quinta-feira, 30 de setembro de 2010

É verdade que vitaminas engordam?

Não! Vitaminas não possuem calorias, portanto, não podem se acumular e nem ser transformadas em gordura. Também não aumentam a tendência do corpo de acumular gordura. Ou seja, não engordam. Mas então por que existem medicamentos com vitaminas para “engordar”? Bem, na verdade, esses medicamentos possuem em sua fórmula uma substância orexígena (que faz abrir o apetite), como a ciproheptadina, que age no cérebro na parte onde ele controla o apetite, e é a responsável por fazer a pessoa comer mais e, consequentemente, engordar. Mas então por que possuem vitaminas na composição? Porque a deficiência de certas vitaminas ocasiona a perda de apetite, e voltando-se aos níveis normais, o apetite será restabelecido. Provavelmente foi por isso que surgiu o mito de que vitaminas engordam.

O absurdo deste mito é tanto, que algumas pessoas acham que medicamentos para aumento do apetite, e consequentemente ganho de peso, como a Buclina (buclizina), é uma vitamina!!! (eu já ouvi muito a pergunta: Quanto custa aquela vitamina, a Buclina?)

Por outro lado, existem evidências de que doses elevadas de vitaminas do complexo B podem causar um aumento do apetite. De fato estas vitaminas estão envolvidas no metabolismo energético do organismo, inclusive no processo de formação de gorduras. Mas isso não significa, de modo algum, que fariam uma pessoa com níveis adequados destas vitaminas engordar. Nos indivíduos com uma dieta equilibrada, o suplemento não provoca nenhum efeito sobre o apetite.

10 comentários:

  1. Oiii tudo bem!:
    Cara eu faco uso do medicamento fenobarbital,eu posso tomar buclina:

    ResponderExcluir
  2. queria saber qual é a diferença da buclina com o complexo b?
    quais são os riscos se eu toma buclina e complexo b?

    ResponderExcluir
  3. eu queria sabe se meninas de 13 anos poden toma a bluquina e quais sao os riscos que se deve toma

    ResponderExcluir
  4. bluquina porde faze mal ela pode ser tomada com outro remedio eu queri sabe se bluquina emgoda muito ate onde se deve toma

    ResponderExcluir
  5. eu queria sabe os riscos q corre alcosumi ele

    ResponderExcluir
  6. quantas vezes pode-se concumi a bluquina

    ResponderExcluir
  7. eu queria sabe se a bluquina ela fais fica com mais corpo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única ação da Buclina é o aumento de apetite. Se a pessoa comer mais por causa disso, ela PODE engordar, mas vai depender de cada organismo. O fato de ter mais apetite e comer mais nem sempre vai fazer com que a pessoa engorde

      A questão de ficar com mais corpo -existe uma lenda de que ganha-se peito , bumbum e coxas-, deve-se ao fato de que as mulheres tendem a acumular gordura nestas regiões. Mas muitas mulheres também têm (bastante) tendência a acumular gordura na barriga. Acho que não valeria a pena correr o risco, tomando Buclina por conta própria...

      Excluir
  8. e oq tomar então? quer dizer que abridor de apetites, complexo b, clusivol, omega 3.. nenhum destes irá me ajudar a ganhar peso?

    ResponderExcluir
  9. Buclina estimula o apetite e dar muita fome, também causa sono e dor de cabeça, isto é relativo a reação do organismo.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog