quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O que é bom pra gripe?

O que é bom pra gripe?

Esta é uma das perguntas mais ouvidas por quem trabalha em farmácia. E este é um dos assuntos mais cheios de lendas, crendices e informações incorretas. Ou, simplesmente, falta de informação.

Gripes X Resfriados

Qual a diferença entre gripes e resfriados? A maioria das pessoas considera os dois como sinônimos, mas não são! A gripe é causada exclusivamente por um vírus denominado influenza. Seus sintomas são febre alta (próxima dos 40°C), mal-estar pronunciado, calafrios, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse seca e fadiga. A febre pode durar de 3 a 8 dias, e a remissão da doença ocorre entre 1 e 2 semanas.

Já o resfriado pode ser causado por um grande número de tipos de vírus, sendo o principal deles o rinovírus. Os sintomas costumam ser bem mais leves que os da gripe, e incluem febre baixa (ou ausência de febre), coriza (nariz escorrendo), espirros e tosse. A maioria esmagadora das vezes que você fala ou ouve alguém falar que está gripado, está na verdade resfriado.

Estou começando a ficar gripado. Tem algum remédio bom pra cortar a gripe?

Seria muito bom se tivesse! Na verdade, existe um medicamento que impede a multiplicação do vírus no corpo, mas que somente atua contra os vírus influenza, da gripe, e não tem ação alguma contra os vírus que causam o resfriado. Este medicamento é o Tamiflu (oseltamivir) que passou a ficar famoso após a epidemia do vírus H1N1 (um subtipo do vírus influenza). Até o momento, é o único medicamento que tem ação comprovada para “cortar” a gripe. Já no caso dos resfriados, a única coisa que pode ajudar é o Vick Primeira Proteção, que é um gel que se aplica dentro do nariz logo aos primeiros sintomas do resfriado, e acaba por englobar os vírus no local onde eles ficam incubados, inibindo sua multiplicação e fazendo com que a intensidade e duração dos sintomas seja reduzida.

Mas e os medicamentos antigripais? Servem pra quê, então???

Esta nomenclatura é infeliz (pra não dizer que é puramente comercial). A maioria dos antigripais contém, em sua fórmula, substâncias que combatem a dor e a febre, a coriza e a congestão nasal. Ou seja, combatem os principais sintomas das gripes e resfriados de uma vez. Repararam bem? Combatem os sintomas, e não os vírus!!! Mas você certamente tem um amigo que usou algum antigripal que foi “tiro e queda”. Pura coincidência! Ele estava resfriado, e teve uma melhora dos sintomas, parecendo que foi o medicamento que “cortou”. Volto a afirmar que estes medicamentos não têm NENHUMA ação contra os vírus e não “cortam” nada!

Vacina contra a gripe

Cansei de ver gente falando: “Tomei a vacina contra gripe e, olha, não adiantou nada! Estou gripado!”. Aiaiai... Acho que não preciso dizer mais nada, né? A esta altura, você já sabe que os vírus que causam gripes e resfriados são diferentes, e que a vacina atua somente contra os da gripe. E a pessoa em questão deve estar resfriada. Eu disse “deve”, porque nenhuma vacina tem 100% de eficácia, então esta pessoa pode estar com uma variante do vírus da gripe não coberta pela vacina.

Uso de antibióticos

Antibióticos servem para matar ou impedir o crescimento de bactérias. Gripes e resfriados são causados por vírus. Logo, antibióticos são ineficazes nestes casos. Simples assim! Mas tem gente que insiste em tomar antibióticos, e até injeções contra gripe que misturam diversas coisas a antibióticos (absurdo!). Bem, isso só contribuirá para o aparecimento de novas superbactérias (como a KPC)! Além de gastar dinheiro à toa. E mais uma vez, por que tem gente que disse que melhorou tomando antibiótico? Porque nos resfriados, a melhora é relativamente rápida (2-4 dias). Então, parece que foi o antibiótico que ajudou. Mas não foi! Mesmo que não tivesse tomado nada, já melhoraria sozinho. Os antibióticos só entram em ação após uma complicação da gripe, onde bactérias oportunistas aproveitam que o sistema imunológico está debilitado e provocam infecções.

Espero ter esclarecido um pouco algumas dúvidas sobre este assunto!

32 comentários:

  1. Gostei muito dessa explicação. Sempre temos dúvidas quanto ao "estar gripado" ou "estar resfriado". Parece infelizmente que o valor comercial e os gastos superam a diferença e portanto, sempre haverá quem afirmará a existência da gripe quando ela não existe naquele exato momento. Bom estarmos alertas, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Adoreii muito dessa explicação. nunca ia saber q tinha Resfriados pensava q era só gripe.
    ja ouvi dizer desse remedio que vcs falaram é muitoo bom me falaram.
    adoreii saber mais sobre nossa saude a gripe tdos pegaa esse virus.
    beijos pra tdos os burros q não sabe oque é resfriado.

    ResponderExcluir
  3. É o caso das pessoas que ficam mudando de médico qdo acham que o remédio dado não resolveu. Lá pelo quinto médico, saem endeusando-o dizendo que ESTE finalmente a curou.
    Esquecem que o médico, muitas vezes, não adivinha o que a pessoa tem e que ele tem que ficar experimentando diferentes medicações até achar uma compatível com o grau do problema dessa pessoa. Mas, a que foi "curada" pelo quinto médico, esquece-se que chegou lá com um histórico de uma infinidades de remédios já experimentados e que assim, ficou fácil para aquele médico definir a medicação apropriada.
    (Nós os leigos, Bah!!!)
    Médico também tem que ser PACIENTE com a gente, rs....

    ResponderExcluir
  4. Era exatamente o que eu queria saber!

    ResponderExcluir
  5. qual e o remedio bom para quem tem reneti ?

    ResponderExcluir
  6. ANONIMO 22 DE MAIO DE 2012 EU ACHEI MUITO LEGAL EU SEMPRE ACHEI QUE NÃO SERIA A MESMA COISA MAIS NÃO SABIA COMO MUITO LEGAL

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! A maioria das pessoas acha que basta tomar esse ou aquele remédio e está tudo certo. O fato é que vírus são organismos simples que mutam fácil. Um virús que provoca gripe esse ano, rapidamente sofre multação e se torna diferente. Por isso não se tem ainda uma cura para a gripe, pois o remédio se torna ineficaz quando o vírus se multa. Em geral, as gripes acabam evoluindo para quadros mais graves quando a pessoa tem pré disposição ou se medica errado. Isso em geral ocorre porque a maioria das pessoas menosprezam a gripe tratando-a como "uma doencinha simples".

    ResponderExcluir
  8. Mas queria deixar uma informação que acho que é muito importante. Geralmente as pessoas acham que remédios pra gripe são inofensivos, e tomam eles toda hora e de qualquer jeito, comprando eles apenas baseados no preço mais barato, e isso é um grande erro! Medicamentos para gripe podem ser bem perigosos, principalmente se usados inadequadamente. Então procurem sempre irem ao médico, e se vc já usa um tipo de medicamento pra gripe que deu certo, não fique trocando muito por outros de composição diferente. E se tiverem usando outras medicações, informe ao vendedor. Outro fato que é bastante comum e é um erro é o de as pessoas comprarem medicamentos pelo nome, e não pela substância. Teve um caso aqui, por exemplo, em que uma moça disse que queria uns remedinhos pois estava ficando gripada. Então ela foi pedindo: Resfenol pra gripe, chá de vick pra tomar de noite antes de dormir, tylenol dc para dor de cabeça. Ela estava comprando pelo nome comercial, achando que eram totalmente diferentes, já que ela usava para quando tinha coisas diferentes. Mas o fato era que Resfenol tem paracetamol, cha de vick tambémé paracetamol, tylenol dc é paracetamol + cafeína. Então basicamente ela estava comprando 3 remédios diferentes para funções diferentes, mas com o mesmo princípio ativo. E pior, ela ia tomar todos no mesmo periodo. Então eu avisei que ela não precisava comprar todos pois apesar de ter nomes comerciais diferentes, basicamente eram a mesma coisa. Eu avisei, mas a maioria das farmácias que trabalham com comissão não avisam pois eles precisam vender o máximo que dá. Então no meu exemplo, o paracetamol é potencialmente hepatotóxico, e tem uma dose normal relativamente próxima da dose considerada de overdose. Se ela tomasse todos ao mesmo tempo, durante uns 4 à 6 dias, poderia estar em risco de vida...
    Então sempre perguntem ao vendedor se for comprar algum remédio que não costuma usar...

    ResponderExcluir
  9. Algo que também acaba acontecendo muito e pode por em risco a vida do paciente é a de usar medicamentos com nomes comerciais diferentes para coisas diferentes sem observar os princípios ativos. Muitas pessoas compram buscofem para cólica. Depois que melhoram da cólica, acabam tendo outro problema, como por exemplo, uma dor de cabeça, e compram por exemplo, um advil, depois de tomar advil e melhorar, acabam ficando com gripe e compram alívium 400... A pessoa usou buscofem por um 1 mês, por exemplo, e logo depois ficou com dor de cabeça e usou um advil por 7 dias, e assim que melhorou, pegou gripe e comprou um alivium e usou por mais 23 dias... Provavelmente ela não percebeu, mas passou 2 meses tomando a mesma coisa Ibuprofeno 400mg. Muitos medicamentos podem ser bem prejudiciais se tomados por muito tempo, então a pessoa acaba evitando usar muito um medicamento, mas acaba comprando medicamentos iguais. Então cuidado ao comprarem medicamentos só pelo nome, pois pode ser perigoso. Outro caso comum, é de pessoas ficarem fazendo gambiarras com os medicamentos. Pode atrapalhar o tratamento e pode ser perigoso. Um exemplo é a pessoa teve gripe e o médico passou novalgina 1g. Aí o cara chega na farmácia e vê que o medicamento cartela é 7 reais e tralalá, e a cartela de 10cp do dipirona sódica que é o genérico do novalgina é 2,50 e vem 10cp. Então ele pensa: Vou comprar o genérico de 10cp e vou tomar dois por vez que dá no mesmo. Isso não é verdade! Mudar a posologia, partindo cps ou dobrando doses pode mudar bastante o resultado, podendo até piorar o caso! Então procure sempre usar os medicamentos para sintomas de gripe da mesma forma que o médico passou.

    ResponderExcluir
  10. Bom pra gripe é friagem ahahahhahahahqhahhahahhahahahhahahah

    ResponderExcluir
  11. muito obrigada pela explicação, por esclarecer a minha duvida

    ResponderExcluir
  12. Muito bom...fiquei até mais aliviado agora e entendi porque que mesmo depois de tomar a vacina da gripe a gente pega resfriado (e acha que a vacina não presta)...

    ResponderExcluir
  13. O post é muito bom mas, faltou uma certa imparcialidade a respeito do seguinte. Em relação aos RESFRIADOS, todos sabemos que o proprio organismo da conta de eliminar o virus que o causa mas, o problema sao os sintomas. Então, se, sob orientação, fazer-se uso de um medicamento que alivie os sintomas enquanto seu organismo trabalha, claro que é algo válido e de muita serventia.

    ResponderExcluir
  14. Remédio bom é caipirinha com limão e açucar, fico bom rapidinho.

    ResponderExcluir
  15. Gostei mto de saber,pois estou mto Resfriada..
    Com todos esses sintomas aii!!
    Vou comprar esse remedio aii,q vcs,citaram depois
    comento se funcionou ou nao!!!
    Abraçosss

    ResponderExcluir
  16. O melhor remédio que tem contra a gripe, os resfriados, a dengue e etc., é não ser brasileiro, não imigrar para cá e nem sequer vir de visita ... sai fora rapaz!

    ResponderExcluir
  17. estou com gripe ou resfriado?era a pergunta que eu fazia mais , por uma parte aliviei por ser só 2 a 4 dias mais por outro lado estou com resfriado
    assinado:LUANA FIORENTIN DA SILVA

    ResponderExcluir
  18. ja estava me preparando para ir na farmacia comprar alguns remedios , quando decidi pesquisar o que seria melhor, pois sempre quando vou na farmacia me passam todos os remedios que eles tem direito. Não tem ideia do quanto me ajudou sempre tinha dúvidas quanto estar gripado ou resfriado'? MUITO BOM,

    ResponderExcluir
  19. sempre quando estou gripado tomo conhaque com limão,é otimo para gripe, expermente e vao vê que nao é mito, uma dose só ja ajuda...

    ResponderExcluir
  20. e eu e meu pai que esta gripado

    ResponderExcluir
  21. eu gostaria de sabe cual e o remedio otimo

    ResponderExcluir
  22. tudo mentira, não acreditem nisso.
    você pode ter faringites/amigdalites causadas por vírus e por bactérias.
    se for causada por bactéria a recuperação exige antibióticos senão a tendência é piorar e a bactéria até proliferar para outras partes do corpo.
    vá a um médico para avaliar a necessidade e parem de ler este tipo de lixo!

    ResponderExcluir
  23. Parabens muito eficiente eu ja ia tomar antibiotico kkk valeu

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog