domingo, 19 de setembro de 2010

O álcool corta o efeito dos antibióticos?

Existe uma crença popular bastante difundida de que tomar bebidas alcoólicas durante um tratamento com antibióticos “cortaria o efeito” destes.

Isso é verdade?

Não exatamente! Alguns antibióticos, como a tetraciclina e seus derivados, podem realmente ter sua ação diminuída com o uso de bebidas alcoólicas. Outros, como metronidazol e tinidazol, e as cefalosporinas (cefalexina,  cefaclor, cefadroxila, axetil-cefuroxima, etc), podem gerar efeitos desagradáveis na presença do álcool, sem contudo terem seus efeitos “cortados”.

Porém, a grande maioria dos antibióticos não sofre interferência direta com o uso de bebidas alcoólicas. O que não significa que se pode beber à vontade! O álcool pode alterar a velocidade de absorção e eliminação do antibiótico, o que não é desejável. Além de que, em muitos casos, junto ao antibiótico, são prescritos pelo médico analgésicos e anti-inflamatórios. Estes sim, podem ter efeitos adversos agravados se usados juntamente com o álcool, principalmente gastrointestinais (como ulcerações) e aumento do tempo de sangramento.

24 comentários:

  1. Os derivados da penicilina tem o efeito cortado com o consumo de álcool sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      Poderia até ser verdade o que você disse. Mas dizer que "Os derivados da penicilina tem o efeito cortado com o consumo de álcool sim" não me parece uma resposta com embasamento científico. Quais as fontes (científicas) que vc pesquisou? Porque de todas as que eu procurei, nenhuma citou "corte" do efeito das penicilinas pelo álcool.

      Excluir
    2. Prova... Tem gente tão inútil nesse mundo... Como pode a pessoa afirmar com tanta propriedade algo sem PROVAR ?? aff

      Excluir
  2. Luiz Menezes, gostei muito do seu blog, bem bonito e informativo, salvei nos meus favoritos e já indico aos meus amigos! enfim, parabéns!

    O consumo de álcool tem relação com efeito dos antibióticos pelo metabolismo do Etanol, que é feita em duas fases. Na primeira, (que é a importante para este caso) o etanol é primeiro convertido em acetatldeído por uma enzima chamada álcool desidrogenase. Depois, o acetaldeído é convertido em acetato pela enzima acetaldeído desidrogenase.

    Mas há substâncias que inactivam a enzima acetaldeído desidrogenase provocando a acumulação de acetaldeído (o que provoca sintomas da ressaca). As substâncias que inativam essa enzima, são as que tem agrupamentos de nitrogênio na sua composição, por exemplo, certas penincilinas como a ciclacilina e a ampicilina, assim como algumas cefalosporinas, entre elas a cefalexina, a cefadroxila e a cefradina, possuem um grupamento nitrogênio, esses antibióticos reagem directamente com o acetaldeído, diminuindo a sua disponibilidade para efetuar sua ação.

    ResponderExcluir
  3. E O EFEITO COM DICLOFENACO TAMBEM É CORTADO?

    ResponderExcluir
  4. Bom... O que faz com que a tetraciclina (e derivados) seja praticamente o único antibiótico a ter sua ação diminuída com a ingestão de bebidas alcóolicas é que a absorção oral das tetraciclinas é prejudicada pela ingesta concomitante de alimentos, antiácidos, leite e ferro, e as bebidas alcóolicas em geral contem quantidades variáveis e elevadas de ferro! Pode beber? SIM... desde que seja 3 horas após tomar a tetraciclina!
    Os antibióticos podem sim ser tomados juntamente com bebida alcóolica, pois o álcool e os antibióticos n disputam pelo mesmo receptor em nossas células, porem os efeitos colaterais podem ser obviamente acentuados!
    O grupo farmacológico que de maneira alguma pode ser ingerida juntamente com álcool são os antifúngicos (ex: fluconazol, cetoconazol) pq esses sim disputam pelo mesmo receptor na célula, com isso o álcool prejudicaria a açao do fármaco, podendo ocupar o lugar dele na celula!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou a tomar o antibiotico Actidox 100mg que é da família das tetraciclinas .. gostaria de saber se posso beber alcool

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Nenhum antibiótico da família das tetraciclinas deve ser tomado com bebidas alcoólicas!

      Excluir
  6. apenas corta o efeito do alcool nao é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk. Tá mais preocupado com o alcool do que com o remédio!!! Surreal cara

      Excluir
  7. E em relação aos fungos, o álcool pode ser consumido durante o tratamento?

    ResponderExcluir
  8. Algum problema com o Ciprofloxacino?

    ResponderExcluir
  9. Mesmo depois de 12 horas já ingerido o Tinidazol ao beber bebida alcoolica corta o efeito do mesmo?

    ResponderExcluir
  10. O maior problema de todos é se o anticonsepcional for ingerido com bebida alcolica, a mina pode esquecer de tomar a pilula, dar aquela ralada, e aí já viu né!

    ResponderExcluir
  11. Estou tomando CEFALEXINA de 6 em 6 horas, posso tomar uma cervejinha? Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. se a pessoa está tomando medicamento é porque está debilitado e não bem de saúde portanto porque BEBER? Se está doente não beba!

    ResponderExcluir
  13. Tomar benzetacil 1.200por conta de um furúnculo e tomar cerveja após 24horas depois
    Corta o efeito da injeção?

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog