são os farmacologistas!
    Essa é a grande verdade!

    ResponderExcluir
  9. Olá na internet sofremos de uma grande confusão e desinformação gerado em torno de vários temas,otima matéria,e gostaria que me tirasse uma dúvida se este colirio para clarear os olhos realmente é eficas e em que casos ele é usado pode-se usar em pessoas sem problemas nos olhos?grato.

    ResponderExcluir
  10. Existe diferença entre os colirios hyaback e lacrifim

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog