quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mãos ou pés descascando - isso é sinal de Ácido Úrico? Mito ou Verdade?

ATENÇÃO! Este artigo não é sobre Causas e Tratamentos de pés ou mãos descascando. Se você chegou até aqui procurando sobre isto, clique aqui.




Basta alguém aparecer com as mãos ou os pés descascando, que um indivíduo irá dizer: "Isso é ácido úrico..."

Mas o que exatamente é o ácido úrico?

     O ácido úrico é um produto do metabolismo de purinas. As purinas são um dos tipos de bases nitrogenadas, que são como tijolos na formação do DNA. Como todos os seres vivos possuem DNA, grande parte dos alimentos que consumimos, seja de origem animal ou vegetal, contém purinas, em maior ou menor quantidade.

Voltando ao ácido úrico: é um ácido fraco, e se encontra no sangue na forma de um sal chamado urato. Este urato fica em uma concentração próxima ao limite de solubilidade a 37°C, que é a temperatura normal de nosso corpo. Ou seja, uma concentração um pouco maior ou uma temperatura um pouco menor faria com que esse urato deixasse de ser solúvel, e começasse a formar cristais. E é exatamente isto o que acontece em locais onde a temperatura do corpo é um pouco mais baixa, como nas articulações principalmente dos pés, mas também joelhos, mãos, etc. Estes cristais de urato se acumulam nestes locais, e acabam por provocar uma dor muito intensa. Essa doença é conhecida como Gota.

O que causa a elevação do ácido úrico?

Alimentação inadequada, com excesso de alimentos ricos em purinas, distúrbios genéticos, baixo consumo de líquidos, consumo excessivo de bebidas alcoólicas (principalmente cerveja, por seu conteúdo de leveduras) e o uso de alguns tipos de medicamentos podem elevar a taxa de ácido úrico no organismo.

Sintomas da Gota

Pacientes com gota (gotosos) podem permanecer 20 a 30 anos com ácido úrico elevado antes da primeira crise. Em alguns casos, o paciente já teve crise de cálculo urinário (pedra nos rins).

A crise de artrite gotosa é bastante típica: o indivíduo vai dormir bem e acorda de madrugada com uma dor insuportável que em mais de 50% das vezes compromete o dedão do pé. Há situações de dor tão forte que os pacientes não toleram o lençol sobre a região afetada. Pode haver febre baixa e calafrios. A crise inicial dura 3 a 10 dias e desaparece completamente. O paciente volta a levar vida normal. Nova crise pode voltar em meses ou anos. A mesma articulação ou outra pode ser afetada. Qualquer articulação pode ser atingida. As dos membros inferiores são preferidas mas encontram-se gotosos com graves deformidades nas mãos. Sem tratamento, os espaços entre as crises diminuem e sua intensidade aumenta. Os surtos ficam mais prolongados e, mais tarde, tendem a envolver mais de uma articulação. Há casos em que algumas articulações não ficam mais livres de sintomas.

Em casos mais graves, o excesso de ácido úrico pode ser responsável pela formação de cálculos renais e insuficiência renal aguda ou crônica (nefropatia úrica). Estudos recentes, feitos pelo Instituto do Coração de São Paulo, mostraram que níveis elevados de ácido úrico no sangue podem aumentar o risco de desenvolvimento de acidentes cardiovasculares.

No entanto, a presença de ácido úrico em níveis elevados no sangue (hiperuricemia) nem sempre significa que a pessoa tem ou terá gota. Pode ser totalmente assintomático. 
    
Portanto, como pudemos ver, a descamação das mãos ou pés NÃO É SINTOMA DE ÁCIDO ÚRICO ELEVADO. Isso é mais um mito popular!



115 comentários:

  1. Olá !! Então vc poderia me dizer então oq pode ser mãos e pés escamando ? Pois meu esposo está com esse sintomas mais ... Ele não quer ir ao médico . SEI Q ELE DEVERIA FAZER VÁRIOS exames , mais ...
    Gostaria pelo menos de uma luz sobre o assunto .
    Desde já agradeço fico no aguardo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive este problema e curei-me com lamisil 250mg tomar 1 comprimido a noite. em 15 dias você já vai estar melhor. espero ter ajudado

      Excluir
    2. Já tive este problema. Fiz um exame de sangue e foi detectado como Sífilis. O tratamento foi rápido, menos de um mês e o médico receitou um creme que foi eficaz (não me recordo o nome). Os sintomas da Sífilis, por vezes, são quase imperceptíveis, contudo, descobrir ela o quanto antes resolvem problemas mais drásticos que poderão ocorrer posteriormente.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. EU TENHO ISSO E TENHO 11 ANOS QUERIA SABER O QUE POSSO OMAR PRA CURAR POR FAVOR ME AJUDEM

      Excluir
    5. O QUE POSSO TOMAR ME DESCULPEM

      Excluir
  2. Sheyla,

    Mãos e pés descamando podem ter diversas causas. Inclusive ressecamento. Neste caso, um bom hidratante para as mãos poderia ajudar. Mas infelizmente não posso te auxiliar mais. Se isto estiver causando muito incômodo, ele realmente deve procurar um dermatologista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as minhas mãos está decapelando e os pés tambem chega até ficar férido já usei varios creme e não teve reultado me ajude por favor

      Excluir
    2. Deixe descacar.Terá uma nova pele.

      Excluir
  3. os dedos da minha mão estão descascando!!O que pode ser????me ajudem por favor!!!

    ResponderExcluir
  4. RAMON MINHAS COMECA COMO SE FOSSE UMA ALERGIA COM PEQUENAS BOLHAS COCA ENVERMELHA DEPOIS COMECA A RANCAR A PELE ALGUEM ESPECIALISTA PODERIA ME DIZER O QUE PODE SR ...

    ResponderExcluir
  5. Já tive isso, na ocasião o médico dermtologista diagnosticou, Psoríase. depois de um tempo foi emborA, e pode voltar. Não tem cura mas tem tratamento e vá ao dermato para um correto tratamento pois essas bolinhas podem com o tempo, após rompidas a abrigar bactérias, fungos, ou infecção.

    ResponderExcluir
  6. meus pés estão descascando muito,o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mão também descasca e é muito estranho quando eu pego na nao de alguém pq e muito aspero

      Excluir
  7. A cobra troca a casca uma vez por ano e nao reclama....parem de chororô exacerbado, se nao quiserem consultar um dermato como ja foi indicado, aceitem as fases da natureza, talvez voces sejam cobras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aff, para cobras é normal néh, mas para huanos não é. a nossa pele não é "trocada" igual a das cobras. E se as pessoas preferem não consultar um dermatologista respeite

      Excluir
    2. Uns 20 deratologista com direito a todos exame, até biopse tá bom pra vc?
      Ninguem quer doença...
      Continuo pesquisando e tentando a minha cura...

      Excluir
    3. sii liigaa ooh ninguem pediu sua opinião naum qr ajudar se fexa...fica na sua tenho o mesmo problema!!!a cobra é um animal e pelo fato dela trocar de pele é natural...nos somos pessoas e temos o direito de encontrar nossas melhoras!!!então fique na sua...agente pediu ajuda naum um otario para falar abobrinha!!!se vooç se considera um animal o problema é seu nos naum nos consideramos pelo menos euu!!!

      Excluir
    4. Wanessa, você até tem direito de encontrar suas melhoras, mas se não quer ir no médico tem mais é que se foder mesmo.

      Consulta em blog não é consulta em médico.

      Excluir
    5. Querem uma super dica?
      apelem para as curas do interior(interior das cidades), seu vô ou sua vó devem saber uma maneira natural de cuidar disso.

      eles sempre sabem kkkkk

      e funciona viu!

      Excluir
    6. Querem uma super dica?
      apelem para as curas do interior(interior das cidades), seu vô ou sua vó devem saber uma maneira natural de cuidar disso.

      eles sempre sabem kkkkk

      e funciona viu!

      Excluir
    7. Um cabra safado desse vem falar de cobra a cobra descasca e no caneco desse urubu fala serio animal

      Excluir
  8. maos e pes descascando, e formando feridas, quando uso creme melhora, isso acontece algumas vezes no ano proincipalmente no frio.
    O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q interessante a sua mae fica ruim no frio...meu pé é ao contrario fica descascando no calor até chegar a carne!!!

      Excluir
  9. meu filho de 7 anos estar com as maoas despelando ama pele branco o que pode ser

    ResponderExcluir
  10. REGINA, comece a passar um bom hidratante para as maos, com certeza vai melhorar.

    ResponderExcluir
  11. Sobre os pés, eu tive ja, comece a usar talco ant fungos, e ao tomar banho, secar bem os pés, principalmente no meios dos dedos, no caso da mão, provavelmente é ressecamento mesmo, lave bem as mãos ao mecher principalmente com terra, areia, cimento e coisas do tipo, a pele absorve muito do que vc toca, entao tende mesmo a ficar ressecada e em alguns casos descascar, mas normalmente não é nada grave.

    ResponderExcluir
  12. minhas maos pés começaram a descascar após eu mudar minha dieta para arroz e pão integral,será que tem algo a ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pés e mãos descascando é sinal de problema no figado, causado por algum remédio ou suplemento que vc esteja tomando. Para tratar é só vc mandar manipular em farmácia natural (SILIMARINA 200mg e tomar uma caps ao dia. Juraci

      Excluir
    2. acho qui vc esta serto de razao a dezer ser o figado intoxicado prq eu tomei o remedio e comesoul cosar sa mmaos e e depois comesoul a descascar por conpleto as maos e os pes

      Excluir
  13. Estou com os pes descascando alguem pode me dizer oque é?
    Começa com pequena bolinhas as vezes vemelhinhas estouram e começa a descascar, as vezes coça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pesquisado muito na internet e baseado em meus sintomas desde pequeno,chequei a conclusão que os sintomas do acido urico elevado conhecidos da medicina só são a gota e as pedras. Comecei a me tratar com ameixas e estou tendo bons resultados. é natural e não faz mal como os remédios. busca no google por acido urico e ameixas e vai se surpreender

      Excluir
  14. Meus pés descascam, principalmente no verão, fica horrivel, tem algum tratamento, remédio caseiro ou pomada?

    ResponderExcluir
  15. uiii.. voces sao nojento!!!
    estao todos morrendo .....
    caraleo, acham normal ficar descascandos????
    vcs vao morrer logo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESPERA ATÉ COMEÇAR A DESCASCAR O TEU SACO, OU A CABEÇA DO TEU PAU.... OU ENTAO, SE FOR MULHER, COMEÇAR A DESCASCAR O GRELO!!!!!! DEPOIS MANDA OUTRA MENSAGEM ENGRAÇADINHA....

      Excluir
    2. vc que vai morrer ! seu idiota

      Excluir
    3. isso é uma bichona!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    4. bixona e pouco kkkk

      Excluir
    5. Deixa de ser babaca seu otário(a) vê se te manca, vc deve ter é o cerebro decascado.

      Excluir
  16. Respostas
    1. AQUI E UM LUGAR DE PERGUNTAS E NÃO DE PALAVRÕES POR ISSO NÃO FALEM ISSO VÃO CUIDAR DE SUAS SAÚDE EM VEZ DE FICAR FALANDO PALAVREADOS

      Excluir
  17. ninguem é obrigado a responder nenhuma pergunta mais se é para dar respostas malcriadas que figuem quietos bobocas....

    ResponderExcluir
  18. Hoje percebi que minhas mãos e pés estão descamando. Pensei que fosse ácido úrico. Bom, não tenho o sintoma da gota.
    O que será que acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pesquisado muito na internet e baseado em meus sintomas desde pequeno,chequei a conclusão que os sintomas do acido urico elevado conhecidos da medicina só são a gota e as pedras. Comecei a me tratar com ameixas e estou tendo bons resultados. é natural e não faz mal como os remédios. busca no google por acido urico e ameixas e vai se surpreender

      Excluir
  19. gostaria desaber se comer banana demais projudica açido urico o meu marido come duas por dia

    ResponderExcluir
  20. Bom, uma das possíveis causas da perca da camada superficial da pele pode ser também devido a hipovitaminose "Redução na quantidade de certa vitamina", como exemplo nós temos a Niacina. A carência de Niacina, que é uma vitamina do complexo B é responsável pelas lesões de pele e de mucosas. A pele sofre pigmentação e descamação das lesões, principalmente nas áreas expostas ao sol.“A abstinência do álcool e uma alimentação equilibrada são suficientes para a recuperação rápida das manifestações dessa deficiência”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfim uma resposta bem útil. Vou parar de beber e tomar um suplemento de vitaminas, para ver se melhora. se bem que já tive algumas vezes e melhorou sozinho. Porém dessa vez tá ruim por causa do trabalho. Antes achava que era pelo fato de trabalhar pegando em dinheiro direto, mas acho que deve ser o álcool mesmo.

      Excluir
    2. Paare de beber fiiao shaushuah ... to cm esses msm sintomas mas só q eu nao bebo .... to axando q eh falta de vitamina devida a minha má alimentaçao

      Excluir
  21. Estou com as maos e os pes descascando,qual o remedio que devo tomar ou passar alguma coisa que melhore?Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Desde que me entendo como gente minha mão esquerda descama sempre perto do pulso isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já percebeu outros sintomas? Tem épocas em que melhora e outras em que piora? Isso poderia ser psoríase. De qualquer forma, passe num dermatologista, pois não podemos dizer que isto é "normal".

      Excluir
  23. olha isso é um sintomas que vc pode curalo no verão esse é a maior crise de psoaríase então no inverno como sempre é a melhor vitima e melhor situaçao para que isso afetar as pessoas ela passa por teclado,mouse e contatos normais e etc.. isso é normal

    ResponderExcluir
  24. O idiota diz isto porque o chicote dele ainda não está descascando.Não se brinca com coisa seria. Eu estou com as mãos e os pés descascando e também estou na busca de melhoras.

    ResponderExcluir
  25. caramba meus pes tbm estao descascando ,só na sola e esta bem grosso aff´´...isso começou agora a alguns dias que será isso?

    ResponderExcluir
  26. as minhas mãos está decapelando até ficar férido já usei varios creme e não teve reultado me ajude por favor

    ja lir tudo que esta no sit e não me ajudou

    ResponderExcluir
  27. meus pés ficaram uma maravilha depois de usar uma misturinha para afinar a pele, afinou curou temporarariamente todo problema de bolinhas de agua e descamação nos pés que chegavam a ficar feridos.
    use todos os dias em uma semana voce ja ve o efeito
    06 comprimidos de acido acetil ( ASS )socados até virar pó
    01 vidro pequeno de agua oxigenada 10 volumes
    01 vidro pequeno de glicerina ( comprar em perfumaria ou farmacia.
    Faça sempre que quizer ou quando começar as bolinahs ou descamação.
    boa sorte

    ResponderExcluir
  28. Dr. gostaria muito q voce desse sua opiniao sobre o meu problema,é o seguinte mais ou menos há uma semana meus pés começaram a descascar,(sair pedaços de pele inteira), começou entre os dedos e está se alastrando pela sola, nao sinto nenhuma dor, não coçar, enfim passsei hidrante alguns dias varias vezes pensando q era falta de hidratação mais só ajudou a pele a sair mais facilmente, agora só lavo bem e mantenho-os secos, (nao sei se pode ajudar mais passei por uma cesariana a 40 dias mas correu tudo bem) por favor me dê sua opiniao. grata

    ResponderExcluir
  29. Pés e mãos descascando é sinal de problema no figado, causado por algum remédio ou suplemento que vc esteja tomando. Para tratar é só vc mandar manipular em farmácia natural (SILIMARINA 200mg e tomar uma caps ao dia. Juraci

    ResponderExcluir
  30. Por causo de agressão de corpo em cima de trabalho pra fazer se transformar em cobra me desrruga tudo a minha pele sendo que eu não mereço isso

    ResponderExcluir
  31. faz muito tempo que tenho coceira na planta dos pés coça tanto que até sangra e resseca fica escamando, fiz exame para ver se tinha fungos e deu negativo uso hidratantes e não melhora por favo se voce já teve esse problema e conseguiu sarar me diz o que fazer

    ResponderExcluir
  32. vcs vao todos morrer descascados...e vermelhinhos...hehe
    passa porra pra ve no que da...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste é o ser, que para chamar a atenção se hebeta, se mostra como sempre é, leviano e irresponsável. Sem respeito humano, faz qual mosca varejeira, contamina onde passa.

      Excluir
    2. pelo menos agente tem tratamento e vooÇ???vaai morrer como no meio dos tiros pelo seu jeito vc é maloqueiro ou maloqueira e gente assim naum vaai muito longe naum vooç é com todas as letra um SEM FUTURO q que eu repita?SEM FUTURO...eu naum me emporto de morrer com isso vou morrer de qualquer jeito!!!eu pedii apinião de alguem q saiba de alguma coisa...mas sab passa a porra na sua vida pelo jeito já vai ser uma vida infeliz naum vai fazer diferença...naum te desejo a morte mas siim q vc viva muito para pagar td q vc fez sofre um pouquinho...todo sofrimento para corno é pouco...com carinho de sua nova inimiga,,,seja muito infeliz♥♥♥

      Excluir
    3. bom na minha opiniao quando vem tira onda asim e porq sabe q nosso problema e facil d se resolver e os deles ja n tem mas cura ta podre ja o ate mesmo com uma doença bem mas grave ae com raiva fica tirando onda com um pé o mao chachada . isto sim sao pessoas sem carater.mao chada e pé rachado tem cura mas falta d carater não pessoas ridiculas sem escrupulos e sem moral vazios , diguinos de dó e piedade que n tem deus n sua vida ,coitados .leva a vida tentando agredir os os outros mas n sabe q os maiores agredidos sao eles mesmos.q deus tenha misericordia destas almas perdidas.

      Excluir
    4. vc é uma pessoa pobre de alma , aposto que é horroroso por dentro e escuta uma coisa viu tudo q vc faz para os outros mesmosendo palavras idiotas voltam para vc viu... então kkkkk se ferrou anônimo idiota aprenda a amar as passoas

      Excluir
  33. Seu escroto vc deve ser podre e fica aí ironizando as pessoas Vaii se tratar seu demente deves ser um impotente!!!!

    ResponderExcluir
  34. Seu escroto vc deve ser podre e fica aí ironizando as pessoas Vaii se tratar seu demente deves ser um impotente!!!!

    ResponderExcluir
  35. esses desocupados que ficam na net falando besteira,deveriam nem existir,não aprendem nada,não passam nada de bom pra nimguém,são egoistas,imorais,deveria existir um mundo só pra eles,aí sim,iriam morrer com o próprio veneno,nojentos..................abomináveis,desumanos,são ofensivos à vcs mesmo,DEMÔNIOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSS.

    ResponderExcluir
  36. mais voltando o assunto meus pés são muito seco e grosso , e as vezes descama eu gostaria de saber se é acido urico ....ou outra coisa, o que sera que é bom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho pesquisado muito na internet e baseado em meus sintomas desde pequeno,chequei a conclusão que os sintomas do acido urico elevado conhecidos da medicina só são a gota e as pedras. Comecei a me tratar com ameixas e estou tendo bons resultados. é natural e não faz mal como os remédios. busca no google por acido urico e ameixas e vai se surpreender

      Excluir
  37. nossa!!! quanta porcaria

    ResponderExcluir
  38. Isso e creatina, depois que tomei altas doses de creatina começou a descascar as maos e os pes.

    ResponderExcluir
  39. eu estou com mao despelando

    ResponderExcluir
  40. banhe as maos e os pes se preciso for com querosene,pois se for micose estará resolvido.

    ResponderExcluir
  41. OLA!!!
    GOSTARIA DE SABER PORQUE OS PÉS DA MINHA FILHA ESTÃO DESCASCANDO PRINCIPALMENTE NAS PONTAS DOS DEDOS,ELA TEM 5 ANOS. DESDE JÁ AGRADEÇO...OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  42. o tempo esta muito seco,fora os poluentes no ar, então muita gente esta se queixando de pés secos e descamando, uma boa dica é vinagre de maçã , aplique com algodão ou deixe os pés de molho na com água morna e o vinagre, além dele amaciar a pele ele combate os fungos tbm.

    ResponderExcluir
  43. tambem tenho esse problema nos meus pes,mas eles nao so descamam como tambem cosam de mais,as vezes chegam a criar bolhas de sangue que estouram e doi...

    ResponderExcluir
  44. aproveitem quando forem na farmacia, passem em uma livraria e comprem um dicionario, para aprender a escrever corretamente. Pelo amor de Deus, nao judiem o coitado do portugues.

    ResponderExcluir
  45. Isso e Verdade e acido urico ,eu tenho isso meu pe corta e doi muito,e me dar dor nas parte itima.

    ResponderExcluir
  46. use a noite água morna com um pouco de lisoform você vai perceber logo a diferença. compre em supermercado é um vidro amarelo vem um litro.
    boa sorte.

    ResponderExcluir
  47. Este blog deveria ser para tirar duvidas mas tem uns FILHOS DA PATRIA QUE FICAN RINDO DOS PROBLEMAS DOS OUTROS
    , SE NAO TEM NADA PRA FAZER VAI SE DANAR AGORA NAO ATRAPALHA QUEM QUER SE TRATAR VALEU!

    ResponderExcluir
  48. pode ser cirrose hepática procurem um medico

    ResponderExcluir
  49. Minha mão direita também fica "descascando" e cria umas bolinhas transparentes. Já procurei um clínico geral e ele me falou que era excesso de ácido úrico. Porém, não me mandou consultar em um dermatologista. Me receitou um hidratante, mas mesmo assim continua. Pensei ser algum tipo de micose. Usei um creme a base de clotrimazol e também não adiantou.... Obs: é só a mão direita.

    ResponderExcluir
  50. As mãos e pés do meu irmão, estão descascando e ele trabalhava e mexia muito com cimento e suava muito. Será isso o motivo do descascamento??Me respondam (:

    ResponderExcluir
  51. Olá, eu queria saber se alguém sabe um hidratante natural ou um remédio natural, para o tratamento.Obrigado!

    ResponderExcluir
  52. o bom mesmo séria usar uma boa luva!!

    ResponderExcluir
  53. o bom mesmo séria usar uma boa luva!!

    ResponderExcluir
  54. leiam o kairos o livro do p marcelo voces vao ficar com a pele linda

    ResponderExcluir
  55. Totalmente inúteis....esses comentários acima

    ResponderExcluir
  56. Então tenho 15 anos e recentemente fui ao Guaruja porem o mar estava com bandeira vermelha por causa das chuvas e etc e eu entrei mesmo assim,, e desde lá meus pés (apenas os pés) não param de descascar já fui ate em manicure onde ela deixou meu pé lizinho sem nenhuma pele morta e 2 semanas depois meu pé esta descascando de novo. Alguem me ajuda? Me diz oque faço para isso parar ?? Por favor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre tem alergias as coisas boas da vida.... quem mandou vc ir ao Guarujá!!!!

      Excluir
    2. não acredito que li isso!! se voçe quer saber sou humilde sim e escreve essas coisas, para as pessoas pensarem que você é rico teu idioota!!!!! não vem vemm me falar que guaruja é lugar de pobre?? se fosse pq vc ja foi lá se vc é um mendinngo?

      Excluir
  57. Coloca fogo nele!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  58. parem de beber desgraças!!

    ResponderExcluir
  59. tô com o pé inchado e cheio de perebas,mas tem um probrema ,eu bebo cahaça todo dia,será que é isso que meu pé tá descapeano e inchado???mas paro de bebe não ,vai morrer mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha cara vc deve ter pisado em alguma coisa a minha mão esta descascando e eu sei porque porque eu mexi no cimento

      Excluir
  60. olha se alguem sabe curar as mão que estam descascando bota no comentario para mim corara a minha

    ResponderExcluir
  61. venham para Águas de Lindóia, serão todos curados!! rss

    ResponderExcluir
  62. Pessoal por favor pode me ajuda me respondendo minha mão e pás estão descascando quando eu toco a água minha mão solta muita pele e fica assim por uns dias já fiz exame de sangue e não deu em nada eu já passei cremes que receitarão mas também não ajudo isso acontece com qualquer tipo de água se puderem me respondão.

    ResponderExcluir
  63. Pessoal por favor pode me ajuda me respondendo minha mão e pás estão descascando quando eu toco a água minha mão solta muita pele e fica assim por uns dias já fiz exame de sangue e não deu em nada eu já passei cremes que receitarão mas também não ajudo isso acontece com qualquer tipo de água se puderem me respondão.

    ResponderExcluir
  64. Porque minhas mãos fica descascando isso acontece sempre no mes de agosto ou setembro uma vez por mês eu morava em.SP e agora moro no Ceará e sempre no mesmo.mes

    ResponderExcluir
  65. Estou assim com as mãos descascando o que será??

    ResponderExcluir
  66. Estou assim tambem camadas da peli das mãos estao saindo

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog